PASSOS PARA O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO SALMO 51:1-5

Resultado de imagem para passos

PASSOS PARA O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO
SALMO 51:1-5

1  TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
2  Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
3  Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4  Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
5  Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

INTRO:


1.    É admitido o Salmo 51 é um texto clássico quando se fala em arrependimento.

2.    Este Salmo trata do clamor de um homem arrependido pelos erros cometidos.

3.    Mas para que possamos entendê-lo, temos que ter conhecimento de seu Fundo histórico.

4.    É uma história extremamente desagradável. Mas quem já não teve histórias desagradáveis em sua vida?

5.    FALAR DO CONTEXTO HISTÓRICO DO ADULTERÍRIO E ASSASSINATO COMETIDOS POR DAVI.

6.    Este Salmo foi escrito justamente depois do rei Davi ter sido confrontado com o seu pecado.

7.    Amo a Bíblia porque ela é um livro muito honesto. Ela não tenta construir a imagem de heróis perfeitos, como faz a mitologia e as biografias humanas.

8.    Este Salmo trata do clamor do arrependido Davi. E é sobre o arrependimento que iremos falar hoje.

9.    O arrependimento é a coisa mais necessária para o ser humanos, ainda que este não o reconheça. SEM ARREPENDIMENTO NÃO HÁ SALVAÇÃO.

10. E para que haja o verdadeiro arrependimento, há alguns passos a ser dados.

1º PASSO: O RECONHECIMENTO DO SEU PECADO
Salmo 51:3  Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

1.    O homem tem que encarar o pecado que tem cometido e olha-lo de forma honesta.

2.    No caso do rei Davi, ele só veio a reconhecer o seu pecado por que Deus enviou o profeta Natan para confronta-lo. COMO É ESTRANHO HOMEM QUE TENHA COMETIDO TAMANHO PECADO, NÃO TENHA RECONHECIDO PRONTAMENTE SEU ERRO...

3.    Talvez Deus tenha te trazido a este lugar para que você também possa ser confrontado com o seu pecado.
Provérbios 28:13  O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

4.    Davi acabou reconhecendo o seu pecado e por isso escreveu este Salmo 51.

5.    O primeiro passo sempre será O RECONHECIMENTO DO PECADO

6.    O que vemos em muitas esferas da sociedade é em vez da convicção de Pecado, a busca desenfreada pelo prazer, como meio de fugir dessa auto confrontação.

7.    TEMOS QUE PARAR E ENCARAR A NÓS MESMOS E A VIDA QUE ESTAMOS VIVENDO.  O Primeiro chamado de Deus para o homem é para que ele olhe para si mesmo com sinceridade.
1ª Coríntios 11:28  Examine-se, pois, o homem a si mesmo...

2º PASSO: O RECONHECIMENTO DO CARÁTER OFENSIVO DE SEUS ATOS
V. 1  TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

V. 2  Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.

1.    Quero aqui ressaltar três palavras usadas por Davi: Transgressão, Iniquidade e Pecado. DAVI RESONHECEU QUE SEUS ATOS ERAM ERRADOS EM TRÊS ASPECTOS:

2.    TRANSGRESSÃO: Rebelião – Revolta contra a autoridade. “apaga as minhas transgressões”  - DAVI RECONHECEU QUE HAVIA SE REBELADO CONTRA A AUTORIDADE DE DEUS.

3.    INIQUIDADE: Perversão, Distorção – Desejos maus, conduta imprópria, malícia, etc. “Lava-me completamente da minha iniquidade”. DAVI QUERIA LIVRAR-SE DE SUA CONDUTA DISTORCIDA.

4.    PECADO: Errar o Alvo – Andar diferente do que Deus programou para nós.  purifica-me do meu pecado– DAVI RECONHECEU QUE NÃO ESTAVA ANDANDO “NA LINHA”.

5.    Todos somos culpados de uma dessas palavras: Rebelião, perversão e erro. CABE A NÓS RECONHECER ESSE FATO E NOS ARREPENDER.

3º PASSO: RECONHECER QUE OS PECADOS FORAM CONTRA DEUS.
V. 4  Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.

1.    Alguém poderia dizer que Davi deveria ter dito “Contra Bate-seba, Contra Urias e contra o povo, eu pequei”.

2.    Certamente seu pecado foi contra eles, porém Davi foi mais Além.

3.    Deus havia transformado Davi de um simples pastor de ovelhas em rei de Israel. Havia programado para ele um futuro glorioso. Mas em rebelião contra a Vontade de Deus, Davi errou o alvo e fez o que seus desejos  quiseram.

4.    Deus tem nos abençoado sobremaneira, mas decidimos deliberadamente viver conforme nossos desejos. ISSO É PECAR CONTRA DEUS.


4º PASSO: RECONHECIMENTO QUE NÃO TEMOS DESCULPAS.
V. 4b  para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.

1.    Se achamos que Deus é duro demais em punir-nos ou se achamos que nossos atos não são condenáveis ao inferno, ISSO É INDÍCIO DE QUE NÃO ESTAMOS ARREPENDIDO.

2.    Enquanto não reconhecermos que nossos atos são indesculpáveis, não alcançaremos o verdadeiro arrependimento. V. 4b  para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.

5º PASSO: RECONHECER QUE NOSSA NATUREZA É MÁ
V. 5  Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

a)    O primeiro passo para a Salvação de Deus é reconhecermos nossos pecados.

b)   O segundo passo é reconhecer que nossos atos são maus.

c)    O terceiro é que nossos pecados ferem diretamente a Deus

d)   E o quarto é reconhecer que não temos desculpas diante de Deus.

e)    Então nos  perguntamos: PORQUE FAZEMOS ISSO???

*** A resposta é que nossa natureza é má.
Romanos 7:18a  Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum.

CONCLUSÃO:

ð  DIANTE DE TUDO O QUE FOI EXPOSTO, O QUE DEVEMOS FAZER?

1.    Clamar como Daví: V.1 TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

2.   Se reconhecemos que somos pecadores, temos que correr para o Senhor, pois só Ele pode mudar nossa natureza, fazendo-nos novas criaturas. 2º Coríntios 5:17  Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

 Baseado no 1º Capítulo do Livro "O Clamar de um desviado" de D. Martyn Lloyd-Jones

Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna - IBVE
83 3238-2778
83 98820-2712
ricardo.castro828@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas