BARNABÉ





Introdução


A. Barnabé foi um cristão e um bom pregador do evangelho do primeiro século que geralmente é deixado na sombra do apóstolo Paulo.

B. Existem várias excelentes lições que podemos extrair da vida deste discípulo relativamente obscuro de Jesus.

C. O livro de Atos está cheio de histórias do seu trabalho.
 
I. Quem foi Barnabé?
A. Introduzido pela primeira vez em Atos 4:32-37.

1. Um dos primeiros cristãos mencionados pouco depois de Pentecostes.

2. Um judeu e um levita.

a. Todos os sacerdotes eram Levitas (de Coate, um dos filhos de Levi, de quem Moisés e Arão descendeu).

b. Todos os levitas, porém, não eram sacerdotes. Eles faziam o trabalho menor do templo, no entanto (filhos de Gérson e Merari).

3. Vivera em Chipre (Atos 4:36), uma ilha no Mediterrâneo, onde os romanos tinham enviado um grande contingente de judeus.

4. Originalmente conhecido como José.

a. Os apóstolos modificaram seu nome para Barnabé (Atos 4:36), o que significa ...

1) "Filho do encorajamento"

2) "Filho da exortação".

3) "Filho do conforto".

4) "Aquele que incentiva".

b. Aparentemente dado por causa de seu esforço e habilidade ao longo desta linha.

B. Ele era ousado e bem respeitado (Atos 9:26-28).

1. Saulo, após a conversão, veio a Jerusalém, mas a igreja não queria recebê-lo. Eles estavam com medo dele.

2. Ele era um homem que insistia em acreditar no melhor dos outros. Quando os outros suspeitavam de Paulo ser um espião, Barnabé insistia em acreditar que sua conversão era genuína. O mundo é amplamente dividido entre aqueles que pensam no melhor dos outros e aqueles que pensam no pior, e é um dos fatos curiosos da vida que normalmente vemos o nosso próprio reflexo nos outros e os tornamos no que nós acreditamos que eles sejam. Se insistirmos a respeito de um homem com suspeita, acabaremos fazendo com que ele faça coisas suspeitas.

Se insistirmos em acreditar em um homem, acabaremos por obrigando-o a justificar essa crença. Como o próprio Paulo disse: "O amor não pensa mal" Ninguém acreditava nos homens como Jesus fez e que deveria ser suficiente para o discípulo ser como seu Senhor

C. É-nos dito mais em Atos 11:22-24.

1. Ele era um homem bom, cheio de fé e cheio do Espírito Santo.

2. Ele viveu como seu novo nome por incentivar outras pessoas (Atos 11:23).

3. Ele foi bem sucedido na sua pregação (Atos 11:24).

D. Como Paulo, ele é chamado de "apóstolo" (Atos 14:14).

E. Assim como Paulo, Barnabé, muitas vezes recusavam o apoio ao seu trabalho (I Cor 9:6).

II. As obras e ações do Barnabé

A. Um homem aparentemente rico ele vendeu a terra e colocou o dinheiro aos pés dos apóstolos (Atos 4:36-37).

1. Ao contrário do jovem rico (Mateus 19:16-22, Lucas 18:18-23).

2. Ele estava compartilhando com os cristãos mais pobres (Atos 4:32).

3. Barnabé contrasta com Ananias e Safira (Atos 5:1-11).

B. Quando uma congregação foi fundada em Antioquia entre os gentios, Barnabé foi enviado pela igreja de Jerusalém para incentivar a nova congregação (Atos 11:19-24).

1. Enquanto em trabalho, ele foi a Tarso e pegou Paulo, o trouxe de volta a Antioquia, e eles trabalharam juntos por um ano (Atos 11:25-26).

2. Antioquia tornou-se a segunda base importante para o trabalho missionário.

3. Muitas são as alusões a Antioquia, na história daqueles tempos, como um lugar de prazer singular e disfrute. Aqui e ali, uma pensamento elevado está associada com o seu nome. Os poetas gastaram seus dias jovens em Antioquia, grandes generais morreram lá, imperadores visitavam e admirava. Mas, na maioria, sua população era de um bando de inúteis gregos e orientais. Os divertimentos frívolos do teatro eram a ocupação de sua vida. Sua paixão pelas corridas, e as ridículas lutas partidárias ligadas a eles, foram os padrões daqueles que depois se tornou a desgraça de Bizâncio. O elemento oriental da superstição e impostura não estava menos ativo. O astrólogos caldeus encontraram a maioria dos seus crédulos discípulos em Antioquia. Impostores judeus, bastante comuns em todo o Oriente, encontraram as suas melhores oportunidades al. É provável que nenhuma população foi mais abandonada do que as dos orientais cidades gregas sob o Império Romano, e dessas cidades Antioquia era a maior e pior. Se quisermos perceber a aparência e a realidade do paganismo complicado do primeiro século cristão, devemos tentar imaginar a cena desse subúrbio, o famoso Daphne, com suas fontes e bosques de loureiros, os seus edifícios brilhantes, suas multidões de devotos licenciosos, sua estátua de Apolo, onde, sob o clima da Síria e do patronato rico de Roma, tudo o que era belo em natureza e na arte tinha criado um santuário para um festival permanente de depravação.

Portanto, se qualquer cidade, no primeiro século, era digna de ser chamado a Rainha Pagã e Metrópole do Oriente, era a cidade de Antioquia. Ela era representada, em uma famosa estátua alegórica, como uma figura feminina, sentada sobre uma rocha e coroada, com o rio Orontes a seus pés.

4. Observe que Barnabé está liderando e desenvolvendo Paulo.

C. A congregação de Antioquia decide enviar ajuda financeira para os cristãos com fome na Judéia.

1. Os anciãos enviam o dinheiro por Barnabé e Paulo (Atos 11:27-30).

2. Barnabé era altamente confiável e respeitado.

3. Ele e Paulo, como judeus, eram excelentes para a tarefa.

D. O Espírito Santo chama Barnabé e Paulo para o trabalho na primeira viagem missionária (Atos 13:1-3).

1. Ouça a ousadia de Barnabé em Antioquia da Pisídia (Atos 13:14, 42-52).

2. Contraste Barnabé e Herodes (At 14:8-15, Atos 12:20-23).

a. Lucas nos dá o nome grego para os deuses, Zeus é conhecido como Júpiter e Hermes é chamado Mercurio no mundo romano.

b. Júpiter era o mais poderoso de todos os deuses dos antigos. Ele era representado como o filho de Saturno e Ops, e foi educado em uma caverna no Monte Ida, na ilha de Creta. A adoração de Júpiter era quase universal. Ele era o Ammon da África, o Belus da Babilônia, o Osíris do Egito. Ele era comumente chamado o pai dos deuses e dos homens. Ele era geralmente representado como assentado sobre um trono dourado ou de marfim, segurando em uma mão um raio, e na outra um cetro de cipreste. Seu poder era para se estender por outros deuses... (Hermes) era o mensageiro dos deuses, de Júpiter e, em particular, ele era o padroeiro dos viajantes e pastores, ele conduzia as almas dos mortos para as regiões infernais, ele presidiu oradores, e declamadores e comerciantes, e era também o deus dos ladrões, batedores, e todas as pessoas desonestas. Ele era considerado o deus da eloquência, e era leve, rápido, e ágil em seus movimentos.

E. Quando os mestres judaizantes tentaram obrigar a circuncisão aos cristãos, Barnabé fala com Paulo e Pedro para corrigir isso (Atos 15:12).

1. Depois de ter resolvido este problema em Jerusalém, a igreja de lá enviou uma carta a Antioquia, Síria e Cilícia pelas mãos de Barnabé e Paulo e outros, para esclarecer esta questão (Atos 15:22).

F. Paulo e Barnabé se separaram depois de pregar mais em Antioquia e entrar em uma disputa sobre o primo de Barnabé, João Marcos, que tinha começado na primeira viagem missionária, mas desistiu na Panfília (Atos 15:36-41).

1. Paulo continua com Silas.

2. Barnabé dirige para Chipre com João Marcos.

3. Esta é a última que lemos de Barnabé no livro de Atos.

4. Eles vão trabalhar separadamente. Eles concordam em discordar. Eles deixam o assunto e não importuna-se mutuamente. Paulo irá mais tarde fazer uma alusão a Barnabé (1 Cor. 9:6) de uma forma mais agradável, mostrando que ele não tinha qualquer ressentimento e que Barnabé ainda estava no trabalho. Lucas tira Barnabé de sua história, pois ele seguirá Paulo. Alguém poderia desejar mais conhecimento desse espírito generoso que tanto fez para Paulo e para Cristo. É sempre patético ver o distanciamento vir entre dois que foram tanto para o outro. Barnabé pega Marcos e vai para Chipre, a sua antiga casa. Marcos vai aprender sua lição. Ele, sem dúvida, foi humilhado pela recusa de Paulo para levá-lo junto. Mas isso lhe fez bem. Mais tarde ele vai estar a serviço de Pedro (1 Pe 5:13.) E Paulo (Fm 24; Col. 4:10, 2 Tm. 4:11). Um jovem pastor pode superar suas falhas. Marcos o ineficiente se torna o Marcos útil a Paulo para o ministério.

5. Ele e Paulo ainda estavam pertos, no entanto (Col. 4:10).

III. Lições de Barnabé

A. Generosidade.

B. Altruísmo - deixou a riqueza e tornou-se pregador itinerante.

C. Confiança.

1. Confiou em Saulo quando os outros não.

2. Esteve na "vanguarda" de levar o evangelho aos gentios.

D. Contrasta bem contra os outros do seu tempo.

1. Levita que passou pelo homem roubado (Lucas 10:25-37).

2. Ananias e Safira (Atos 5:1-11).

3. Herodes (Atos 12:20-23).

4. Jovem rico (Mt 19:16-22).

E. Não exigiu "o faturamento superior" em fazer o trabalho do Senhor.

1. Ele não era um pregador de grande nome.

2. Mas ele incentivou, construiu, ensinou em todo mundo romano.

Conclusão

A. É você, é como Barnabé?

B. Ou, se parece mais com aqueles a quem ele foi contrastado?

C. Barnabé enche o livro de Atos, mas sua poderosa obra foi tranquila e raramente recebe a atenção que merece.




Comentários

Postagens mais visitadas