FICAR EM BETEL OU DESCER AO EGITO? - Gênesis 12:10


FICAR EM BETEL OU DESCER AO EGITO?
***Assista esta pregação no fim da postagem

E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.

Gênesis 12:10
INTRO:
1.       Abrão é um grande homem de Deus, do qual devemos ter sua fé como exemplo.

2.       Ele sempre foi um homem de adoração. Aonde quer que fosse sempre erigia um altar. Esse era o segredo de sua fé monumental.

3.       Porém a Bíblia mostra que em certo momento de sua vida, Abrão toma uma decisão que quase o faz perder tudo.

4.       Houve fome em Canaã (a terra da promessa) e Abrão decide descer ao Egito (a terra da escravidão), achando que alcançaria vantagens.

5.       Na ministração de hoje faremos um paralelo entre Abrão e nós. Pois assim como ele, muitas vezes nossas escolhas erradas nos fazem amargar experiências terríveis.

I – ABRÃO DESCE AO EGITO
1. Por qual motivo Abrão decide descer ao Egito? Havia fome na terra de Canaã.
E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.
Gênesis 12:10

a)  Às vezes somos como Abrão: Pensamos que para preservar a vida (ou os negócios, ou os relacionamentos, ou a família) o melhor é ir para um lugar em que tenhamos o “alívio imediato”.
Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro, e se estribam em cavalos; e têm confiança em carros, porque são muitos; e nos cavaleiros, porque são poderosíssimos; e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao SENHOR. Isaías 31:1

2. Em Canaã (terra da promessa) havia fome. Mas no Egito (a terra da escravidão) havia comida.

a)  Mas mesmo que no Egito havia pão, não era ali que Abrão devia estar. Por duas vezes (Cap. 12 versos 1 e 7) Deus disse que ele deveria ficar em Canaã.
1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
7 E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.

b)  Mais uma vez podemos nos identificar com essa atitude de Abrão. Mesmo estando na terra da promessa, desesperamos quando não vemos as coisas como queríamos. Então vamos procurar vantagem na terra do Egito.

3.  Abrão foi buscar vantagens no Egito.

a) Desceu para o Egito em busca de viveres.

b) Já no Egito, queria auferir vantagens por causa da beleza de sua esposa.

c) Nós também vamos para o “mundo” por causa das supostas vantagens que podemos auferir. CONTUDO SÃO VANTAGENS ILUSÓRIAS.

II – AS “VANTAGENS” DO EGITO.

1.       Abrão sempre foi um homem de adoração. Sempre onde chegava, sua primeira atitude era erigir um altar ao Senhor. Mas no relato de sua estada no Egito, nada há que indique que ele tenha erigido um altar naquele lugar: O EGITO (MUNDO) IMPEDE NOSSA COMUNHÃO COM DEUS.

2.       Ao descer para aquele lugar, sabendo que sua esposa era bela, ele pede que ela identifique-se como sua irmã para que não o matem para ficar com ela: TUDO NO EGITO (MUNDO) É ILUSÃO E ENVOLVE MENTIRAS.
Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti.
Gênesis 12:13

3.       Lá no Egito o faraó toma Sarai, sua esposa para si. E se não fosse a intervenção Divina, ele teria consumado o ato conjugal: TODO NO EGITO (MUNDO) TENDE A DESTRUIR NOSSA FAMÍLIA.
E viram-na os príncipes de Faraó, e gabaram-na diante de Faraó; e foi a mulher tomada para a casa de Faraó. Gênesis 12:15

4.       Alguém poderia até argumentar que faraó deu-lhe muitos bens. E poderia dizer que isso foi uma vantagem auferida.
E fez bem a Abrão por amor dela; e ele teve ovelhas, vacas, jumentos, servos e servas, jumentas e camelos.
Gênesis 12:16

5.       Porém devemos lembrar que essas riquezas foram as mesmas que causaram a separação entre Abrão e seu sobrinho Ló.
E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitos; de maneira que não podiam habitar juntos.
Gênesis 13:6
ð AS SUPOSTAS VANTAGENS DO EGITO (MUNDO) SÃO ILUSÓRIAS E POR FIM TRAZEM DESTRUIÇÃO.
III – ABRÃO RETORNA A BETEL
1. Depois de todas essas experiências nocivas no Egito, Abrão só poderia retornar a Betel, o lugar onde ele adorava o Senhor.
E fez as suas jornadas do sul até Betel, até ao lugar onde a princípio estivera a sua tenda, entre Betel e Ai;
Até ao lugar do altar que outrora ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do Senhor.
Gênesis 13:3,4

2. A primeira coisa que fez ao Voltar a Betel foi “invocar o Nome do Senhor”. Quem é homem de adoração só se satisfaz invocando o Nome do Senhor.

3. Ele poderia ter evitado todo esse desgaste se tivesse permanecido em Betel.

CONCLUSÃO:
1.       Esta ministração de hoje é um alerta para nós. Para que mesmo diante das dificuldades fiquemos em Betel (casa do Senhor), pois tudo o que há no Egito (Mundo) é ilusório e termina em destruição.

2.       Caso já tenha descido ao Egito, é tempo de voltar ou você perderá tudo. Deus está à sua espera em Betel para retornar à comunhão contigo.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras
Apocalipse 2:5

ASSISTA ESTA PREGAÇÃO
Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)
(83) 98689-6192
(83)  3576-5155

 
 


Comentários

Postagens mais visitadas