A ÁRVORE DA MUDANÇA - LUCAS 19.1-10


Introdução

  1. Quantas vezes já tentamos mudar alguma coisa em nossa vida?
  2.  Todos nós em algum momento já quis mudar algo na vida. Mas muitas vezes falta força, falta apoio ou até falta querermos de verdade.
  3.  Muitas vezes não temos que mudar apenas uma pequena coisa em nossa vida, mas temos que mudar totalmente de vida!!! O QUE FAZER???



ð NESTA NOITE A HISTÓRIA DE ZAQUEU NOS MOSTRARÁ O QUE TEMOS QUE FAZER PARA MUDAR DE VIDA E COMO JESUS AGE PARA NOS MUDAR.


I - ZAQUEU ERA ALGUÉM QUE TINHA SEDE DE MUDANÇA
Falar da grande riqueza de zaqueu e dos publicanos.

  1. Mas ele demonstra que era alguém que a despeito de sua riqueza, reconhecia que necessitava de uma mudança. Foi por este motivo que ele foi em busca de Jesus. Eclesiástes 3:11 "Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs a eternidade no coração." 
  2. que leva um homem de posição a subir em uma árvore? Resposta: a necessidade de mudança.


A)  V. 3 A multidão o impedia e ele tinha uma pequena estatura. Mas quem quer mudar de vida não reconhece os obstáculos.

B)  V. 4 Ele correu e subiu em uma árvore – Isso requer esforço. Quem quer mudar de vida não mede esforços.

ð Se você está querendo mudar de verdade, não pare diante dos obstáculos e não messe esforços, pois Jesus irá causar a mudança.

II COMO JESUS RESPONDEU AO ESFORÇO DE ZAQUEU ?

  1. Jesus VIU zaqueu V.5Jesus está vendo vc no seu esforço para mudar a situação!!Salmos 33.18 "Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia" Hb 4. 13  E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
  2. Jesus o CHAMOU PELO NOME (V.5) porque o conhecia profundamente e sabia do vazio que estava em seu coração.Jeremias 17.10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.Salmo 139.4 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.O SENHOR TE CONHECE PROFUNDAMENTE E SABE O QUE ESTÁ NO TEU CORAÇÃO.
  3. Jesus LHE DEU UMA ORDEM V.5: Desce depressa. Era uma escolha que tinha que fazer. Se de fato ele só queria ver Jesus, aquele era o lugar (em cima da árvore). Mas se ele queria mudar de vida tinha que descer e receber a Cristo.

A) Jesus usou os termos “desce depressa” e “hoje me convém pousar”. Isso mostra que havia urgência na mudança na vida de Zaqueu. Não poderia ser protelado, era naquele momento. Não há tempo a perder.
*** Muitos estão em cima das árvores para ver Jesus, mas não aceitam o convite para descer e receber Jesus.

III - AS ATITUDES DE ZAQUEU
  1. Zaqueu o recebeu com alegria V.6. Esse era o motivo porque Jesus n ao pernoitou em outra casa a não ser na dele. Ele tinha certeza que necessitava de mudança e sabia que Jesus era a pessoa certa pra isso.
  2. Zaqueu Levantou-se V.8, isso mostra que ele tinha uma firme atitude. Ele queria REALMENTE mudar.
  3. Zaqueu arrependeu-se V.8. O arrependimento de zaqueu produziu frutos, pois ele decide restituir tudo o que tinha tomado indevidamente quadruplicado (quatro vezes mais). Isso acabaria com a sua fortuna. Havia seriedade no arrependimento de Zaqueu. Ele estava decidido a ser uma pessoa diferente.


Mateus 3.8: Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;

RESULTADO:
  • A resposta do Senhor foi: “Hoje (urgência) entrou salvação nesta casa”V.9
  • “Nesta casa” = Isso mostra que Jesus deu a ele muito mais do que ele estava querendo, pois a bênção foi estendida à sua família.   


CONCLUSÃO:
  1. Se você está disposto a mudar e está se esforçando para isso, tenha certeza que Jesus está vendo.
  2. Ele quer mudar a sua vida e vai fazer isso se você descer da árvore de seu orgulho.
  3. A bênção de Deus não parará em vc, mas se estenderá para toda sua família.

2° Coríntios 5.17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.


Pastor Ricardo Castro
www.pastorricardocastro.webnode.com
ricardo.castro828@gmail.com
(83) 8783-6266
(83) 3506-3460

Comentários

Postagens mais visitadas