segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

A PORTA ABERTA PELO SENHOR

A PORTA ABERTA PELO SENHOR

APOCALIPSE 3:7-13
7  E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:

8  Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

9  Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.

10  Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

11  Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

12  A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

13  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

INTRODUÇÃO:

1. Sou fascinado pelo Livro do Apocalipse. E quem realmente ama a Bíblia, geralmente também é.

2. É um livro que foi escrito com um objetivo específico, consolar seu povo que passa por tribulação.

3. É um livro um tanto difícil de interpretar devido sua linguagem alegórica. E existem pelo manos quatro forma de interpretá-lo.

4. Mas hoje nos prenderemos em uma das sete cartas enviada pelo Senhor às Suas sete igrejas da Ásia: A Igreja de Filadelfia.

5. Nas cartas enviada às igrejas existe uma simetria: Cada igreja deve reconhecer sua fraqueza, confessar seu pecado, e ser fiel Àquele que a chamou.

6. No caso da Igreja de Filadelfia, há um elemento diferente das demais: Ela não recebe repreensão do Senhor, mas sim um incentivo! A IGREJA ERA FIEL!

7. Entretanto, a igreja tinha um problema de auto estima: Havia a pressão e o ataque de outras religiões e do mundo:
           
a) A cidade Filadelfia tinha grandes templos para os deuses do panteão Greco/Romano.
           
b) Os judeus também eram muito hostis ao cristianismo naquela cidade. E isso era a causa da maior pressão da Igreja, pois eles eram implacáveis contra a igreja.

c) O mundo daqueles dias também exercia uma pressão grande com toda a sua libertinagem.

***TUDO ISSO FAZIA COM QUE A IGREJA SE SENTISSE FRACA.

SE VOCÊ SENTE-SE FRACO E PRESSIONADO DE TODOS OS LADOS, ESSA MENGAGEM É PRA VOCÊ!!!

I – COMO O SENHOR SE APRESENTA ÀQUELA IGREJA?

1. É muito significativa a forma como Jesus se apresenta para a Sua Igreja. Ele toca direto na necessidade imediata da igreja:
v. 7  E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre.

a) FIEL E VERDADEIRO = Diferente de todos os outros que os homens consideravam deuses. NÃO HÁ OUTRO COMO ELE. Todos os deuses são falsos e por isso nada podem fazer pelos homens.

b) AQUELE QUE TEM A CHAVE DE DAVI = Total autoridade. Os Judeus achavam que era eles quem determinava quem podia ou não fazer parte do Reino de Deus.
MAS QUEM TEM A CHAVE DE DAVÍ É JESUS. Autoridade Plena: Se Ele fechar, ninguém abre. Se Ele abrir, ninguém fecha.

c) EU SEI AS TUAS OBRAS = O Senhor, que tem os Olhos como Chamas de Fogo (Apocalipse 1:14), Conhece a fidelidade de Sua Igreja e é por isso que ela não deve temer.

NOSSO DEUS É INCOMPARÁVEL E SÓ ELE TEM A AUTORIDADE PARA DAR O QUE A SUA IGREJA NECESSITA!!!

II – EM QUE A IGREJA DE FILADELFIA ERA FIEL?

1. A IGREJA GUARDAVA A PALAVRA DO SENHOR.
v. 8 guardaste a minha palavra.

2. NÃO NEGOU O NOME DO SENHOR.
v. 8 e não negaste o meu nome.

3. ERA PACIENTE (porque confiava que em algum momento o Senhor lhe ajudaria)
v. 10  Como guardaste a palavra da minha paciência

O SENHOR PEDE QUE SUA IGREJA GUARDEM SUA FIDELIDADE ATÉ O FIM.
V.11  Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

III – O QUE JESUS FARÁ POR SUA IGREJA?

1. O Senhor Porá diante dela uma porta aberta:
v.8  Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

a) A igreja sentia-se pequena a intimidada, MAS JESUS A CONVIDA A OLHAR PARA A PORTA ABERTA. Não importa qual terrível seja a intimidação, O SENHOR SEMPRE ABRIRÁ UMA PORTA.

b) Era um convite para não olhar para as intimidações, mas para a Porta Aberta pelo Senhor.

c) Era uma porta de Acesso aos privilégios do Reino de Deus.

2. O Senhor trará seus inimigos para prostrados vejam que Ele ama a Igreja
v. 9  Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.

3. O Senhor guardará a igreja da tribulação que há de vir.
v. 10  Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

4. O Senhor fará com que a igreja que se sentia pequena e inexpressiva seja uma coluna no templo de Deus.
v.12  A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

CONCLUSÃO:

1. Mesmo nos sentindo pequenos e fracos e estivermos sofrendo pressões de todos os lados, o segredo é guardar a fidelidade.

2. Com a Sua Autoridade o Senhor abrirá um porta ampla de privilégios diante de nós.

3. E todos aqueles que se opõem a nós verão que somos amados pelo Senhor.


Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)
(83) 98820-2712
(83)  3238-2778



Compartilhar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI

CONHEÇA OS LIVROS DO PR. RICARDO CASTRO

TRANSLATE

HELP US

HELP US

Seguidores

Total de visualizações

ONLINE AGORA

Tecnologia do Blogger.

Pastor Ricardo Castro

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Pastor Fundador da Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE) na cidade de João Pessoa/PB. Músico, escritor e Teólogo, Casado com a Missionária Sulamita Castro e Pai de Nathan Castro e Ricardo Castro Jr (Ambos Músicos). Tocou em diversas bandas gospel (Aliança, Força e Louvor, Exodus, Mount Hermon, Plena Virtude). Hoje é Produtor e Maneger da Banda Gospel Pacto 7, a qual seus filhos fazem parte. Contato: Email: ricardo.castro828@gmail.com -Fones: (83) 98820-2712 *** (83) 3238-2712

BAIXE ESTE LIVRO AGORA

PEDIDO DE ORAÇÃO

Nome

E-mail *

Mensagem *

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA IGREJA

SIGA-NOS POR EMAIL

PRA. SULAMITA & PR. RICARDO CASTRO

PRA. SULAMITA & PR. RICARDO CASTRO

POSTAGENS

NOTÍCIAS GOSPEL

SLIDE SHOW

PastorRicardo_Castro_Ibve's  album on Photobucket

CONHEÇA MEU LIVRO