A PORTA ABERTA PELO SENHOR

A PORTA ABERTA PELO SENHOR

APOCALIPSE 3:7-13
7  E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:

8  Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

9  Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.

10  Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

11  Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

12  A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

13  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

INTRODUÇÃO:

1. Sou fascinado pelo Livro do Apocalipse. E quem realmente ama a Bíblia, geralmente também é.

2. É um livro que foi escrito com um objetivo específico, consolar seu povo que passa por tribulação.

3. É um livro um tanto difícil de interpretar devido sua linguagem alegórica. E existem pelo manos quatro forma de interpretá-lo.

4. Mas hoje nos prenderemos em uma das sete cartas enviada pelo Senhor às Suas sete igrejas da Ásia: A Igreja de Filadelfia.

5. Nas cartas enviada às igrejas existe uma simetria: Cada igreja deve reconhecer sua fraqueza, confessar seu pecado, e ser fiel Àquele que a chamou.

6. No caso da Igreja de Filadelfia, há um elemento diferente das demais: Ela não recebe repreensão do Senhor, mas sim um incentivo! A IGREJA ERA FIEL!

7. Entretanto, a igreja tinha um problema de auto estima: Havia a pressão e o ataque de outras religiões e do mundo:
           
a) A cidade Filadelfia tinha grandes templos para os deuses do panteão Greco/Romano.
           
b) Os judeus também eram muito hostis ao cristianismo naquela cidade. E isso era a causa da maior pressão da Igreja, pois eles eram implacáveis contra a igreja.

c) O mundo daqueles dias também exercia uma pressão grande com toda a sua libertinagem.

***TUDO ISSO FAZIA COM QUE A IGREJA SE SENTISSE FRACA.

SE VOCÊ SENTE-SE FRACO E PRESSIONADO DE TODOS OS LADOS, ESSA MENGAGEM É PRA VOCÊ!!!

I – COMO O SENHOR SE APRESENTA ÀQUELA IGREJA?

1. É muito significativa a forma como Jesus se apresenta para a Sua Igreja. Ele toca direto na necessidade imediata da igreja:
v. 7  E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre.

a) FIEL E VERDADEIRO = Diferente de todos os outros que os homens consideravam deuses. NÃO HÁ OUTRO COMO ELE. Todos os deuses são falsos e por isso nada podem fazer pelos homens.

b) AQUELE QUE TEM A CHAVE DE DAVI = Total autoridade. Os Judeus achavam que era eles quem determinava quem podia ou não fazer parte do Reino de Deus.
MAS QUEM TEM A CHAVE DE DAVÍ É JESUS. Autoridade Plena: Se Ele fechar, ninguém abre. Se Ele abrir, ninguém fecha.

c) EU SEI AS TUAS OBRAS = O Senhor, que tem os Olhos como Chamas de Fogo (Apocalipse 1:14), Conhece a fidelidade de Sua Igreja e é por isso que ela não deve temer.

NOSSO DEUS É INCOMPARÁVEL E SÓ ELE TEM A AUTORIDADE PARA DAR O QUE A SUA IGREJA NECESSITA!!!

II – EM QUE A IGREJA DE FILADELFIA ERA FIEL?

1. A IGREJA GUARDAVA A PALAVRA DO SENHOR.
v. 8 guardaste a minha palavra.

2. NÃO NEGOU O NOME DO SENHOR.
v. 8 e não negaste o meu nome.

3. ERA PACIENTE (porque confiava que em algum momento o Senhor lhe ajudaria)
v. 10  Como guardaste a palavra da minha paciência

O SENHOR PEDE QUE SUA IGREJA GUARDEM SUA FIDELIDADE ATÉ O FIM.
V.11  Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

III – O QUE JESUS FARÁ POR SUA IGREJA?

1. O Senhor Porá diante dela uma porta aberta:
v.8  Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

a) A igreja sentia-se pequena a intimidada, MAS JESUS A CONVIDA A OLHAR PARA A PORTA ABERTA. Não importa qual terrível seja a intimidação, O SENHOR SEMPRE ABRIRÁ UMA PORTA.

b) Era um convite para não olhar para as intimidações, mas para a Porta Aberta pelo Senhor.

c) Era uma porta de Acesso aos privilégios do Reino de Deus.

2. O Senhor trará seus inimigos para prostrados vejam que Ele ama a Igreja
v. 9  Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.

3. O Senhor guardará a igreja da tribulação que há de vir.
v. 10  Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

4. O Senhor fará com que a igreja que se sentia pequena e inexpressiva seja uma coluna no templo de Deus.
v.12  A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

CONCLUSÃO:

1. Mesmo nos sentindo pequenos e fracos e estivermos sofrendo pressões de todos os lados, o segredo é guardar a fidelidade.

2. Com a Sua Autoridade o Senhor abrirá um porta ampla de privilégios diante de nós.

3. E todos aqueles que se opõem a nós verão que somos amados pelo Senhor.


Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)
(83) 98820-2712
(83)  3238-2778



Comentários

Postagens mais visitadas