quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O ENGANO DOS OLHOS



Gênesis 3:6

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.


INTRODUÇÃO:

1. Estamos vivendo na era mais consumista da história da humanidade.

2. E podemos ver que muitas coisas concorrem para obter nossa atenção. E os marketeiros sabendo disso, criam imagens que são lindas aos nossos olhos. Haja vista os comerciais de produtos nocivos, mas que suas campanhas publicitárias enchem nossos olhos. EX: Comerciais de bebidas alcoólicas, enlatados, shows, festas, etc.

3. Porque os marketeiros agem assim? Porque eles levam a sério a máxima que diz “a imagem é tudo”. Essas pessoas sabem o quanto uma imagem pode prender a atenção e o desejo.

4. Vendo por este prisma podemos dizer que o diabo foi o primeiro marketeiro da história. Com sua astúcia ele conseguiu enganar Eva e as consequências desse engano são sentidas até hoje.

5. Hoje veremos, por meio da história de Eva, como o diabo usa o engano dos olhos para ludibriar e enganar para que possa concretizar seus intentos funestos.

6. E de posse desse ensinamento poderemos fugir de seus ardis.

I – A TÁTICA DO DIABO
E viu a mulher que aquela árvore era boa... agradável... desejável

1. O diabo sabe que somos presos pelo belo. Aquilo que é bonito prende nossa atenção e despertar o nosso desejo.

2. Então quando ele tenta, não mostrará a verdade. Irá mostrar aquilo que queremos ver.
           
          a) No caso de Eva ele ofereceu coisas que eram infimamente desejável = Imortalidade e ser igual a Deus (E essa última nem ele mesmo teve)
Gênesis 3:4,5
4  Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5  Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

b) O diabo se disfarça em um anjo de luz: 2ª Coríntios 11:14  E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

c) Com esse disfarce o diabo distorce o entendimento para que o homem não veja a verdade: 2ª Coríntios 4:4  Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
***Foi o que aconteceu com Eva. Depois que cedeu à tentação não mediu as consequências de sua desobediência. SÓ VIU O QUE ESTAVA DIANTE DOS SEUS OLHOS!!!

II – COMO SE DÁ A TENTAÇÃO?
Existe pelo menos 3 tentações básicas que podemos encontrar registradas em 1º João 2:16
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

1.     O diabo sempre usará uma dessas, ou todas elas.

2.     Na tentação de Eva ele usou todas elas:
a)    E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer = Concupiscência da Carne.
b)   e agradável aos olhos = Concupiscência dos Olhos
c)    e árvore desejável para dar entendimento = Soberba da Vida

3.     Na tentação de Jesus no deserto ele também usou todas elas:
a)   E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Mateus 4:3 = Concupiscência da carne è Jesus estava com fome. O alimento lhe era desejável.

b)  Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Mateus 4:5,6 = Soberba da Vida è Ele queria que Jesus mostrasse que era Filho de Deus e que o que estava escrito se cumpriria.

c)   Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Mateus 4:8,9  = Concupiscência dos Olhos

     4.   Para essas tentações o diabo lanças dardos inflamados (pensamentos e sentimentos) = Efésios 6:16  Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

a)  É por isso que as Escrituras dizem que temos que devemos proteger nosso coração

Provérbios 4:23  Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Hebreus 12:15  Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

b)  Devemos alimentar nosso coração com o que é bom: Filipenses 4:8  Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.



III – NOSSA ATITUDE DIANTE DO ENGANO DOS OLHOS

1.    Não devemos ignorar a ação diabólica: 2º Coríntios 2:11  Porque não ignoramos os seus ardis.

2.    Devemos nos sujeitar a Deus para que possamos resisti-lo: Tiago 4:7  Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

3.    Devemos fugir do pecado: 1ª Tessalonicenses 5:22  Abstende-vos de toda a aparência do mal.

CONCLUSÃO

1.     Não se deixe enganar pelos seus olhos, pois o diabo irá sempre te mostrar o melhor aspecto do pecado. Mas seu fim é morte e destruição.

2.     Tenha discernimento em todas as coisas e esteja em comunhão com Deus, pois suas bênçãos não nos trazem dor
Provérbios 10:22  A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.

Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)
(83) 98820-2712
(83)   3238-2778

ricardo.castro828@gmail.com
Compartilhar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI

CONHEÇA OS LIVROS DO PR. RICARDO CASTRO

TRANSLATE

FAÇA UMA DOAÇÃO

FAÇA UMA DOAÇÃO

FAÇA UMA DOAÇÃO COM PAGSEGURO

Seguidores

Total de visualizações

ONLINE AGORA

Tecnologia do Blogger.

Pastor Ricardo Castro

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Pastor Fundador da Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE) na cidade de João Pessoa/PB. Músico, escritor e Teólogo, Casado com a Missionária Sulamita Castro e Pai de Nathan Castro e Ricardo Castro Jr (Ambos Músicos). Tocou em diversas bandas gospel (Aliança, Força e Louvor, Exodus, Mount Hermon, Plena Virtude). Hoje é Produtor e Maneger da Banda Gospel Pacto 7, a qual seus filhos fazem parte. Contato: Email: ricardo.castro828@gmail.com -Fones: (83) 98820-2712 *** (83) 3238-2712

BAIXE ESTE LIVRO AGORA

PEDIDO DE ORAÇÃO

Nome

E-mail *

Mensagem *

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA IGREJA

SIGA-NOS POR EMAIL

PRA. SULAMITA & PR. RICARDO CASTRO

PRA. SULAMITA & PR. RICARDO CASTRO

POSTAGENS

NOTÍCIAS GOSPEL

SLIDE SHOW

PastorRicardo_Castro_Ibve's  album on Photobucket

CONHEÇA MEU LIVRO