CONHEÇA OS LIVROS DO PR. RICARDO CASTRO






Sempre amei os livros. Desde a mais tenra idade sempre estive com algum tipo de literatura nas mãos. Primeiro, quando bem criança, foram as HQs. Mas depois, já na adolescência, minha irmã Rachel me deu o livro "Cerebro", me apaixonei pelos livros e não os larguei mais.
Durante muitos anos em minha vida alimentei o sonho de escrever um pequeno opúsculo, mas nunca tive realmente coragem. Até que um dia o Senhor me despertou para algumas verdades que estavam bem diante de mim e que trascendiam aos sermões que prego na igreja em que sou pastor. Por isso laborei com todo afinco para colocar em palavras aquilo que o Senhor tem me dado durante os anos. E neste empenho já escrevi 6 obras. Mas por enquanto publiquei apenas duas. E são essas obras que vos apresento. As mesmas foram regadas com muitas lágrimas e orações e misturadas à Unção do Espírito Santo.


PASTORES FORJADOS NA FORNALHA

O ministério pastoral é um dos projetos mais nobres a que um homem pode se dedicar. Entretanto, não é uma honra que ele possa buscar para si mesmo. Ela lhe é conferida pelo Senhor Jesus, que o chama, prepara e comissiona para a Boa Obra.

Mas como o Senhor Jesus prepara os seus ministros?

Nesta obra, o autor compara as fases da preparação de um verdadeiro pastor com fornalhas que forjam o seu caráter. Ele também traz à lume questões que muitas vezes não são abordadas pelos ministérios.

Mas apesar de falar sobre a formação dos pastores, este livro não é destinado apenas a eles. É destinado também aos cristãos que amam e zelam pela igreja. Pois de posse do conhecimento das etapas para a formação de um pastor, eles poderão avaliar se aqueles que se utilizam do púlpito realmente estão qualificados para tão nobre função. Poderão também discernir os que já estão sendo forjados nas fornalhas do ministério pastoral. Isso porque é a igreja quem deve reconhecer o dom ministerial de um de seus membros, para que se confirme o seu chamado pastoral. Também serve como um instrumento para os que já estão envolvidos nas etapas de preparação e como mola propulsora para aqueles que estão em dúvida se foram realmente chamados para o Ministério.

Assim, apresento ao amado leitor o livro “Pastores forjados na fornalha” e oro para que ele possa ajudar a Noiva do Cordeiro na preparação de seus pastores.




SEMEANDO O EVANGELHO 
FALANDO DE DEUS AO HOMEM MODERNO




Meu objetivo ao escrever o presente livro é o de trazer uma reflexão que sirva como estopim de uma autocrítica concernente a nossa maneira de evangelizar, para que possamos atualizar os meios que usamos para semear o Evangelho e, assim, facilitar a compreensão da mensagem do Reino ao homem moderno.


Mas com isso não quero dizer que a forma atual de evangelismo esteja totalmente errada. Longe de mim tal coisa. Meu objetivo é o de esclarecer que os Evangelistas precisam atualizar a forma como anunciam o Evangelho para que o homem moderno possa perfeitamente compreender sua mensagem, já que nossa sociedade está em constante mutação. Por isso nosso grande desafio é o de reciclar a forma como evangelizamos, mas que a Mensagem do Evangelho permaneça intocada, da maneira como o Senhor Jesus a transmitiu.


Creio que o Senhor Jesus nos deu a capacidade para realizar essa Missão, já que nos outorgou o Espírito Santo. Mas creio também que devemos nos esforçar para aquilatar nossos dons com a assimilação de conhecimento para realizar esta obra.




Portanto, o outro objetivo deste livro é o de aparelhar os soldados santos com mais conhecimento, para que possam ser bons guerreiros nesta batalha.






MAIOR QUE O TEMPLO

Os fardos da religião estão a cada dia mais pesados, tornando a jornada cristã quase impossível. E os líderes abundam no solo fértil das religiões e perseguem todos aqueles que tem a coragem de pensar fora da caixa. A presente obra constitui-se em uma reflexão Bíblica das práticas ditatoriais da religião e dos abusos cometidos pelos seus líderes. O autor apresenta Jesus como o Libertador das cagas impostas pelos religiosos.
O Livro é escrito em uma linguagem fácil e dinâmica e o autor optou pela brevidade, dada a dificuldade da leitura de uma obra extensa em dias tão conturbados como os nossos.




DO PÚLPITO
70 MENSAGENS IMPACTANTES
Alguém já disse que a pregação é a coroa do ministério, e isso é a mais pura verdade. Não tem como alguém ser chamado ao Santo Ministério e não tenha a pregação da Palavra de Deus como o ápice de seu trabalho. A pregação é, portanto, de suma importância para a igreja, pois é por meio dela que conhece a vontade de Deus. É na pregação que o ministro se expressa. É na pregação que o ministro ensina o que aprendeu com o Senhor. Ainda que a pregação seja apenas a ponta do Iceberg do ministério pastoral, ela é de importância vital para o povo a quem ele ministra.



Mas estamos vivendo em um tempo de decadência do ministério da Palavra de Deus. Muitos são aqueles que sobem aos púlpitos munidos de todo tipo de palestras de autoajuda e conselhos empresariais. E por isso a pregação da perfeita Palavra de Deus está ficando cada vez mais rarefeita. As pregações passaram de um clamor enérgico contra o pecado a uma conversa branda que massageia o Ego.


Em séculos passados os crentes da Igreja Cristã discerniram as três marcas da igreja sem as quais uma igreja não pode ser considerada com uma igreja verdadeira:


1. O uso dos Sacramentos conforme a sua instituição: Batismo e Ceia do Senhor;


2. O Exercício da Disciplina;


3. A ministração da Perfeita Palavra de Deus.


E o que temos visto ao nosso redor de essa marca da igreja verdadeira a cada dia tem sido eclipsada por todo tipo de entretenimento e/ou substituída pelas palestras motivacionais, pois toda a “pregação” que não tenha base na Palavra de Deus não passa de uma palestra.


É patente que temos que retornar aos dias em que todos os cristãos amavam as ministrações da Palavra de Deus. Como nos dias do pregador inglês Charles Haddon Spurgeon, quando as pessoas andavam horas à cavalo, a pé ou de carroça, para ouvir os sermões dominicais desse homem de Deus. Ou aos dias de John Wesley que percorreu milhares de quilômetros a cavalo para ministrar às comunidades de trabalhadores que eram desprezados pelas igrejas institucionalizadas. Na verdade precisamos aprender a amar a pregação da Palavra de Deus.


A presente obra constitui-se no labor do autor no ministério da Palavra que por muitos anos foi sua principal ocupação. Cada esboço de sermão aqui apresentado foi regado com muitas lágrimas e orações, que foram misturados ao fertilizante da Unção do Espírito Santo.


Muitos outros esboços foram compartilhados no blog do autor que tem recebido muitos comentários positivos. Mas esses são totalmente inéditos, alguns deles foram produzidos há mais de quinze anos e pregados com todo o carinho e unção.


Esperemos que este livro possa abençoar seu ministério abrilhantando suas pregações.









DO PÚLPITO VOLUME 2
MAIS MENSAGENS IMPACTANTES






Tenho a imensa honra de poder apresentar ao dileto leitor outra obra que traz meus esboços de sermão dados a mim pelo Senhor. Cada um deles é como um filho para mim, uma vez que, assim como a um filho, lanço sobre eles um valor inestimável.


Nesses esboços foram investidas muitas horas de estudo e oração. Também foi empregado um empenho descomunal, para que não seja acrescentada qualquer coisa que seja de minha própria autoria, já que me esforcei ao máximo para expressar aquilo que o Senhor Jesus Cristo quis ministrar à Sua Igreja.


Portanto, o amado Leitor pode ter a certeza de que tem em mãos o fruto do labor de muitos anos de um ministério pastoral, regado por lágrimas e adubados com muita oração e estudo.




Oro ao Pastor dos pastores para que o presente livro possa ajudá-lo em seu ministério e que produza frutos abundantes para o Reino de Deus!







ADORAÇÃO & ARTE



A adoração é vital para todos aqueles que entregaram suas vidas ao Senhor. Mas a despeito dessa verdade, a adoração tem perdido o seu verdadeiro sentido. De um lado uma grande parcela dos cristãos acreditam que a adoração é apenas um estilo musical ou um período de louvor no culto dominical. Do outro lado algumas pessoas engessam a adoração porque afirma que ela só pode ser aceita por Deus se estiver dentro dos limites da tradição de certa denominação.

A presente obra constitui-se em uma reflexão sóbria e bíblica sobre o tema, trazendo a lume assuntos que de certa forma tornaram-se polêmicos devido à visão distorcida de alguns.












AS BÊNÇÃOS DA GRAÇA 
A MORTE DE JESUS E SUAS IMPLICAÇÕES







Sabemos que Jesus morreu por nós. Mas o que às vezes ignoramos são as bênçãos que são decorrentes de Seu Sacrifício na Cruz do Calvário. 

O objetivo do autor foi o de trazer a lume as verdades que são reveladas nas Santas Escrituras mas que por motivos diversos deixamos escapar. 

Este pequeno livro não pretende ser um tratado sobre cristologia, mas humildemente tenta colocar no coração do leitor a gratidão por tudo o que Jesus fez em Sua Morte Vicária.










MENSAGENS PODEROSAS




Desde o início de meu ministério pastoral em 2009 sempre levei muito sério a pregação da Palavra de Deus. Sempre encarei a pregação como a “Coroa do Ministério” e na minha humilde concepção, falhar nesta área é falhar na faceta mais importante do ministério de um pastor.

Por isso, desde os primeiros dias sempre me esforcei ao máximo para apresentar mensagens bíblicas e edificantes para o povo de Deus.

Quando alguém se propõe a estudar as Escrituras para dela extrair esboços de sermão, esta pessoa está trabalhando como um minerador que com sua picareta vai escavando o solo para dele extrair o metal precioso que será usado para a confecção de Jóias belíssimas.

Mas o trabalho de compor esboços de sermões não é de forma alguma um trabalho fácil. Exige esmero, discernimento, conhecimento e disciplina. Coisas que tem se tornado cada vez mais raras em nossa geração.

Lembro-me que em certa oportunidade em que me encontrava debruçado sobre minhas Bíblias de estudo e Livros afins, preparando um esboço de sermão que entregaria no domingo seguinte, cansado afastei de mim aquelas obras e fiquei a questionar comigo mesmo se valia a pena tanto esforço intelectual para pregar, já que alguns apenas falam do que lhe vem no momento. Foi quando o Senhor trouxe-me à mente as pessoas que a cada culto se deslocavam de suas casas, outras do seu trabalho ou da escola, para vir ao culto para serem edificadas pela pregação da Palavra de Deus. Veio-me a mente que algumas dessas pessoas ficavam muito tempo esperando um ônibus, outras se deslocavam de longas distâncias a pé para estar na igreja. E esse pensamento me levou de volta ao meu labor homilético com mais afinco, pois tenho que honrar o sacrifício que essas pessoas fazem para serem ministradas pela Palavra do Senhor. Depois desse episódio, para mim entrregar qualquer coisa para o Povo de Deus para mim é o mesmo que pecar.

Os sermões que compõem esse livro é o fruto do labor homilético do autor que pregou todos eles em seu ministério pastoral na igreja que pastoreia e em outros lugares que é convidado. Existem muitos mais esboços que ficaram de fora deste projeto. Mas os que estão sendo publicados aqui foram escolhidos a dedo para abençoar a vida do dileto leitor.



O autor optou por fazer este projeto em duas partes, sendo este livro o primeiro volume da série. E junto com o livro “Do Púlpito” também de sua autoria, são frutos de horas muitos prazerosas passadas em intimidade com Deus e com a Bíblia na preparação dos sermões para edificar a vida dos servos de Deus.







MENSAGENS PODEROSAS 
VOLUME 2




Tenho a indizível honra de apresentar o segundo volume do projeto “Mensagens Poderosas”. Diferente do primeiro volume que contém esboços tanto do Velho como do Novo Testamento, este volume é totalmente trabalhado no Novo Testamento.

Todos os esboços que o dileto leitor irá escontrar neste livro são fruto do meu ministério pastoral exercido na Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE) da cidade de João Pessoa/PB.

Cada esboço incluído neste volume foi adubado com muita fé e regado com muitas orações e lágrimas para que o produto final (a entrega do sermão) seja ungido pelo Espírito Santo para edificação dos cristãos e salvaçãos dos incrédulos.

Minha oração é para que, assim como esses esboços foram muito úteis para mim, sejam também para o amado leitor. E que sirvam para abrilhatar seu ministério e que o mesmo seja profícuo em nome do Rei.

Nós, os pregadores, temos a responsabilidade imensa de sermos fiéis a Palavra do Mestre e a Honra imensurável de estarmos na condição de seus profetas. Que cada um de nós honre o Dom inefável que o Senhor nos deu e que labutemos até o limite das forças para que o Nome de Jesus seja conhecido e adorado por aqueles que estão sob a nossa cobertura pastoral.










O MINISTÉRIO PROFÉTICO - CONSELHOS PRÁTICOS PARA MINISTROS DO EVANGELHO



Com um olhar Crítico e sóbrio sobre a atual situação do ministério profético, o autor convida seus leitores a abraçarem com galhardia o ministério profético, tão necessário para esta hora de tanta contradição e desordem. Bem como, fornece insumos para que os legítimos profetas da última hora possam equipar-se para bem exercitar o ministério que lhes foi entregue pelo Mestre.

A Presente obra é fruto de um ministério profético que o autor tem honrado desde o ano de 1999.











Você Está Preparado? 
Os Sinais da vinda de Cristo



Violência, corrupção, promiscuidade, guerras, doenças incuráveis, pestes, fome, catástrofes... Todas essas coisas estão acontecendo de forma avassaladora em nossos dias. E a expectativa é de que as coisas piorem ainda mais. Porque essas coisas estão acontecendo? Será que Deus está no controle de tudo isso? Ao escrever a presente obra o autor teve como objetivo trazer à lume uma reflexão sobre os acontecimentos dos últimos dias e desafiar os leitores a examinarem sias consciências para saber se estão realmente preparados para o que está por vir.









CURANDO AS FERIDAS DA ALMA




Uma emoção negativa não tratada torna-se uma ferida emocional, que traz outros males que transformam uma vida promissora em uma existência lastimável física e espiritualmente. E aí está o grande problema: não sabemos lidar com as emoções. Algumas vezes chegamos até a nos tornar escravos delas. E nessa condição, passamos a amargar uma existência medíocre, quando não, miserável. Todavia, não temos que ser dominados pelas emoções. Podemos compreendê-las e usá-las em nosso benefício. O presente livro foi escrito com este objetivo e com um espírito de total submissão à Palavra de Deus, buscando no Livro Santo os meios de tratar das emoções para que se possa desfrutar o melhor da vida.






ANCIÃOS DE UMA NOVA HISTÓRIA


Qual a melhor idade para se pensar na velhice?
Como as pessoas tratam os idoso hoje em dia?
Como a igreja os vê?
O que a Bíblia fala sobre os idosos?

Este livro é um alerta para que possamos aprender que devemos honrar os idosos como uma fonte de sabedoria e conhecimento e que, mesmo já adentrado em dias, eles ainda têm muito a contribuir com a sociedade, a família e o evangelho.
O Autor trata de questões pertinentes ao tema, recorredo às Escrituras Sagradas para embasar nossos paradigmas sobre este assunto tão salutar, porém, esquecido.






CONTATE-NOS



https://www.facebook.com/pastorricardocastro








https://twitter.com/prricardocastr1






https://plus.google.com/u/0/+PastorRicardoCastro






https://youtube.com/pastorricardocastro






83 98794-6342


Comentários

  1. Louvado e Engrandecido Seja para Todo Sempre, O Nome que Esta Acima de todo nome, Só Único Nome JESUS de Nazaré, Amem. Ainda existe homens e mulheres de Deus, Pr. Ricardo Crasto o senhor e sua esposa,filhos são umas bençãos nas Maõs de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Bom estudo da palavra de Deus acredito que o Pr Ricardo Castro seja formado em teologia.

    ResponderExcluir
  3. Temas poderosos como adquirir?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI

Postagens mais visitadas