ANÁLISE DE 'OS DEZ MANDAMENTOS - O FILME"

 

Acabei de chegar em casa depois de uma seção de cinema e estou estupefato. Sempre tive alguma reserva em assistir filmes bíblicos porque geralmente fogem do contexto bíblico. E depois de ultimamente assistir filmes como "Noé" (com Russel Crowe) e "Êxodo - Deuses e reis" (com Christian Bale), fiquei com verdadeiro trauma, uma vez que esses filmes além de fugir do contexto bíblico, beiram a heresia.
Então quando os jovens da Igreja se reuniram para assistir "Os Dez Mandamentos - O Filme", decidi ve-lo devido ao alcance que a novela teve em nosso país e fiquei estarrecido. Figurino perfeito, efeitos especiais pra lá de especiais, atuações marcantes e o que mais me encantou no filme... ele segue à risca o contexto bíblico. Excetuando o fato de que no filme o Faraó não morre nas águas do Mar Vermelho (Salmo 136:15), tudo se coaduna perfeitamente com a Bíblia. É claro que há certo sombreamento poético que o diretor teve que dar a tramam para que o filme pudesse ser consumido pelas massas, mas mesmo assim nada disso feriu o contexto Bíblico.
Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a atenção do diretor em pequenas coisas que outros filmes épicos falharam. Por exemplo: é notório que em muitas produções, Moisés é colocado por sua mãe Joquebede nas águas do Rio Nilo. Porém nos "Dez Mandamentos" Moisés fica na vegetação à beira do rio como está na Bíblia (Êxodo 2:3). E também em outros filmes a filha de Faraó entra no rio Nilo para banhar-se. Mas assim como está na Bíblia, o filme mostra que a filha de Faraó estava à beira do rio banhando-se em suas águas (Êxodo 2:5).
Outras coisas também me encantaram com a coluna de fogo que separava o exército de Faraó dos israelitas, o Maná, as pragas e etc. Todas foram representadas com uma fidelidade sem igual.
O ponto mais alto do filme foi quando o Mar Vermelho foi aberto por Deus. O Cinema inteiro (crianças, jovens, adultos e idosos) alçaram sua voz entre assobios e berros em total deslumbre. E em seguida o som ensurdecedor das palmas inundaram o local.
Realmente discordo do Edir Macedo em 99% de sua teologia (E continuarei discordando até a Volta do Mestre), porém hoje louvei a Deus por sua vida por ter proporcionado ao povo brasileiro uma super produção épica, totalmente bíblica e que não fica devendo em nada às produções gringas. 
Estou aqui ansioso para ver nas telonas outra super produção Bíblica que abençoe as famílias brasileiras como "Os Dez Mandamentos - O Filme" que abençoou minha família e os irmãos da igreja em que sirvo como pastor.

Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)
(83) 98820-2712
(83)   3238-2778
ricardo.castro@gmail.com 

Comentários

Postagens mais visitadas