DECEPCIONADOS COM JESUS... MATEUS 21:1-11


Decepcionados com Jesus...
Mateus 21:1-11
1  E, QUANDO se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou, então, Jesus dois discípulos, dizendo-lhes:

2  Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos.

3  E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor os há de mister; e logo os enviará.

4  Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz:

5  Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.

6  E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara,

7  Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.

8  E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.

9  E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!

10  E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este?

11  E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.

Intro:

   1.    Você já ficou decepcionado com alguém? Como você se sentiu naquela ocasião? Qual é o seu sentimento agora com respeito a essa pessoa que o decepcionou?

   2.    Você já se decepcionou com Jesus???

   3.    Sei que essa é uma pergunta que quebra alguns paradigmas... e que é uma pergunta não tão fácil de responder e que as pessoas têm medo de respondê-la, pois temem ser criticadas como herege.

  4.    Porém a grande verdade é que existem muitas pessoas que mesmo sem coragem de admitir, já se sentiram decepcionadas com Jesus.

  5.    Porque isso acontece com as pessoas? O que as pessoas que já se sentiram decepcionadas com Jesus devem fazer?

   6.    No texto que lemos hoje encontraremos também pessoas que se decepcionaram com o Mestre, mas veremos que mesmo dessa forma Jesus tinha o melhor para elas.

    7.    Falar do contesto.

     ð  PORQUE NOS DECEPCIONAMOS COM JESUS?

I – NOS DECEPCIONAMOS COM JESUS PORQUE ELE NÃO É O QUE QUEREMOS QUE ELE SEJA.
V.8  E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.

    1.    Observe que o texto dia que muita gente estava tendo aquela atitude. O texto não diz que todos estavam fazendo isso.

    2.    Isso se dá pelo fato de que muitos daqueles que estava ali não aceitavam Jesus como o Messias.

a)    Aquelas pessoas tinham uma fé distorcida a respeito do Messias. Elas faziam interpretações errôneas das profecias a respeito do dEle.

b)   Elas acreditavam que o Messias entraria pelas portas de Jerusalém montado em um cavalo Branco, vestido como um General de Guerra com espada em punho, para libertar Israel de seus inimigos. (Eles estavam confundindo as profecias, pois Ele voltará assim no fim de nossa Era para instaurar seu Reino Milenial).

ð  Em contrapartida vêem um homem manso e humilde montado em um jumentinho selado por capas de seus discípulos. (A visão era cômica, pois ninguém senta em um jumento em seu dorso, como se faz no cavalo. Senta-se na parte mais traseira. E como o animal é pequeno, as pernas ficam batendo no chão.

c)    Eles acreditavam que quando o Messias viesse ninguém saberia a sua origem. Outros sabiam que o Messias seria da descendência real de Davi e que deveria ser proveniente de Belém da Judéia.

ð  Todos ali achavam que Jesus era proveniente da Galiéia e por isso o chamavam de “o Galileu”, ou o Nazareno.

***Muitos ali estavam decepcionados porque Jesus estava aquém de suas expectativas.
***Nós também muitas vezes nos encontramos decepcionados porque Jesus não chega às nossas vidas da forma que nós queremos, mas sim da forma que Ele quer.
***Há um choque quando descobrimos que o nosso Deus não é o queremos que Ele seja (Louvado seja Seu Nome).
ð  A DESPEITO DO QUE ESPERAMOS DELE, JESUS É O QUE É E AGE CONFORME A SUA SOBERANA VONTADE.
EU SOU O QUE SOU Exodo 3:14

II – NOS DECEPCIONAMOS COM JESUS PORQUE ELE NÃO FAZ O QUE QUERÍAMOS QUE ELE FIZESSE.

    1.    Como Falamos anteriormente, a fé no Messias por parte dos Jesus era distorcida. Eles achavam que o Messias viria para libertá-los de seus inimigos, pois pra eles esse era seu maior problema.

   2.    Muitos estavam ali com essa expectativa. Estavam colocando suas capas, as palmas ou clamando “Hosana”, não porque criam que Jesus é Deus, mas porque esperavam que Ele destruísse seus inimigos.

     3.    Esta mesma multidão cinco dias depois estava clamando “Crucifica”! Por quê??? Porque se decepcionaram quando viram que a intenção de Jesus não era essa.

    4.    O teólogo Anglicano John Stott em seu livro “A Cruz de Cristo” expressa uma teoria de que Judas tenha se decepcionado com Jesus logo após ouvi-lo dizer que iria morrer em Jerusalém, pois esperava que lá Ele se revoltasse contra Roma.

***FICAMOS DECEPCIONADOS COM JESUS PORQUE ELE NÃO FAZ O QUE QUEREMOS.
ð  QUANDO NÃO ESTAMOS NO CONTROLE, QUANDO NÃO CONSEGUIMOS MANIPULAR DEUS, HÁ UM CHOQUE. FICAMOS DECEPCIONADOS.
Eu o Senhor falei, e eu o farei’ Ezequiel 17:24

III – FICAMOS DECEPCIONADOS COM JESUS QUANDO OS NOSSOS INTERESES SÃO CONFRONTRADOS COM OS DELE.
12  E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;
13  E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.

   1.    Ao entrar em Jerusalém uma das primeiras providências que o Senhor tomou foi ir ao templo. Chegando lá encontrou algo que era totalmente inconcebível: Pessoas negociando no meio do templo.

    2.    Pode-se até pensar que a intenção dos vendilhões era boa, pois eles estavam vendendo itens que facilitariam a vida daqueles que vinham de todas as partes do planeta para adorar em Jerusalém. Bem como estavam trocando moedas dos mais diversos países pelas moedas do templo.

    3.    Mas sua intenção não era o bem dos adoradores, mas o lucro pecuniário que estavam granjeando com essa prática. ISSO CAUSOU A MAIS ESTRANHA REAÇÃO NO SENHOR JESUS.

    4.    Ele teceu um azorrague e com ele expulsou todos os vendilhões. (Note que o texto não diz que Ele tenha batido em ninguém).

    5.    Essa Sua atitude com certeza deixou muitos decepcionados com Jesus, uma vez que Seus interesses entraram em conflito com os interesses dos vendilhões.

***FICAMOS DECEPCIONADOS COM JESUS QUANDO DESCOBRIMOS QUE NOSSOS INTERESSES NÃO COMUNGAM COM OS INTERESSES DE JESUS.
***FICAMOSDECEPCIONADOS QUANDO VEMOS QUE TEMOS QUE DISPOR DE COISAS E ATITUDES PARA QUE NOSSOS INTERESSES POSSAM SE ALINHAR.
***FICAMOS DECEPCIONADOS QUANDO VEMOS QUE JESUS FRUSTRA NOSSOS PLANOS.
"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor.” Isaías 55:8

CONCLUSÃO:

   1.    As pessoas se decepcionam com Jesus por um simples fato: NÃO CONSEGUEM MANIPULA-LO.

     2.    Estamos acostumados a manipular as pessoas e as situação, e por isso ficamos tristes quando descobrimos que com Jesus é diferente.

     3.    Temos que nos amoldar à vontade dEle, pois só Ele é Soberano.

    4.    Quando aceitamos Sua Vontade que é BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL (Romanos 12:2), então descobrimos que TODAS AS COISAS CONTRIBUEM PARA O NOSSO BEM (Romanos 8:28) e então já não ficamos mais decepcionados, mas sim satisfeitos com Jesus.

Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)
(83) 98820-2712
(83)  3238-2778
Ricardo.castro828@gmail.com



Comentários

Postagens mais visitadas