ONDE VOCÊ RECARREGA AS SUAS BATERIAS? ISAÍAS 40:29-31











Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

Isaías 40:29-31


Introdução:


1. Grande parte dos equipamentos que usamos hoje em dia necessita de uma bateria para que funcione. A bateria tem a função de dar energia para que o equipamento cumpra a função para o qual foi fabricado.

2. Quando a bateria está fraca ou sem carga, o aparelho simplesmente não serve para nada, não funciona, não realiza a função para o qual foi fabricado.

3. De certa forma somos parecidos com estes aparelhos. Também temos uma “bateria” em nós. As nossas emoções, os desafios, as tentações, os problemas, os desgastes de todos os tipos são responsáveis por descarregar a nossa bateria diariamente.

As minhas culpas me afogam; são como um fardo pesado e insuportável. Minhas feridas cheiram mal e supuram por causa da minha insensatez. Estou encurvado e muitíssimo abatido; o dia todo saio vagueando e pranteando. Estou ardendo em febre; todo o meu corpo está doente. Sinto-me muito fraco e totalmente esmagado; meu coração geme de angústia. 
Salmos 38:4-8

4. Não é difícil encontramos pessoas com a sua “carga” esgotada ou com pouca energia na sua “bateria”.

5. A vida humana foi feita também para ser recarregada como uma bateria. A única solução para uma bateria sem carga é recarregá-la. A única solução para uma pessoa sem carga também é recarregá-la.


I – AS RECARGAS FALSAS:


1. O problema é que o mundo oferece vários tipos de “recargas” que, na verdade, não recarregam de verdade a nossa bateria, apenas fazem uma falsa recarga.

2. Dentre estas coisas cito algumas: o entretenimento, os vícios, o sexo, o poder, o dinheiro, a fama, o prazer, o consumismo, as glutonarias, etc.

Assim eu me esforcei para compreender a sabedoria, bem como a loucura e a insensatez, mas aprendi que isso também é correr atrás do vento.
Eclesiastes 1:17

3. Estas coisas trazem uma aparência de que nos recarregam, elas nos fazem sentir muito bem, mas não tem poder de recarregar o nosso espírito, que é o local onde se localiza [de verdade] a nossa “bateria”.

4. Elas nos dão, muitas vezes, certo prazer que é passageiro e que não tem poder de manter a nossa carga no nível mais alto, pois não atuam diretamente em nossa “bateria”. Muitas delas ainda retiram o restinho de carga que existe em nós, pois são pecado.


Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. João 8:34


5. Jesus certa vez disse a uma mulher que estava cansada de sua experiência negativa com este mundo: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. João 4:13,14.


6. Todas as experiências que tivermos aqui na terra para “recarregar” nossas baterias trarão um falso sentimento de satisfação. Mas por fim se mostrarão falsas porque não trazem satisfação verdadeira. São etéreas.


Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4


II – A RECARGA VERDADEIRA

1. Estou certo de que o ser humano só consegue recarregar eficazmente a sua “bateria” quando busca a “energia” no local certo e com a pessoa certa.

A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. Salmos 73:25


Onde é o local certo e quem é a pessoa certa? Veja:

2. É em Deus e na esperança e fé que temos Nele que diariamente recarregamos as nossas forças. Se você tem estado sempre com a bateria fraca, é possível que esteja buscando recarregá-la no lugar errado e da forma errada.


a) Se você está sem forças, o profeta Isaías diz que Ele: Dá força ao cansado (Isaías 40:29)


b) Se você ainda tem forças, mas estão acabando: e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor (v.29)


c) A experiência com as “recargas falsas” eliminam as forças até daqueles que se acham fortes: Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão (v.30)


d) Mas para aqueles que confiam no Senhor terão uma recarga verdadeira em suas baterias: Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças (v.31)

e) Essa recarga é tão completa que mesmo diante das frustrações desta vida não se sentem cansados, pois voam alto sobre os problemas: subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. (v.31)

3. Coloque-se na presença de Deus, confie, pois ele te recarregará. E, recarregado, você será uma bênção neste mundo, pois para isto é que Ele te criou!


“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mt 11. 28)



Baseado em uma meditação extraída do site: www.esbocandoideias.com

****


Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)
(83) 8783-6266 - oi
(83) 3506-3460 – Net
ricardo.castro828@gmail.com







Comentários

Postagens mais visitadas