A CONVERSÃO - ATOS 3:19,20


A CONVERSÃO
Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus.
Atos 3:19,20

INTRO
1.    Em nosso estudo sobre a Soteriologia já vimos:
a.            O dever de ser grato pela Graça e conhecer seus benefícios
b.            O estado original do homem
c.            A realidade do pecado
d.            A necessidade de um Salvador.

2.    A partir desta mensagem começaremos a ver os benefícios da Graça que foi obtida por Jesus na Cruz do Calvário.

3.    O primeiro Benefício é a CONVERSÃO!

4.    Uma jornada de mil milhas começa com um simples passo” Lao tsé (Filósofo Chinês).

5.    A vida cristã também é assim. O primeiro passo da vida cristã é chamado de Conversão.

6.    Embora a vida cristã tenha uma duração vitalícia e eterna, ele tem um início. E esse início é a Conversão.

7.    Viver para Cristo subentende uma mudança de vida. Uma trajetória totalmente diversa da que tínhamos em nossa ignorância. Antes estávamos mortos em nossos pecados, mas agora, pela morte de Cristo, temos uma nova vida (2ª Coríntios 5:17).

8.    A conversão é um ato único, mas possui duas características distintas, porém inseparáveis: Arrependimento e Fé.
a)    O Arrependimento é o ato do homem dar as costas ao pecado
b)    A fé é seu ato de voltar-se para Cristo.

9.    Quando ficamos ciente de nosso pecado e o deixamos, vemos a necessidade de nos voltar para Cristo, Aquele que morreu para nos prover o perdão.

10.  Examinaremos agora os dois elementos da conversão:

I - O ARREPENDIMENTO

  1. A necessidade do Arrependimento

·         O arrependimento em nossos dias não é tão levado a sério como deveria. OS EVANGELISTAS apresentam os benefícios da vida cristã, mas não a realidade do pecado, sua gravidade e a necessidade de um Salvador. É O QUE O TEÓLOGO DIETRICH BONHOEFFER CHAMA DE “GRAÇA BARATA”.

·         em contrapartida, a mensagem dos Profetas, de João Batista, de Jesus, dos Apóstolos e da Igreja Primitiva era bem diferente: ARREPENDAM-SE E CREIAM NO EVANGELHO.

·         Hoje não deve ser diferente, temos que ter ciência da gravidade de nosso pecado e que necessitamos de arrependimento.

2.    Significado de arrependimento

O arrependimento possui três aspectos:

a)    Aspecto intelectual:
·                É uma mudança de Ideia em relação ao pecado, a Deus e ao próprio eu.
·                 O pecado passa a ser reconhecido como culpa pessoal,
·                 Deus como Aquele que em Justiça exige retidão,
·                 e o eu como maculado e desamparado.
Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Salmos 51:3,7

b)    Aspecto Emocional:
·                Uma mudança de sentimento.
·                Tristeza pelo pecado e desejo pelo perdão
Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Salmos 51:1,2

*** Falar da diferença entre o sentimento de arrependimento verdadeiro e o remorso. Usar o exemplo de Pedro e Judas.

c)    Aspecto volitivo (da vontade)
·         Mudança de vontade e disposição.
·         é uma ação em relação do abandono do pecado e o ressarcimento das faltas cometidas.
Dêem fruto que mostre o arrependimento! Mateus 3:8

3.    A despeito do que estamos acostumados a ouvir dos pregadores de hoje, o arrependimento é um pré-requisito para a salvação. ELE NÃO É OPCIONAL, É INDISPENSÁVEL.

4.    É importante compreendermos a natureza do verdadeiro arrependimento. O arrependimento é um pesar piedoso em relação ao pecado, juntamente com a resolução de deixá-lo.

5.    Não basta apenas crer na mensagem do Evangelho, é preciso que haja uma alteração real no interior da pessoa. Ex: os demônios também crê em Jesus. Tiago 2:19

Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Lucas 9:23

PORTANTO PARA QUE O HOMEM SEJA CONVERTIDO DE VERDADE, ELE PRECISA DE ARREPENDIMENTO VERDADEIRO

MAS O ARREPENDIMENTO NÃO ESTÁ COMPLETO SEM O 2º ELEMENTO:

II - A FÉ
Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hebreus 11:1

Assim como o arrependimento, hoje a doutrina da fé (verdadeira), não recebe o valor devido.

Mas a nossa vida é governada pelo que cremos.

1.    A importância da fé
a)    Sem ela é impossível agradar a Deus
Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6
b)    Jesus considera que a descrença é pecado
Do pecado, porque os homens não crêem em mim; João 16:9

2.    O Significado da Fé
                        Para que possamos entender seu significado, temos que entender que a fé envolve 3 aspectos.

a)    O aspecto intelectual: Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Romanos 10:17

b)    O aspecto emocional: Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. Salmos 51:12

c)    O aspecto Volitivo (Vontade): Esse aspecto é a consequência lógica dos aspectos intelectual e emocional. Inclui a rendição do coração a Deus e a apropriação de Cristo como Salvador.
           
A pessoa enferma tem que se render ao médico, mas tem também que apropriar o remédio para sua doença.

3.    A Fonte da fé:

a)    A fé procede de Deus, temos que apenas nos apropriar dela. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; Efésios 2:8

b)    Ela é obtida na Palavra de Deus: Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Romanos 10:17

c)    Ela também é obtida por meio da oração: "Se podes? ", disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê. " Imediatamente o pai do menino exclamou: "Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade! " Marcos 9:23,24

4.    Os resultados da fé
a)    Segurança: E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. 1 João 5:11

b)    Boa obras: Não somos salvos POR CAUSA das boas obras, mas PARA as boas obras: Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. Efésios 2:10

A CONVERSÃO É UM ATO ÚNICO, MAS O ARREPENDIMENTO E A FÉ DEVEM SER VITALÍCIOS E ALIMENTADOS PELA HABITAÇÃO DO ESPÍRITO, LEITURA DA PALAVRA E INTIMIDADE COM O SENHOR

CONCLUSÃO:
  1. A conversão é o ato do homem abandonar o pecado e voltar-se para Jesus.

  1. Apesar de ser um ato único, envolve duas características: Arrependimento e fé.

  1. O homem realmente convertido pelo Senhor deve expressar verdadeiro arrependimento e viver uma vida de fé.
PASTOR RICARDO CASTRO
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)
(83) 9 8820-2712
(83) 3238-2778
ricardo.castro828@gmail.com


Comentários

  1. Passei pra igreja a qual eu congrego sobre esse estudo Deus falou poderosamente louvo a Deus pela vida desse pastor Castro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI

Postagens mais visitadas