quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A SANTIFICAÇÃO - HEBREUS 12:14

Resultado de imagem para SANTIFICAÇÃO 
A SANTIFICAÇÃO
"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;"  (Hebreus 12 : 14)

INTRODUÇÃO:

  1. Estamos falando sobre as Bênção da Graça de Deus.


  1. Até aqui já vimos a CONVERSÃO, A REGENERAÇÃO e a JUSTIFICAÇÃO.

  1. Agora chegamos as SANTIFICAÇÃO.

  1. O Espírito Santo convence o homem de seu pecado e este arrepende-se, vindo a CONVERTER-SE e o Senhor gera nela a REGENERAÇÃO, dando-lhe nova vida.

  1. Simultâneamente o Senhor imputa em nós a JUSTIÇA DE CRISTO, com a qual passamos a estar JUSTIFICADOS diante dEle.

  1. Da mesma forma nos coloca na condição de SANTO, e inicia em nós o processo da SANTIFICAÇÃO.

  1. A SANTIFICAÇÃO é um dos assuntos mais importantes de nossos dias, uma vez que estamos vivendo em uma geração que não sabe discernir o SANTO do PROFANO.

I - O QUE É A SANTIFICAÇÃO?
  1. A santificação é um processo pelo qual a condição moral da pessoa é moldada de acordo com a sua situação moral diante de Deus. (Henry L. Thiessen)


  1. SEPARAÇÃO PARA DEUS: Êxodo 19:5  Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.

  1. IMPUTAÇÃO DE CRISTO COMO NOSSA JUSTIÇA:  1ª Coríntios 1:2 À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

  1. CONFORMIDADE A IMAGEM DE CRISTO: Romanos 8:29  Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.


II - O TEMPO DA SANTIFICAÇÃO

DEFINIR A DIFERENÇA ENTRE SANTIDADE E SINTIFICAÇÃO: Ainda que sejam considerados sinônimos, são diferentes.
1.    Posicional e instantânea (Santidade): No momento em que o homem recebe Cristo como seu Salvador, recebe a condição de “santo” por causa da Santidade de Cristo que lhe é imputada.

Ex:
a.         Quando Paulo Escreveu à igreja de Corinto, os chamou de santos:      1ª Coríntios 1:2 À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

b.        Ainda que a igreja fosse extremamente carnal: 1ª Coríntios 5:1 1  GERALMENTE se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.

Porquê
c.         Quando o homem recebe Jesus, recebe o Status de “Santo”.

2.            Processual e diária (Santificação): Lucas 9:23  E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

III - MEIO DA SANTIFICAÇÃO
Há dois envolvidos na obra da Santificação: Deus e o homem.

  1. Do lado Divino:
1ª Tessalonicensses 5:23 23  E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.

Filipenses 1:6 Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;

2.   Do lado humano:
Hebreus 12:14  Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;

Romanos 12:1,2  ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.


IV - O ALCANCE DA SANTIFICAÇÃO

  1. A Santificação ocorra na vida interior do homem, isto é no coração.

  1. Mas se se transforma forçosamente a vida periférica também é atingida.

  1. A Bíblia nos informa que a Satificação atinge o homem por completo: 1ª Tessalonicenses 5:23  E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.

CONCLUSÃO:

  1. Seria errado terminar este estudo sem ter percebido que a Santificação é uma fonte de alegria.

  1. à medida que crescemos em santidade, vamos nos conformando à Imagem de Cristo, e cada vez mais vamos vendo mais indícios do Seu caráter em nós.

  1. Quanto mais estamos nos conformando à imagem de Cristo, tanto mais experimentamos o “gozo” e a “paz” que fazem parte do fruto do Espírito de Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
 Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)
83 3238-2778
83 98820-2712
ricardo.castro828@gmail.com


Compartilhar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI

CONHEÇA OS LIVROS DO PR. RICARDO CASTRO

TRANSLATE

FAÇA UMA DOAÇÃO

FAÇA UMA DOAÇÃO

FAÇA UMA DOAÇÃO COM PAGSEGURO

Seguidores

Total de visualizações

ONLINE AGORA

Tecnologia do Blogger.

Pastor Ricardo Castro

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Pastor Fundador da Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE) na cidade de João Pessoa/PB. Músico, escritor e Teólogo, Casado com a Missionária Sulamita Castro e Pai de Nathan Castro e Ricardo Castro Jr (Ambos Músicos). Tocou em diversas bandas gospel (Aliança, Força e Louvor, Exodus, Mount Hermon, Plena Virtude). Hoje é Produtor e Maneger da Banda Gospel Pacto 7, a qual seus filhos fazem parte. Contato: Email: ricardo.castro828@gmail.com -Fones: (83) 98820-2712 *** (83) 3238-2712

BAIXE ESTE LIVRO AGORA

PEDIDO DE ORAÇÃO

Nome

E-mail *

Mensagem *

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA IGREJA

SIGA-NOS POR EMAIL

PRA. SULAMITA & PR. RICARDO CASTRO

PRA. SULAMITA & PR. RICARDO CASTRO

POSTAGENS

NOTÍCIAS GOSPEL

SLIDE SHOW

PastorRicardo_Castro_Ibve's  album on Photobucket

CONHEÇA MEU LIVRO