Confiando em Deus diante dos desafios



 
Estamos no limiar de um novo ano. E o ano novo representa para todos nós um grande desafio, já que mesmo que tenhamos planejado tudo, o futuro é sempre uma incógnita. Por causa disso, muitas vezes me sinto inseguro ou inapto para enfrentar os desafios da vida. E esse sentimento de insegurança e inaptidão pode paralisar-nos. Esse é o motivo de tantas pessoas desistirem no meio da caminhada. Às vezes se consegue tantas coisas, mas por causa da insegurança e do sentimento de inaptidão, joga-se fora os sonhos. Essa é uma experiência dolorosa, mas, de certa forma, é uma constante na vida das pessoas que perdem a esperança.  

Entretanto, somos cristãos. E isso é um fator que nos diferencia das pessoas comuns. E para os cristãos, sua fonte de esperança reside na Bíblia. Todos as vezes que me encontro assolado pela insegurança, recorro a Bíblia. E um de seus versículos da Bíblia que mais me inspira e me motiva é Filipenses 4.13, que diz: "Tudo posso naquele que me fortalece." Esse versículo me lembra que, independentemente do que eu esteja enfrentando, posso superar qualquer obstáculo ou dificuldade com a ajuda de Deus. Ele me lembra que tenho uma fonte de força e coragem muito maior do que eu mesmo: Deus.  

Quando confio em Deus e busco Sua ajuda, posso enfrentar qualquer coisa que a vida me apresente. 

No caso do Apóstolo Paulo, que é o autor desse texto, ele revela que passou por diversas situações que para uma pessoa comum, seriam experiências destruidoras. 

Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez. (Filipenses 4:12). 

Aqui Paulo revela que teve tanto a experiência de ser honrado quanto a ser humilhado. E para ambas é necessária a ajuda de Deus, que nos fortalece. Pois, diante da humilhação podemos ser tentados a revidar, coisa que não é lícita para um cristão. Ou podemos cair no poço da baixa estima, coisa que pode destruir uma vida. Mas, por outro lado, o fato de ser honrado, pode nos induzir a tentação do orgulho. E não podemos nos esquecer que foi o pecado que expulsou Lúcifer da Corte Celestial foi o orgulho. Assim, para ambos, Humilhação e Honra, é necessário que Deus nos fortaleça para que não pequemos. 

E da mesma forma acontece com as outras experiências que ele relata, como passar pela fartura e pela fome, pela abundância e pela escassez. Para todas essas experiências é necessário que Deus nos fortaleça. 

Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:13). 

Outra coisa que esse texto me revela é que sempre passaremos por experiências boas e más. Ou seja, a experiência que estamos passando agora, seja boa ou má, não perdurará eternamente. E por isso, tenho que estar preparado para as mudanças com a Força que Deus me dá. 

Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:13). 

Além disso, esse versículo também me lembra que não estou sozinho. Deus está sempre comigo e me dá a força que preciso para enfrentar os obstáculos da vida. Isso me dá coragem e determinação para continuar lutando, mesmo quando as coisas parecem difíceis. 

Em resumo, Filipenses 4.13 é um versículo que me motiva e me inspira a confiar em Deus e a enfrentar qualquer desafio com coragem e determinação. Ele me lembra que posso superar qualquer obstáculo com a ajuda de Deus e que não estou sozinho. A todos que estão lendo essa reflexão, desejo que esse versículo também possa ser uma fonte de inspiração e motivação para vocês. 

 

Pastor Ricardo Castro. 
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE) 

 

Comentários

  1. Eu creio no poder de Deus pastor, estamos firmado na rocha né verdade, que o Senhor te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  2. Jesus Cristo ele é o caminho a verdade e a vida

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI

Postagens mais visitadas