PASTOREAMENTO INTELIGENTE: PADRÃO DE ACONSELHAMENTO NA LIBERTAÇÃO


Título: Pastoreamento inteligente: O padrão de aconselhamento na libertação
Autor: Marcos de Souza Borges (Coty)
Editora: Jocum

A princípio posso dizer que perdi o meu tempo lendo este livro. Não que sua estrutura não seja boa, pois o pastor Coty escreve muito bem e constrói seus argumentos com maestria. Contudo, suas "teorias" a respeito da libertação beiram a heresia. O autor, em dado momento chega a afirmar que "existem cristãos que são salvos, porém não são libertos" (??????) Isso e espúrio ao verdadeiro Evangelho que nos garante que quem está em Cristo é uma nova criatura e que as coisas velhas passaram fazendo-se tudo novo. 
Ao ler este livro temos a impressão de que o autor tem a certeza que aqueles que recebem Jesus como Salvador só são libertos após um árduo trabalho do "libertador" que leu o seu livro e participou de seu curso. Por falar em curso, infelizmente uma igreja emergente de minha cidade João Pessoa, usou este livro como texto de seu "curso de libertação". É lamentável, pois após o estudo deste livro o líder desta igreja distribuiu entre seus membros uma "ficha de libertação" onde logo depois de preencher, ele fica sabendo se está possuído ou não. SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO!!!
Bom, para resumir não recomendo esse livro para ninguém que leve a sério a vida cristã e que crê que o Sacrifício de Cristo é suficiente para a libertação daqueles que se achegam a ele.
Pr. Ricardo Castro
(83) 8783-6266
www.pastorricardocastro.webnode.com
www.igrejabiblicavidaeterna.webnode.com 

Comentários

  1. Pr. Ricardo graça e paz meu querido.,
    Sou cristão convertido e estou enfrentando algumas dificuldades quanto ao livro que o amado menciona. Li ele até onde pude, sinceramente, pois o autor, como você disse escreve muito bem, contudo seu embasamento bíblico é muito fraco e sem qualquer análise do contexto de cada versículo que ele "joga" no meio dos seus conceitos pra dar base biblica para suas argumentações. Sou batista, mas minha namorada é da quadrangular e atualmente ela está fazendo um curso na área de libertação na sua igreja. E infelizmente eles estão utilizando o livro do Coty. Estou preocupado pois ela e muitos dos nossos amigos estão se deixando levar por esta doutrina de maldição hereditária e afins, que ao meu ver, é heresia neopentecostal. Sugiro a leitura do livro: ROMPENDO COM AS CADEIAS DAS DOENÇAS ESPIRITUAIS, do Pr. Rui Ferreira, Ele aborda esses assuntos e outros à luz da palavra de Deus, como uma análise profunda. Deus abençoe meu querido.
    Link do livro: http://www.americanas.com.br/produto/7349220/livro-rompendo-as-cadeias-das-doencas-espirituais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amado irmão em Cristo, fico feliz em que meu comentário a respeito deste livro tenha te ajudado de alguma forma. Quanto à sua namora o que posso dizer é que ore por ela e sempre mostre-lhe versos bíblicos que comprovam que o crente que recebeu Jesus como Salvador e que vive em comunhão com Ele não precisam de libertação, pois Cristo já realizou essa obra em nós. Quanto ao livro que vc mencionou, vou compra-lo com certeza, pois o mercado gospel tem carência de obras sinceras e verdadeiras a este respeito. Sem mais, que a Paz de Cristo esteja sobre você.

      Excluir
    2. Pastor Graça e Paz, estou tendo problemas com esses ensinos do Coty,aqui no Para um pastor que era Batista foi na oficina da alma em Curitiba e voltou de lá dizendo que lá se converteu e foi liberto, montou uma aqui e agora tem perturbado as Igrejas, tive membros que queria a todo custo que montasse aqui esse movimento, recusei-me e eles foram embora. Esse ensino é interminável é como as oblações do AT, Sem contar que insinua esse ensino que o Pastor da igreja que não é ligado a eles tem um ministério fracassado e torna a Bíblia obsoleta.
      Parabéns pela sua postura apologética.

      Excluir
  2. Pastor, vc deveria ter mais temor de falar de um homem de Deus como o pator Coty, pessoa que conheço e tenho conhecido seus frutos, inclusive a vida de diversos irmãos tem sido tocadas ppelo Senhor através do conhecimento da palavra, pois somente a bíblia pode nos libertar... Jamais o pastor Coty asseverou que um curso liberta, mas a base de toda e qualquer libertação é a palavra.
    Aliás, se o irmão analisar o contexto de João 8:32, Jesus disse aquela frase para os judeus que haviam crido Nele, demonstrando que a libertação era necessária.
    Vc critica aquilo que não conhece e fala contra coisas que por seus desconhecimento da bíblia podem influenciar pessoas que estão a muito amarradas pelo diabo.
    CUIDADO MEU IRMÃO, VC PODE ESTAR CRITICANDO NÃO UM HOMEM, MAS O ESPÍRITO SANTO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro irmão, graça e Paz.
      Este tipo de atitude descortês e ameçadora que vc tem é pecular a todos que lidam com esses "ministérios de libertação". Já recebi inúmeras ameaças e palavras de maldições de muitos de seus "libertadores" só porque prego o que as Escrituras dizem e não o conceito de algum pseudo-mestre libertador. Mas de fato não temo, pois o Senhor me chamou para pregar a Palavra de Deus e junto com outros servos de Deus, trazer bom senso a essa geração alienados por aqueles que já foram alienados por outros. Quando ao Coty, bem acho que vc não leu de fato o que escrevi porque em momento algum falei da pessoa dele, mas sim de seus ensinos equivocados expostos nesta obra. Mas uma coisa vc devere rever no que escreveu, pois se vc em algum momento leu o livro de verdade verá que em diversos momentos ele assevera que apenas quando o cristão passa por um curso de libertação tem a capacidade de ser liberdo. Dessa forma o que vcs deixam claro é que nunca receberam de verdade a Palavra de Deus. Pois todo aquele que a recebe de fato e de verdade está liberto. Veja o que Jesus disse: "Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado". João 15:3; "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 2 Coríntios 5:17
      Aqui eu podería citar diversos outros textos, mas o espaço não me permite.
      Bem, se vc acredita que precisa desse curso para ser liberto, vá em frente. Estamos em um paíus livre. Contudo, como servo de Deus devo te advertir: Não acrescente à obra da Cruz nada mais, pois todo o trabalho que Cristo fez foi perfeito: "Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si." Isaías 53:11
      Que a Paz de Jesus esteja sobre você e pode acreditar que estou orando para que vc leve a Bíblia a sério.

      Excluir
  3. não posso concordar com o amado, veja que este livro Pastoreamento Inteligente - O Padrão de Aconselhamento na Libertação. tem me ajudado muito como pastor, a tratar o coração de muitas pessoas que estão dentro da igreja e tem enfrentado alguns pecados geracionais, a grande verdade e que atualmente, a grande necessidade ministerial é saber fechar a porta dos fundos da Igreja. É nesse aspecto que muitos pastores tem expressado dificuldades. E essa deficiência ministerial tem produzido uma população absurda de mais de 40 milhões de desviados no Brasil. Ou seja, uma população equivalente à população evangélica, que já foi evangélica, e agora está apostatada. Uma geração pós-cristã.

    De modo geral, o ministério da maioria dos pastores resume-se apenas em uma rotina desgastante de “apagar incêndios” e “pastorear as crises” de seus membros e discípulos. Geralmente, não estão pastoreando as pessoas, mas as crises delas, pois os seus fundamentos não são confrontados. Isto, além de cansativo, não fornece soluções sólidas que viabilizem o crescimento com maturidade. O esforço pastoral muitas vezes se resume em temporário e o ciclo das crises nunca é quebrado.

    Atendendo ao apelo de incontáveis líderes, pastores, missionários e intercessores que desejam um treinamento pastoral eficiente, este livro visa educar o corpo de Cristo com princípios e valores bíblicos, investindo na saúde da Igreja, e, principalmente, no seu crescimento qualitativo, resgatando profundamente valores do sacerdócio e da função pastoral, que, contextualizada com as necessidades emergentes dessa geração, viabiliza a conservação de frutos.
    Produtos Relacionados

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor,

    No cotidiano, quando visitamos a pessoas também percebemos que muitos crentes não tem uma vida liberta, mesmo depois de décadas servindo a Deus e tentando ter uma vida sincera. A palavra de Deus diz: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Em nossa caminhada cristã Deus vai nos revelando verdades ao passar dos anos que vão trazendo mudança em nós. Por isso crescemos de glória em glória.

    Podemos ver isso por exemplo no processo de libertação do orgulho. Muitos aceitam a Jesus mas continua com as porfias, soberba, falta de perdão provindas do orgulho. A libertação deste estilo de vida não é automática. É paulatina e é por isso que, na igreja, há tanta picuinha e desentendimento. São pessoas que estão em processo de libertação. Não de demônios, mas de um estilo de vida carnal (O velho homem).

    Mas para essa libertação, essa pessoas precisam ser iluminadas pela palavra de Deus naquele ponto específico. E este processo pode demorar porque acontece a medida que aprendemos na palavra de Deus e o Espírito Santo vai tirando a cegueira espiritual, que geralmente existe nas áreas que em nossas vidas que não condiz com a palavra.

    O livro do Pr. Coty vem compartilhar o aprendizado que ele teve na área de libertação. Nós ensina que precisamos enxergar as áreas de derrota do indivíduo (Ex: fofoca, avareza, soberba, amargura) e buscar em Deus revelação específica (revelação da verdade) para libertação da pessoa.

    Assim como Pr. Coty comenta, conheço uma cristã sincera que veio do espiritísmo. Ela fez uma aliança com demônios que até hoje interfere em sua vida. Ela não consegue prosperar em sua vida material e espiritual. Isso porque não entendeu que precisa quebrar esta aliança específica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Patrícia, Graça e Paz.

      Gostei muito de suas palavras que mostram que vc é uma pessoa sóbria. Pois quase sempre os defensores da "libertação" usam uma liguagem ofensiva e intimidante. Mas vc mostra ser uma pessoa sensata.

      Diante do que vc falou tenho uma pergunta: A igreja que o Sr. Coty pastoreia é uma comunidade perfeita, sem problemas, sem fofocas, avareza, soberba e amargura?
      Se a resposta a esta pergunta for sim, então dou meu braço a torcer e digo que tudo o que ele escreveu em seu livro está certo.
      Mas se a resposta for não, digo sem medo de errar que tudo o que ele escreveu são "fábulas engenhosamente arquitetadas". E tenho certeza que a resposta é não, pois não existe uma igreja perfeita que tenha deixado todos esses problemas de lado, pois enquanto estivérmos aqui na terra seremos pacivos de tais mazelas.
      O grande problema com os conceitos do sr. Coty é que o que ele prega (encobertamente) é que a Obra de Cristo não é completa e que Ele não tem o Poder para livrar o homem por completo. E que Ele necessita de um "libertador" que fez o curso do sr. Coty para completar sua Obra. Desse jeito sutilmente estamos voltando ao catolicismo que prega que a Obra de Cristo só está completa com a mediação dos padres e da igreja. PERIGO FATAL!
      A leitura desse livro n os leva a crer que estamos vendo o resurgimento do Gnosticismo do Século II que pregava que havia um Novo e libertador conhecimento que estava na posse de poucos iluminados. Neste caso, segundo o Coty, esse conhecimento libertador está em sua posse. TOMEMOS CUIDADO. Só Cristo pode libertar!

      Excluir
  6. Quero contar-lhes uma história:

    Havia um homem que era cego de nascença, certo dia ele encontrou-se com Jesus e foi curado.
    Os TEÓLOGOS DE PLANTÃO daquela época, chegaram ao homem e, repreendendo-o, questionaram à respeito dele ter realmente nascido cego e ter sido curado, afinal "cegos de nascença não podem enxergar".
    O ex-cego, virou pra eles e disse: "se um cego de nascença pode ou não pode enxergar eu não sei. Só sei que eu nasci cego, mas agora enxergo."

    Não contentes com a resposta do homem, os TEÓLOGOS DE PLANTÃO mandaram chamar os pais do ex-cego e perguntaram:
    - Esse é seu filho?,no que responderam: "sim"
    - E é verdade que ele nasceu cego?, responderam: "sim"
    - Mas um cego de nascença não pode enxergar?
    - Se pode ou não pode enxergar eu não sei. Só sei que ele nasceu cego, mas agora enxerga."

    É complicado quando a gente quer "prender" Deus de Gênesis à Apocalipse, achando que Ele está limitado apenas às letras.

    Ele é DEUS e pode se revelar, ou ainda revelar mistérios aos homens que não estejam na Bíblia. Ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fernando, quero acreditar vc não tenha percebido a gravidade do que escreveu. Seu último comentário é reflexo de uma geração que não tem profundidade Bíblica e por isso são presas fáceis para os lobos devoradores como o tão celebrado Cotty. Meu querido, a Bíblia é a Revelação plena de Deus. Se formos por sua linha de pensamento de que qualquer um, em qualquer lugar e de qualquer forma pode ter uma nova revelação de Deus, cada um de nós criaríamos um deus e uma religião ao nosso bel-prezer.
      Se vc acredita mesmo no que escreveu, então digo a vc que jogue fora sua Bíblia, pois ela é um livro ultrapassado e não contém a revelação total de Deus. E digo mais, se vc acredita mesmo no que escreveu, vá correndo prostrar-se aos pés do Cotty e seus asseclas, pois eles têm mais autoridade que a Bíblia.
      Mas eu digo a vc sem medo de errar, que a Bíblia é perfeita e é a plena revelação de Deus. E fora dela, nenhuma revelação tem autoridade similar. PREFIRO FICAR COM A BÍBLIA do que gastar meus parcos recursos com um curso de um charlatão que está arrogando para si um poder que não tem.
      Pra encerrar, o que vc escreveu sobre o texto do cego de nascença, mostra o quanto vc é ignorante quanto a Bíblia. Neste texto Jesus não trouxe nada novo e nem saiu das Escrituras. Ele estava cumprindo as profecias de Isaías cap. 53 e 60. Deixe de lado por alguns minutos o livro de Cotty e leia os capítulos que citei da Bíblia, e verás tudo o que Jesus fez e faz está nas Escrituras!

      Excluir
  7. Shalom! De acordo com a sua teoria qdo aceitamos a Jesus somos libertos né? Entao diga-me se quando um drogado, um viciado em jogo, um homem violento que agride sua esposa todos dias. Eles não precisão se libertar mudar os habitos? A libertaçao nada mais é do que trazer a luz a causa do problema e sendo assim a pessoa toma a deciçao de não tropeçar na mesma pedra para não cometer o mesmo erro. É uma conscientizaçao da necessidade de mudança de habito. É bem sabemos que o evangelho não é facil é para os fortes! Mas temos um Deus misericordioso que nos promete um jugo suave e um fardo leve. Temos q vigiar se nao, sai um e se ele tiver q voltar voltará com mais sete. Lc 11:24-26

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz. Veja só, o fato de Jesus libertar totalmente as pessoas no momento da conversão não é uma teoria, é uma fato Bíblico. Não sou eu quem estou afirmando tal coisa, é algo que as Escrituras mesmo nos atestam. Poderia citar aqui uma miríade de versículos bíblicos, mas vou citar apenas um: João 8:36 "Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres".
      Quanto aos drogados, eles são curados das influências satânicas no momento em que recebem Jesus. Mas existe a dependência química e essa é curada pela abstinência no dia a dia. Foi o que aconteceu comigo, sem a necessidade de um curso de libertação ou de um libertador treinado pelo Cotty e seus aceclas.
      Quanto aos violentos e jogadores costumas, também são curados no momento da conversão e seus maus hábitos são rechaçados instantâneamente, se a conversão foi verdadeira. Foi o que aconteceu comigo, pois era um homem muito violento e viciado em vídeo games.
      Caro colega, reitero o que disse antes, vosso problema é que querem completar um Obra que foi consumada na Cruz. É só ler as Escrituras sem usar a ótica do Cotty e de seus comparsas e você verá o quanto o nosso Deus é Poderoso. Se vc ler as Escrituras dessa forma, vc será liberto e conhecerá um Poder sem igual. Por isso te digo: Receba a Jesus como seu Salvador pessoal e creia em Sua Palavra para que seus pecados sejam perdoados e vc venha a experimentar os tempos de refrigério pela Sua Presença em sua vida (Atos 3:19). LIBERTE-SE DA INFLUÊNCIA DO COTTY. Jesus pode te oferecer muito mais!!! :-)

      Excluir
  8. Pastor Ricardo, Paz Amém!
    Faça-nos um favor por gentileza, volte a tocar em banda. Por favor.
    Meu comentário é este e basta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK, meu caro imrão (ã) anonimo (a), para o seu desgosto, continuo tocando bateria e a cada diz melhorando para ofertar o melhor para o Senhor.
      Mas mesmo dando continuidade ao meu ministério de Música, continuo também como um profeta de Deus que não tem medo de condenar os lobos devoradores que se introduzem no rebanho para dizima-lo.

      Excluir
  9. De boa, volte a "bater" na bateria que você provoca menos estragos...
    Caixinha de Promessas no site e vem chamar a teologia de alguém fraca?
    Sério isso Arnaldo?
    O problema da Cura é que ninguém quer se sujar tocando nas feridas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo (a), eu não "bato" bateria... eu toco bateria.
      Me perdoe, mas se vc se incomoda pq no MEU blog tem um Gadget que expõe versículos da Palavra da Deus, isso só mostra que vcs seguidores do Cotty preferem esse lixo de livro e as bobagens que são vomitadas de sua boca do que a Santa Escritura. Mas eu não poderia esperar menos de alguém que prefere gastar uma grana pra participar de um curso e ser manipulado por um "libertador" fajuto, do que apenas receber acura do Senhor Jesus... mas eu te entendo. Jesus e Sua Cura são simples e direta, e o curso do Cotty tem um ar de intelectualidade e é permeado por supostos mistérios que ele desvendou. E por isso seguir o Cotty parece mais interessante do que seguir Jesus. Mas eu prefiro ficar com Jesus e Sua Palavra.
      "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo". 2 Coríntios 11:3

      PS.: Só um conselho, dá próxima vez vê se se identifica. Ou vc é mal (má) educado(a), ou está com medo de mim hehehe

      Excluir
  10. Argumento fraco do pastor Coty? Biblicamente equivocado? É cada uma que agente vê...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão em Cristo. O argumento do sr. Coty é fraco porque parte do princípio que o homem mesmo tendo recebido Jesus como Salvador, ainda precisa de algum "trabalho" humano de um um libertador para que ele possa viver a plenitude do Evangelho.
      Para comprovar o erro escriturístico desse senhor, cito aqui o texto de 1º João 5:18: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, E O MALIGNO NÃO LHE TOCA".
      Diante do texto acima pergunto: Quem está errado? Coty ou a Bíblia?
      Indico a vc que leia a Bíblia com a seriedade que ela merece e creia que apenas Jesus pode libertar. Mas se vc relamente quer continuar seguindo os ensinos desse senhor, fique a vontade pois estamos em um país livre. Mas vou orar por vc para que vc tenha a Bíblia como a sua ÚNICA regra de fé e prática.

      Excluir
  11. Pr Ricardo, também tenho enfrentado essas heresias no seio de minha igreja. É terrível. Meu pastor fez um curso de cura e libertação ministrado pela JOCUM e parece seduzido por essa e outras doutrinas neo pentecostais (Confissão Positiva, Heranças Espirituais, Restituição, etc.). Muitos irmãos já se mostram obcecados por alguns regadores desse "outro evangelho". Sinto-me isolado em minha própria congregação, às vezes até ameaçado. Já pensei em desistir e adotar um discurso mais brando, ou ainda, mudar de igreja, mas dai lembro que não fomos chamados para o politicamente correto, mas sim para combater o bom combate a exemplo de Paulo. E o que dizer de João, cuja cabeça foi oferecida numa bandeja justamente por dizer a verdade? O que dizer de Estêvão, apedrejado até a morte por dizer a verdade? Ao longo da história muitos foram martirizados pelo amor a verdade e hoje a Igreja precisa de homens e mulheres dispostos a morrer pelo verdadeiro evangelho. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão Jodivar, Graça e paz.
      Aconselho vc a não ceder. Não retroceda, pois como vc mesmo falou, o Evangelho precisa de pessoas com coragem pra pregar o Verdadeiro Evangelho.
      A grande maioria dos cristãos estão abraçando essas ideias heréticas neo pentecostais. Até as igrejas consideradas históricas estão sendo corroídas pouco a pouco por essas heresias destruidoras. Isso acontece por que o povo brasileiro é propenso ao misticismo... e o mal fascina muita gente. Aí, uma vez que essa corja arroga para si um pseudo conhecimento nessa área, logo os crentes correm para seus cursos e ministrações, enchendo seus bolsos de dinheiro e inflando ainda mais seus egos inflamados.
      Por isso NÃO PARE! Se não te ouvirem, continue pregando contra essas heresias, pois o Dia do Juízo está para vir e Seu Galardão vem com o Rei.

      Excluir
    2. PAZ DO SENHOR PASTOR, O SENHOR É UMA GRAÇA, DIZ QUE PREGA O VERDADEIRO EVANGELHO E POR SEUS COMENTARIOS NÃO TEM NADA HAVER COM JESUS, ESTAR COM HIPOCRISIA, POIS NEM RESPEITA O PROXIMO, O PR COTY SE ELE TA ERRADO OU NÃO O SENHOR NÃO TEM NENHUM DIREITO DE FALAR DELE E NEM DAS PESSOAS QUE O RODEIAM, CRISTO JESUS VEIO PREGAR A PAZ E O AMOR, CURA E LIBERTAÇÃO, VEJO QUE O SENHOR TAMBEM PRECISA, POIS INVEJA NÃO VEM DE DEUS, DEIXA DE CORRER ATRAS DE SUAS PROPRIAS VONTADES E CORRE ATRAS DAS VONTADES DE DEUS POIS NOSSA LUTA NAO É CONTRA NOS MESMO, FICA NA PAZ, E ESPERO QUE SEJA MADURO SUFICIENTE PARA ENTENDER.... ECLESIASTES CAP4 VERSI:13 MEDITE...

      Excluir
    3. Graça e paz, Leandro.
      Em primeiro lugar, fico feliz em saber que você me achou "uma graça".
      Em segundo lugar, quero dizer a você que "amar o próximo" não inplica em que temos que aceitar as coisas erradas das pessoas. Isso não é amor. É conivência.
      Outro erro em suas palavras é dizer que "O SENHOR NÃO TEM NENHUM DIREITO DE FALAR DELE E NEM DAS PESSOAS QUE O RODEIAM". Se assim fosse, não teríamos nenhuma das Epístolas do NT, já que em sua grande maioria elas foram escritas para dirimir falsos ensinos como os do Coty.
      Sobre eu precisar de libertação, isso é outro grande engano seu. Pois quando recebi Jesus como meu Salvador, Ele (e unicamente Ele) me libertou. E por isso não preciso de nenhum "Libertador" que tenha gastado dinheiro para fazer o curso do Coty.
      E sobre ter inveja do Coty, isso é outro dos seus grandes enganos. Não tenho inveja de ninguém, e muito menos de alguém que está ensinando mentiras e distorcendo a fé dos incautos.
      Para concluir quero deixar apenas um conselho. Quando escrever um texto na internet, não o faça em caixa alta (com letras maiúsculas), pois no vernáculo virtual, isso indica que você está gritando. E uma pessoa como você, doutrinada pelo Coty, não pode ser dado a gritarias.
      Fica na paz, e indico que você mesmo medite em Eclesiástes 4:13 e se deixe admostar pela verdade.

      Excluir
  12. Se cremos que é por Cristo que somos salvos e que a partir de então tudo que trouxemos em nossa vida não importa mais, fica a pergunta: porque Jesus diz a Pedro que ele precisa se converter para poder fortalecer aos demais?

    ResponderExcluir
  13. Meu caro Agostinho, vejo que vc carece de um pouco de conhecimento de interpretação bíblica. Para que possamos interpretar as Escrituras, temos que estuda-la em seu contexto. Lembre-se da máxima da hermenêutica: "texto sem contexto, torna-se pretexto".
    Bom, vamos lá. Pedro foi um dos primeiros discípulos de Jesus e esteve com Ele por todo seu ministério terreno. Contudo, diversos textos das Escrituras mostram que ele ainda não era totalmente convertido. Ele foi usado por satanás quando repreendeu o Senhor por Ele dizer que iria morrer em Jerusalém, o que Levou Jesus a Dizer a famosa frase: "Pra trás de mim, satanás". Ele também andava armado. Quando os guardas vieram prender Jesus, ele sacou da espada e cortou a orelha da Malco. Atitude que não condizia com um verdadeiro crente. Ele também negou Jesus três vezes e inclusive usou linguagem torpe em uma das vezes. E por fim, quando Jesus estava supostamente morto, ele decidiu abandonar a vida de discipulo para retornar a ser pescador. Tudo isso mostra que ele ainda não era convertido totalmente quando Jesus disse que ele precisava converter-se.
    Agora, prosseguindo na leitura Bíblica vemos um Pedro totalmente convertido quando o Espírito Santo foi derramado sobre ele em Atos 2. Sua primeira pregação converteu 3.000 almas, ele foi açoitado e não negou Jesus, fez parte do conselho de Jerusalém, mesmo arriscado de ser morto e por fim a história diz que ele foi crucificado de cabeça para baixo por dizer que não era digo de morrer como seu Senhor.
    Por tudo isso, digo a vc que antes de acreditar nos ensinos distorcidos e tirados do contexto de Cotty e seus asseclas, leia as Escrituras e creia que a Bíblia é suficiente para a nossa salvação, sem necessidades de um "novo" e "revolucionário" curso de libertação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele não era totalmente convertido?como assim existe meio convertido???meu Deus!!!!!!

      Excluir
  14. Se algo me alegra é ver homens de Deus combatendo os erros doutrinários e defendendo-as verdade. Estamos vendo esses enganos penetrarem em igrejas, antes sérias, ortodoxa, mas já se renderam a esses ensinos falsos. Em uma igreja batista, esse livro foi exigido como leitura, mas me disseram ser uma tortura ler algo tão distante da verdade. Parabéns !

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante o debate teológico,no entanto tenho uma pergunta aos irmãos com todo respeito , a bíblia cita várias situações que já vivemos ,estamos vivendo e que ainda viveremos,a dúvida é a exemplo de Isaías 53.
    A total entrega de Jesus para que fossemos curados, Sarados e que as enfermidades não mais nos atingisse, enfim o que acontece ,por que ainda encontramos tantas pessoas enfermas que são pessoas sérias dentro do evangelho?
    O que se aplica literalmente,ou como promessa,ou como figura de linguagem?
    Sem a menor pretensão de defender qualquer linha teológica... Aguardo
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão. Infelizmente vc não se identificou.
      Veja só. Quando o texto de Isaías 53 fala que "Ele levou sobre si todas as nossas enfermidades e nossas dores levou sobre si", o Senhor está referindo-se a muito mais do que doenças físicas. Ele estava falando da pior enfermidade dos seres humanos, o pecado. Portanto, ainda que haja cura fisica na presença de Jesus, somos ainda carnais e falhos. Nosso corpo está mesmo sujeito às doenças. Contudo, o Senhor Levou sobre si o nosso pecado e este é de uma vez por todas apagado. O cerne da questão neste "debate" é que o autor deste livro e seus seguidores acreditam que mesmo depois que o homem recebe Jesus como seu Salvador, é necessário fazer um curso e receber a oração de um Libertador, que é um homem que supostamente tem a unção para libertar as pessoas.
      Bom, se esse pressuposto for verdade, então a morte de Jesus na Cruz não é suficiente e nem eficiente para resolver o problema do pecado.

      Excluir
  16. Aqui é o irmão Justo. Quero dizer que há muitas heresias no livro "pastoreamento inteligente" do sr. Coty, como:
    1 - Ensina que para uma pessoa se libertar é necessário que ela peça perdão pelos seus antepassados até muitas gerações para traz.
    2 - Disse que Moisés pecou porque transformou seu cajado em serpente (não foi Deus quem ordenou isto?)
    3 - Prega que não é pecado sexo oral, nem anal.
    Para isto tudo, usa a Bíblia, totalmente fora do contexto.
    Comportando com esta soberba e falta de sabedoria, ele não poderia ser pastor!

    ResponderExcluir
  17. Olá pastor, com todo respeito, acredito que você deveria ter um pouquinho mais de sabedoria ao falar a respeito de determinados assuntos como esse que foi abordado, pois um bom exemplo de andar com Cristo e não converter foi Pedro, que mesmo após 3 anos de caminhada com Jesus, cortou a orelha do soldado e foi advertido pelo próprio Senhor Jesus a respeito de sua atitude. Em outra passagem Jesus disse a Pedro: "Quando" você se converter, apascenta as minhas ovelhas. Bom, ao que eu saiba, Pedro andava com Jesus há bastante tempo, no entanto ainda não tinha tido um encontro real com o Criador, possivelmente por que ainda tinha sua mente amarrada pelos rudimentos desse mundo. Tanto que depois dele se converter verdadeiramente, sua sombra curava... Bom, enfim, acho que já temos um juiz sobre nós, não é mesmo? Outra coisa que a bíblia diz: pelos seus frutos os conhecereis. E olha honestamente, tenho visto muitos, mas muitos frutos sadios vindos através da vida e testemunhos do pastor Coty. Portanto não cabe a nós julgá-lo não é mesmo, afinal já temos um Justo Juiz entre nós. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus exemplos não provam nada a respeito das teorias do Coty. Se você realmente leu esse livro verá que o que ele advoga é que todo aquele que entrega sua vida a Cristo ainda não está liberto e que por isso precisa da intervenção de um libertador que lhe aplique as técnicas que ele ensina em seus cursos.
      O Coty deve ser uma pessoa boa, como vc disse, mas temos que separar as pessoas de seus ensinos. E acredito que o que ele escreveu nesse livro e em outros que já vi são prova suficiente de que seus frutos não são tão saudáveis como vc disse. Indico a vc que leia mais a Bíblia e creia mais a Obra Bendita que o Salvador fez na Cruz.

      Excluir
  18. Há muitas heresias no livro "pastoreamento inteligente" do Pr. Coty, como:
    1 - Ensina que para uma pessoa se libertar é necessário que ela peça perdão pelos seus antepassados até muitas gerações para traz.Ensino combatido em Ezequiel18
    2 - Disse que Moisés pecou porque transformou seu cajado em serpente (não foi Deus quem ordenou isto?)
    Por essas e outras heresias que nao recomendo a oficina da alma a ninguém.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI

Postagens mais visitadas