O CULTO QUE AGRADA A DEUS


O CULTO QUE AGRADA A DEUS

1ª Coríntios 14:26  Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

INTRODUÇÃO:
1. Em nossos dias vemos diferentes formas de culto, a cada líder diz que este culto é a forma correta.

2. Será que existe realmente uma forma correta de cultuar a Deus?

3. Devemos dizer antes de tudo que devido às muitas culturas espalhadas pelo mundo, existem também diversas formas de culto.

4. Mas existe um princípio Bíblico que deve ser o regulador de todos os cultos na face da terra.

5. De forma sucinta veremos hoje quais são os princípios bíblicos reguladores do culto:

I – DEUS NOS DÁ SUAS DIRETRISES PARA A REALIZAÇÃO DO CULTO

1. Alguém poderia dizer que Deus nos dá liberdade para o cultuarmos da forma que quisermos...

* Mas e se alguém decide adora-lo prostrando-se diante de uma imagem que supostamente seja a imagem de Deus?

*E se alguém decide que deveria adorar a Deus como Adão adorava antes da queda, ou seja, nu?

2. Será que Deus deve ser adorado da forma que nos der na cabeça?

Levítico 10: 1-3 
E OS filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.  E disse Moisés a Arão: Isto é o que o SENHOR falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se.

3. Temos que adorar a Deus da forma que Ele mesmo instituiu.

II – COMO DEVE SER NOSSA PARTICIPAÇÃO NO CULTO

1. A primeira coisa que temos que entender é que o Senhor quer que nos reunamos como corpo.

Mateus 18:20  Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

Hebreus 10:25  Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

2. Deve haver a participação de todos.
1ª Coríntios 14:26  Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

a) Não deve haver preferências ou partidarismos.
1ª Coríntios 12:12 
Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

1ª Coríntios 12
22  Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;
23  E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
24  Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;
25  Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
26  De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
27  Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.

ð  Não podemos fazer um culto para determinado “público” em detrimento dos demais = TODOS TEM QUE TER A MESMA IMPORTÂNCIA NO CULTO.

3. Nossos dons tem que ser utilizados na igreja.
1ª Coríntios 1:7 
De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,

III – QUAIS SÃO OS LIMITES DO CULTO

1. Alguns alegam que por estamos na dispensação da Graça, tudo é liberado, é livre.

            a) Devemos lembrar que a Graça é muito mais exigente do que a lei.

è A lei dizia: Não adulterarás. A Graça diz: Se olhar para uma mulher com sentimento impuro no coração, já adulterou com ela.

Mateus 5:27-28  Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

2. A Bíblia nos mostra também que o culto (Tanto na graça como na Lei) tem seus limites. E temos que observa-los se queremos agradar a Deus com nosso culto.

a)    O CULTO DEVE SINCERO E COM O MELHOR:
João 4:23  Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

*** O espírito é a parte mais importante do Homem. O melhor que ele tem. Sem ele o homem está morto.

ð  O Senhor não se agrada com o ritualismo:

Isaías 1:11-15
11  De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.
12  Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
13  Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.
14  As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
15  Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

Isaías 29:13 
Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;

b)   Deve haver reverência:

ð  Conseguimos entrar em um fórum de bermudas? O que faz um juiz se alguém está em sua presença mascando chiclete? O que faz um professor quando um aluno não está dando a mínima para sua aula?
ð  Ora se fazemos isso em respeito a homens como nós, quanto mais ao Rei dos reis?

Eclesiastes 5:1,2
1. GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.
2  Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras.

1ª Coríntios 14:40  Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.

C) Deve haver edificação:
1ª Coríntios 14:26  Faça-se tudo para edificação.

ð  Os pastores e líderes foram colocados na igreja com o objetivo de edificar a igreja:
Efésios 4:11-13
11  E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12  Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
13  Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

ð  Até a pregação no culto tem que ter a chancela da Edificação:
1ª Coríntios 14:3 Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.

d)          O Culto deve glorificar só a Deus e não ao homem ou a qualquer personalidade:

Mateus 4:10  Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

Isaías 42:8  Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.


CONCLUSÃO:

1. O Senhor deseja que seu povo se reúna enquanto Corpo de Cristo

2. Mas esse culto tem que seguir as diretrizes do Senhor: Não pode ser de qualquer maneira.

3. Temos que entender que o Culto tem seus limites que devemos seguir para que possamos agrada-Lo.

4. Portanto, cultuemos da maneira certa.

Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)
(83) 98820-2712

(83)  3238-2778

Comentários

Postagens mais visitadas