A FAMÍLIA E O DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER - LUCAS 2:52


A FAMÍLIA E O DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER
***Ouça esta pregação no fim da postagem

E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.
Lucas 2:52

INTRODUÇÃO:
1) A muito tempo atrás ouvia-se muito a frase: “A família é uma instituição falida”.

2) Não podemos dizer que esta frase se cumpriu em nossos dias porque a família continua sendo a “célula mater” da sociedade.

3) Mas vemos em muitas estâncias que o que se quer mesmo hoje é acabar com a família. Haja vista os diversos ataques lançados sobre a família: Aborto, Legalização de drogas, homossexualismo, liberalismo desenfreado etc. TUDO ISSO COM O OBJETIVO DE DESESTRUTURAR A FAMÍLIA.

4) Uma vez que vemos todo esse esforço para destruir a família perguntamos: Que importância tem a família para o desenvolvimento da personalidade?

5) Poderíamos usar diversos exemplos para provar que a família tem um papel preponderante na formação do indivíduo, mas decidimos usar aqui o maior exemplo de todo o Planeta: A família de Jesus.

I – QUE TIPO DE PESSOA ERA SEU PAI?

1) Era um homem justo = Mesmo diante da suposta traição de sua noiva, quis deixa-la secretamente para não lhe causar escândalo na comunidade.
Mateus 1:19 Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.

2) Era um homem Paciente = Esperou com paciência pelo tempo certo de consumar seu casamento.
Mateus 1:25 E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

3) Era um homem de Deus = Fez tudo conforme o que Deus lhe ordenou: Recebeu sua noiva Maria, Fugiu para o Egito, Voltou para a Judeia.

II – QUE TIPO DE PESSOA ERA SUA MÃE?

1) Era uma mulher de Deus = Mesmo na iminência de um escândalo (sua gravidez antes do casamento) ela decidiu obedecer a Deus.
Lucas 1:38 Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.

2) Era uma mulher que amava a família = Lucas 2:19 Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.

Entendo que ela guardava tudo o que se dizia de Jesus em seu coração porque ela sonhava em ter uma grande e feliz família.

3) Era uma mulher preocupada com os filhos = Marcos 3:21 E, quando os seus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si.

Alguns interpretam esse texto como sendo a família de Jesus querendo impedir seu ministério terreno. Eu, porém penso que aqui está o relato de uma mãe preocupada com seu filho.

Todos diziam que Ele estava fora de si (louco). Ela juntou seus outros filhos para acolher seu primogênito.

***NESSE AMBIENTE FAMILIAR (ACOLHEDOR, AMOSORO E COM MUITO AMOR) E COM OS BONS EXEMPLOS DE SEUS PAIS JESUS PÔDE CRESCER TANTO FISICAMENTE QUANTO ESPIRITUALMENTE.

***NOSSO LAR PRECISA SER UMA ÁRVORE QUE ABRIGA. DEVE SER UM REFÚGIO.
SE NOSSA CASA NÃO PODE SER UM REFÚGIO PARA OS INTEGRANTES DA FAMÍLIA, O MUNDO O SERÁ!

III – COMO JESUS RETRIBUIU O CONVÍVIO FAMILIAR?
1) Quando iniciou-se o ministério terreno de Jesus, com certeza José, seu pai, já estava morto. Havia muitos motivos para Jesus começar a pregar aos 30 anos, mas gosto de pensar que Ele esperou seus irmãos crescerem para poder cuidar de sua mãe.

2) Contudo, no fim de sua vida aqui na terra, Ele entrega sua mãe para ser cuidada pelo apóstolo João.

João 19:25-27 E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.

***MESMO ESTANDO CASADOS E TENDO SUAS VIDAS, OS FILHOS NÃO DEVEM ESQUECER-SE DE SEUS PAIS.

***FILHO NUNCA DEIXA DE SER FILHO.

CONCLUSÃO:

Foi num ambiente familiar assim que Jesus cresceu em todos os sentidos:

1) O ambiente familiar é determinante na formação de qualquer ser humano. UM LAR DESFEITO GERA UMA PERSONALIDADE DESFIGURADA.

2) Nosso lar deve ser um ambiente de acolhimento, amor e sobretudo de Exemplo cristão. NOSSA CASA DEVE SER UM BOM LUGAR PARA ONDE OS MEMBROS DA FAMÍLIA QUEIRAM IR.


3) Os filhos não podem esquecer tudo o que seus pais fizeram por ele. FILHO NUNCA DEIXA DE SER FILHO.






Comentários

Postagens mais visitadas