A LISTA NEGRA ME SURPREENDEU




Acho bom de mais quando sou surpreendido por um livro que julgava não ser grande coisa. Foi o que aconteceu quando li “A Lista negra”, escrito por Jennifer Brown e lançado em 2012.


Estava procurando um romance para ler e sua capa me chamou a atenção. Comecei a ler com o sentimento de que em breve pularia para a leitura de um título que é mais do meu agrado. Entretanto, fui ficando preso pela história e, de certa forma, me identifiquei com seu enredo.


Como disse antes, o livro é um romance, mas toca no tema muito sensível do Bulling. E como fui alvo de bullling por toda a minha infância, o livro conseguiu me cativar de uma forma muito poderosa.


A história é contada pelo ponto de vista de sua protagonista Valerie Leftman, que vê seu namorado Nick Levill promover um tiroteio fatal no refeitório de sua escola devido a uma lista negra que continha os nomes de todas as pessoas que aplicavam bulling em ambos.


Após alvejar muitas pessoas, Nick Levill comete suicídio, deixando a protagonista como uma das suspeitas de terem engendrado o atentado, ainda que ela tenha salvado a vida de umas das jovens que seria certamente morta.


O livro é muito bem escrito, a trama é cativante, os personagens são bem desenvolvidos e a autora não tem medo de tocar em diversos assuntos sensíveis como o bulling, o relacionamento familiar, a fragilidade da mente humana, a desumanidade e desconfiança das pessoas e muitas outras coisas.


Apesar de ser uma obra ficcional, vejo esse livro como importantíssimo tanto para jovens como para adultos, pois traz à tona diversas reflexões a respeito de coisas que muitas vezes são colocadas debaixo do tapete.


O livro tem mais de duzentas e setenta páginas e confesso que quando cheguei ao fim, fiquei com um sentimento de “quero-mais”, dada a importância da leitura.


O interessante é que, para escrever essa resenha, fiz uma pesquisa no Google para encontrar as especificações do livro, tipo em quais livrarias está disponível e etc., e vi que existem inúmeras resenhas sobre essa obra, feitas com muito esmero e com o mesmo interesse que desenvolvi sobre esta obra. Assim, isso é indício de que este livro realmente tem relevância para nossos dias.


Ricardo Castro
Pastor da Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)

 



Comentários

Postagens mais visitadas