ANÁLISE DO LIVRO “A IGREJA QUE VOCÊ SEMPRE QUIS” DE GLENN WAGNER



ANÁLISE DO LIVRO “A IGREJA QUE VOCÊ SEMPRE QUIS” DE GLENN WAGNER.
Confesso que tenho um pé atrás com livros que propõe fórmulas prontas, tipo: 3 maneiras de... Como alcançar o... 10 formas de conseguir a...
Portanto, ao adquirir o livro em epígrafe, o fiz com muitas reservas já que seu título sugere implicitamente que o autor irá propor fórmulas de como alcançar uma igreja que eu sempre quis, ou transformar a igreja em algo que eu sempre sonhei. Mas confesso que a leitura do livro se tornou bastante interessante, já que o autor tem uma forma bem envolvente de escrever, apesar de achar que o texto tenha sido redigido pelo coautor Steve Halliday.
Antes de mais nada, o livro trata da história de como  Glenn Wagner assumiu o pastorado da igreja Calvary Church em Charlotte, Califórnia. Uma mega igreja que devido há algumas más escolhas do pastor anterior, entrou em declínio.
O livro foi escrito em 2002 e nesse período já faziam quatro anos que Glen Wagner estava pastoreando a Calvary Church. A história bastante interessante já que mostra a transição de uma igreja que tinha uma mentalidade empresarial para uma igreja relacional.
O livro tem muitos aspectos positivos como, por exemplo, demonstrar que programas e liturgias muitas vezes não surtem efeito em levar as pessoas a ter um encontro real com Deus. O autor defende que, antes de mais nada, a igreja deve investir em relacionamentos sejam verticais ou horizontais. Isto é, das pessoas para com Deus e entre elas mesmas.
Entretanto, um dos pontos que achei estranho no livro é que Glenn Wagner dá a entender pelos testemunhos que transcreve, que a Calvary Church tornou-se praticamente numa igreja perfeita. Isso porque ele transcreve testemunhos apaixonados até o extremo de pessoas que confessam que mudaram suas vidas devido a estarem inseridas no rol de membros da Calvary Church. Às vezes a leitura de tais testemunhos nos dá a impressão de que o autor tem a intenção de promover a sua igreja em detrimento das outras igrejas que o cercam, já que todas as vezes que ele fala de pessoas problemáticas, essas pessoas são membros de outras igrejas da região. Mas ao ter contato com a Calvary Church transformaram totalmente suas vidas.
Uma única vez em que parece que o autor irá falar de um defeito de sua igreja, ao término do testemunho ele exclui qualquer erro que sua igreja tenha cometido e coloca todo o peso da culpa nas costas da pessoa que saiu da igreja sentindo-se desprezada.
Outro tópico que sente falta no livro é que, embora toda a conversa a respeito de relacionamentos seja muito proveitosa, falta certa ênfase na pregação da palavra de Deus de forma expositiva que é vital para a sobrevivência de qualquer igreja e para que haja um reavivamento verdadeiro.
Contudo achei bastante interessante a leitura do livro e fui edificado em muitos momentos. Por isso recomendo sua leitura não apenas a pastores e líderes mas também a membros da igreja que querem investir em seu relacionamento com Deus e com seus irmãos.

Livro: A Igreja que eu sempre quis - Preparando sua comunidade para atender as necessidades do rebanho.
Autor: Glenn Wagner e Steve Halliday
270 Páginas
Editora: Vida

Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna


Comentários

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI

Postagens mais visitadas