OS CAMINHOS DO SENHOR


Salmo 103:7 Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel.

INTRO:

1. Coisa importante é termos em mente o Poder imensurável que o Senhor tem e tudo o que Ele pode fazer por nós.

2. Contudo, temos visto que as pessoas têm se chegado ao Senhor com o único objetivo de obter Seus feitos.

3. Não estamos dizendo que o Senhor não queira abençoar os que se chegam para Ele. Pelo contrário, as Escrituras dizem que Ele abençoa todos os que se chegam a Ele: Hebreus 11:6  Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

4. Mas para muitos o relacionamento com o Senhor resumiu-se no que Ele pode fazer em favor do crente.

5. Será que o relacionamento com Deus é apenas isso? Será que Deus é apenas um Ser Poderoso que vive apenas em função da necessidade do homem?

6. No texto que lemos hoje vemos que o Salmista fez uma separação entre aqueles que buscavam os feitos do Senhor, e Moisés que preferiu os Caminhos dEle.

I - OS FEITOS DO SENHOR PARA ISRAEL

1. ABRIU O MAR VERMELHO

2. DESTRUIU O EXÉRCITO DE FARAÓ QUE OS PERSEGUIA

3. FEZ BROTAR ÁGUA DA ROCHA

4. FEZ CHOVER PÃO DO CÉU

5. FEZ CHOVER CORDONIZES

6. UMA NÚVEM DE DIA UMA COLUNA DE FOGO À NOITE

ð Apesar de todo esse cuidado do Senhor o povo mostrava-se rebelde e murmurador.

ð MAS MESMO ASSIM DEUS DAVA O QUE O POVO QUERIA!!!

ð Sabendo disso, quando o povo fez um bezerro de Ouro o Senhor disse que continuaria manifestando Seu Poder, mas Sua Presença não iria com Eles = Porque o que eles queriam na eram principalmente os feitos do Senhor e não Sua Presença.

Exodo 33:1-3
1     DISSE mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei.
2     E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus,
3     A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho.


ð Como Resultado Deus quis destruir aquela geração rebelde

ð Nenhum deles entraram na terra prometida (exceto Josué e Calebe).

***Estamos vivendo em uma geração bem semelhante. As pessoas estão preferindo os feitos do Senhor a Sua presença.

II - OS CAMINHOS DO SENHOR A MOISÉS

1. NA SARSA ARDENTE REVELOU SEUS PLANOS A ELE

A)  Aquela revelação mudou a vida de Moisés = Deixou as cabras de seu sogro(zona de conforto) e aventurou-se diante do faraó que queria tirar-lhe a vida (Zona de Confronto)

B)  Nossa geração precisa de pessoas assim, impactadas pelo Poder de Deus, que decidem deixar sua zona de Conforto e aventurar-se na Zona de Confronto pelo Senhor.


2. TINHA UM RELACIONAMENTO DIFERENTE COM MOISÉS
NÚMEROS 12:6-8 disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?

A)  Com o povo falava por meio de enigmas, mas com Moisés Ele falava cara a Cara.

B)  No Monte Sinai passou 40 dias revelando Sua Vontade para o povo.

3. A MOISÉS REVELOU A SUA GLÓRIA
Êxodo 33:18-23
18  Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.
19  Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.
20  E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.
21  Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha.
22  E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.
23  E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.

4. Apesar de Moisés também não ter entrado na terra Prometida por causa de uma desobediência, ele foi recolhido no Seio de Abraão!

III - OS FEITOS OU OS CAMINHOS DO SENHOR?

1. Hoje o que mais vemos no meio cristão são pessoas buscando os feitos do Senhor. E as igrejas e ministérios estão incentivando essa prática: CAMPANHAS DA PROSPERIDADE, CONGRESSO DOS EMPRESÁRIOS, CAMPANHAS DE CURA E LIBERTAÇÃO, ETC.

***AS PESSOAS ESTÃO SENDO DOUTRINADAS A BUSCAS APENAS O QUE O SENHOR PODE FAZER!!! Isto é uma triste realidade.

***As pessoas perderão a noção do que é cultuar ao Senhor:

ð Os cultos estão cada vez mais Antropocêntricos (o homem no Centro). Os cultos giram em torno do homem e de seus problemas.

ð E Deus é tão misericordioso que concede o que essas pessoas quer. Mas o mais importante (Sua Presença) não vai com eles.

2. Contudo, quando buscamos a Face do Senhor (Sua Presença), as bênção decorrentes da obediência vem até nós.

Deuteronômio 28:2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;

Mateus 6:33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

3. E acima de tudo desfrutaremos da aprovação do Senhor e teremos uma intimidade ímpar com o Rei dos Reis.

Conclusão:

ð Busquemos a Deus pelo motivo certo. Não apenas por causa de seus feitos, mas por quem Ele é. Senhor dos Senhores e Rei dos Reis.

ð Quando assim fazemos desfrutamos não apenas de Seus feitos, mas também de Sua Presença que suplanta qualquer bem material que possamos obter!

ð Para aqueles que buscam apenas seus feitos o Senhor os dá. Mas para aqueles que buscam seus caminhos, desfrutam de Sua presença e Suas bênçãos os alcançam.



Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)
83 98820-2712
83   3238-2778


ricardo.castro828@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas