O ENGANO DOS OLHOS



Gênesis 3:6

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.


INTRODUÇÃO:

1. Estamos vivendo na era mais consumista da história da humanidade.

2. E podemos ver que muitas coisas concorrem para obter nossa atenção. E os marketeiros sabendo disso, criam imagens que são lindas aos nossos olhos. Haja vista os comerciais de produtos nocivos, mas que suas campanhas publicitárias enchem nossos olhos. EX: Comerciais de bebidas alcoólicas, enlatados, shows, festas, etc.

3. Porque os marketeiros agem assim? Porque eles levam a sério a máxima que diz “a imagem é tudo”. Essas pessoas sabem o quanto uma imagem pode prender a atenção e o desejo.

4. Vendo por este prisma podemos dizer que o diabo foi o primeiro marketeiro da história. Com sua astúcia ele conseguiu enganar Eva e as consequências desse engano são sentidas até hoje.

5. Hoje veremos, por meio da história de Eva, como o diabo usa o engano dos olhos para ludibriar e enganar para que possa concretizar seus intentos funestos.

6. E de posse desse ensinamento poderemos fugir de seus ardis.

I – A TÁTICA DO DIABO
E viu a mulher que aquela árvore era boa... agradável... desejável

1. O diabo sabe que somos presos pelo belo. Aquilo que é bonito prende nossa atenção e despertar o nosso desejo.

2. Então quando ele tenta, não mostrará a verdade. Irá mostrar aquilo que queremos ver.
           
          a) No caso de Eva ele ofereceu coisas que eram infimamente desejável = Imortalidade e ser igual a Deus (E essa última nem ele mesmo teve)
Gênesis 3:4,5
4  Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5  Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

b) O diabo se disfarça em um anjo de luz: 2ª Coríntios 11:14  E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

c) Com esse disfarce o diabo distorce o entendimento para que o homem não veja a verdade: 2ª Coríntios 4:4  Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
***Foi o que aconteceu com Eva. Depois que cedeu à tentação não mediu as consequências de sua desobediência. SÓ VIU O QUE ESTAVA DIANTE DOS SEUS OLHOS!!!

II – COMO SE DÁ A TENTAÇÃO?
Existe pelo menos 3 tentações básicas que podemos encontrar registradas em 1º João 2:16
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

1.     O diabo sempre usará uma dessas, ou todas elas.

2.     Na tentação de Eva ele usou todas elas:
a)    E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer = Concupiscência da Carne.
b)   e agradável aos olhos = Concupiscência dos Olhos
c)    e árvore desejável para dar entendimento = Soberba da Vida

3.     Na tentação de Jesus no deserto ele também usou todas elas:
a)   E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Mateus 4:3 = Concupiscência da carne è Jesus estava com fome. O alimento lhe era desejável.

b)  Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Mateus 4:5,6 = Soberba da Vida è Ele queria que Jesus mostrasse que era Filho de Deus e que o que estava escrito se cumpriria.

c)   Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Mateus 4:8,9  = Concupiscência dos Olhos

     4.   Para essas tentações o diabo lanças dardos inflamados (pensamentos e sentimentos) = Efésios 6:16  Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

a)  É por isso que as Escrituras dizem que temos que devemos proteger nosso coração

Provérbios 4:23  Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Hebreus 12:15  Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

b)  Devemos alimentar nosso coração com o que é bom: Filipenses 4:8  Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.



III – NOSSA ATITUDE DIANTE DO ENGANO DOS OLHOS

1.    Não devemos ignorar a ação diabólica: 2º Coríntios 2:11  Porque não ignoramos os seus ardis.

2.    Devemos nos sujeitar a Deus para que possamos resisti-lo: Tiago 4:7  Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

3.    Devemos fugir do pecado: 1ª Tessalonicenses 5:22  Abstende-vos de toda a aparência do mal.

CONCLUSÃO

1.     Não se deixe enganar pelos seus olhos, pois o diabo irá sempre te mostrar o melhor aspecto do pecado. Mas seu fim é morte e destruição.

2.     Tenha discernimento em todas as coisas e esteja em comunhão com Deus, pois suas bênçãos não nos trazem dor
Provérbios 10:22  A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.

Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)
(83) 98820-2712
(83)   3238-2778

ricardo.castro828@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas