A SANTIFICAÇÃO - HEBREUS 12:14

Resultado de imagem para SANTIFICAÇÃO 
A SANTIFICAÇÃO
"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;"  (Hebreus 12 : 14)

INTRODUÇÃO:

  1. Estamos falando sobre as Bênção da Graça de Deus.


  1. Até aqui já vimos a CONVERSÃO, A REGENERAÇÃO e a JUSTIFICAÇÃO.

  1. Agora chegamos as SANTIFICAÇÃO.

  1. O Espírito Santo convence o homem de seu pecado e este arrepende-se, vindo a CONVERTER-SE e o Senhor gera nela a REGENERAÇÃO, dando-lhe nova vida.

  1. Simultâneamente o Senhor imputa em nós a JUSTIÇA DE CRISTO, com a qual passamos a estar JUSTIFICADOS diante dEle.

  1. Da mesma forma nos coloca na condição de SANTO, e inicia em nós o processo da SANTIFICAÇÃO.

  1. A SANTIFICAÇÃO é um dos assuntos mais importantes de nossos dias, uma vez que estamos vivendo em uma geração que não sabe discernir o SANTO do PROFANO.

I - O QUE É A SANTIFICAÇÃO?
  1. A santificação é um processo pelo qual a condição moral da pessoa é moldada de acordo com a sua situação moral diante de Deus. (Henry L. Thiessen)


  1. SEPARAÇÃO PARA DEUS: Êxodo 19:5  Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.

  1. IMPUTAÇÃO DE CRISTO COMO NOSSA JUSTIÇA:  1ª Coríntios 1:2 À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

  1. CONFORMIDADE A IMAGEM DE CRISTO: Romanos 8:29  Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.


II - O TEMPO DA SANTIFICAÇÃO

DEFINIR A DIFERENÇA ENTRE SANTIDADE E SINTIFICAÇÃO: Ainda que sejam considerados sinônimos, são diferentes.
1.    Posicional e instantânea (Santidade): No momento em que o homem recebe Cristo como seu Salvador, recebe a condição de “santo” por causa da Santidade de Cristo que lhe é imputada.

Ex:
a.         Quando Paulo Escreveu à igreja de Corinto, os chamou de santos:      1ª Coríntios 1:2 À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

b.        Ainda que a igreja fosse extremamente carnal: 1ª Coríntios 5:1 1  GERALMENTE se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.

Porquê
c.         Quando o homem recebe Jesus, recebe o Status de “Santo”.

2.            Processual e diária (Santificação): Lucas 9:23  E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

III - MEIO DA SANTIFICAÇÃO
Há dois envolvidos na obra da Santificação: Deus e o homem.

  1. Do lado Divino:
1ª Tessalonicensses 5:23 23  E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.

Filipenses 1:6 Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;

2.   Do lado humano:
Hebreus 12:14  Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;

Romanos 12:1,2  ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.


IV - O ALCANCE DA SANTIFICAÇÃO

  1. A Santificação ocorra na vida interior do homem, isto é no coração.

  1. Mas se se transforma forçosamente a vida periférica também é atingida.

  1. A Bíblia nos informa que a Satificação atinge o homem por completo: 1ª Tessalonicenses 5:23  E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.

CONCLUSÃO:

  1. Seria errado terminar este estudo sem ter percebido que a Santificação é uma fonte de alegria.

  1. à medida que crescemos em santidade, vamos nos conformando à Imagem de Cristo, e cada vez mais vamos vendo mais indícios do Seu caráter em nós.

  1. Quanto mais estamos nos conformando à imagem de Cristo, tanto mais experimentamos o “gozo” e a “paz” que fazem parte do fruto do Espírito de Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
 Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)
83 3238-2778
83 98820-2712
ricardo.castro828@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas