O SILÊNCIO DE DEUS Salmo 83:1

http://redesuper.com.br/wp-content/uploads/2014/02/

O SILÊNCIO DE DEUS
Salmo 83:1  Ó DEUS, não estejas em silêncio; não te cales, nem te aquietes, ó Deus,


1.   O silêncio incomoda. Incomoda porque estamos acostumados ao barulho.

2.   Às vezes pensamos que quando há silêncio, há algo de errado. O SILÊNCIO CHAMA A ATENÇÃO!

3.   Existem muitos motivos para as pessoas ficarem em silêncio para conosco. E muitas vezes nem nos importamos com isso.

4.   Mas e quando Deus está em silêncio para conosco??? PORQUE ISSO ACONTECE???


I – QUANDO HÁ PECADO.

1ª Samuel 3:1  E O JOVEM Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.

***Falar também do período intertestamentário = os 400 anos de silêncio de Deus.

1.   Nos textos em questão, Deus ficou calado devido à insistência do povo em viver em pecados.
Isaías 59:2  Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.

2.   Sempre que estamos vivendo em práticas que desagradam ao Senhor, com certeza Ele usa diversos meios para nos advertir e mostrar o caminho de volta ao Seu regaço.

a)   Nos textos em epígrafe o Senhor havia enviado diversos profetas para denunciar o pecado e proclamar o retorno. Contudo, o povo preferiu viver em seus desejos perniciosos.

3.   Quando não damos ouvidos à Sua Voz, Deus nos chama a atenção com Seu silêncio.

4.   No texto de Samuel, o silêncio de Deus causou no povo um desejo tão profundo de voltar ouvir a voz do Senhor que quando Deus levantou Samuel como profeta, o povo em massa deu ouvidos ao profeta. DEPOIS TORNOU A DESPREZAR A VOZ DE DEUS.

5.   No caso do período intertestamentário, depois de passar 400 anos sem ouvir o Senhor, as multidões afluíram em massa ao deserto para ouvir João Batista e depois às cidades e povoados para Ouvir Jesus.

***Temos que avaliar: Será que depois de tentar chamar nossa atenção de muitas formas, Deus não esteja chamando nossa atenção POR MEIO DO SILÊNCIO para que retornemos à santidade???

II – QUANDO O SENHOR QUER PROVAR NOSSA FÉ

Marcos 4:35-41
35  E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado.
36  E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos.
37  E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.
38  E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?
39  E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.
40  E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?
41  E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

1.   Fato desesperador: Tempestade, ondas, barco frágil, iminência de um naufrágio. QUEM NÃO FICARIA DESESPERADO???

2.   Contudo, Jesus estava dormindo sobre um travesseiro na popa.

3.   Essa atitude causou um misto de espanto e indignação: v. 38 Mestre, não se te dá que pereçamos?
***Será que não é a mesma coisa que acontece conosco hoje???

4.   Porque Jesus estava dormindo diante da iminência de um desastre:

a)                 Ele estava esperando uma atitude de seus discípulos: 40  E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? ERA PARA ELES MESMOS, MEDIANTE A FÉ EM CRISTO, DAR UMA PALAVRA DE ORDEM PARA ACALMAR A TEMPESTADE.

b)                 Uma vez que nenhum deles tomou uma atitude de fé, o Senhor permaneceu em silêncio.

*** Temos que avaliar: Será que o Senhor está em silêncio para conosco porque está nos provando para que tomemos uma atitude de fé???

III – QUANDO ELE QUER FORMAR NOSSO CARÁTER

2ª CORÍNTIOS 12:7-9
7  E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
8  Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
9  E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
10  Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

1.   Paulo estava numa situação delicada: Algo (o espinho na carne) estava lhe impedindo (Possivelmente) de fazer a obra de Deus.

2.   Ele logo considerou o espinho como V. 7 um mensageiro de Satanás para me esbofetear.

3.   Nada mais justo do que fazer o que Paulo fez: Orou para que o espinho fosse removido. V. 8  Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.

4.   Temos que perceber uma coisa aqui: Ele orou três vezes. Logo, houve duas vezes em que mesmo diante de sua oração, houve silêncio de Deus. PORQUE?

a)   Deus queria dar-lhe uma lição: A HUMILDADE.
Ele havia sido levado ao terceiro céu: 2ª Coríntios 12:2-4
2  Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
3  E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
4  Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.

Mas Deus não poderia usar um homem exaltado: v. 7  E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações.


b)   Deus queria que ele entendesse que aquele espinho não era de satanás. O Espinho estava dentro do Controle Soberano dEle. V. 9  E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

c)   Depois dessa experiência, Paulo entendeu a lição da HUMILDADE e passou a dar graças a Deus por tudo: v.10  Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.


*** Temos que avaliar: Será que o Senhor está em silêncio para conosco porque está querendo nos dar uma lição para formar o nosso caráter cristão???

CONCLUSÃO:
1.   Não desamine, nem se desespere diante do silêncio de Deus.

2.   ELE ESTÁ QUERENDO CHAMAR NOSSA ATENÇÃO!!!

A)  Talvez estejamos agindo de forma que não o agrade e por isso Ele está em silêncio.

B)  Talvez Ele queira que tomemos uma atitude de fé e por isso está em silêncio para provar nossa fé.

C)  Talvez Ele esteja em silêncio para nos dar uma lição e formar nosso caráter para que possamos ser humildes e darmos graças a Deus por tudo.

***PORTANTO, APRENDAMOS A LIÇÃO DO SILÊNCIO DE DEUS PARA QUE POSSAMOS DESFRUTAR DE SUA VOZ.

Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna - IBVE
ricardo.castro828@gmail.com
83 9 8820-2712
83 3238-2778

Comentários

Postagens mais visitadas