CLAMOR POR UMA NOVA REFORMA PROTESTANTE

A reforma protestante ocorrida no seculo XVI estava totalmente dentro dos propósitos soberanos de Deus. Sem ela o cristianismo estaria nas mais densas trevas e hoje o que chamamos de igreja não passaria de um principado de um punhado de clérigos imorais. Entretanto, o Senhor que não dormita levantou homens corajosos, dispostos a entregarem suas vidas em Nome do Evangelho Bíblico. Entre eles figuram nomes como Jeronimo Savonarola, John Huss (que foram martirizados pela inquisição), Martinho Lutero, e muitos outros que mesmo em face da morte não tiveram suas vidas por preciosas e as entregaram por amor a verdade. 
O que levou estes homens a levantarem-se contra a poderosa igreja romana? Que sentimento tao poderoso leva pessoas a arriscarem suas vidas e suas famílias diante de tao severa punição? 
Sem embargo digo que o sentimento que os levou a enfrentar as fogueiras da inquisição foi o inconformismo. Inconformismo pela situação caótica em que se encontrava a igreja. Inconformismo pela forma desigual em quem eram tratados os ricos e os pobres no seio da igreja. Inconformismo, sobretudo pela corrupção desenfreada do clero que sem escrúpulos enchiam seus cofres as custas do temor supersticioso dos menos esclarecidos. 
O estopim da reforma chamada da "protestante" foi a venda de indulgências. Segundo os ensinos da igreja de Roma aqueles que fizessem contribuições substanciais aos cofres já abarrotados da "santa igreja" poderiam entre outras coisas fazer com que as almas de pessoas queridas fossem tiradas do purgatório e levadas ao paraíso. Mas havia também, segundo seus ensinamentos, a possibilidade do perdão total dos pecados passados, presentes e futuros mediante uma módica "contribuição". E alem deste falso ensino ser totalmente contrario as Escrituras, também deixava patente a disparidade de tratamento que havia entre os abastados e plebeus, uma vez que estes não conseguiam levantar fundos para ofertar e serem libertos. Logo eram considerados como desprovidos da graça de Deus e portanto, também não mereciam a atenção da igreja romana.
Foi ai que o então monge católico Martinho Lutero, apos estudo da epístola de Romanos em uma Bíblia em latim que encontrou acorrentada em uma biblioteca, viu que o rumo tomado pela igreja medieval distanciava em muito do Evangelho pregado por Cristo e os apóstolos. Então ele decide insurgir-se contra o papado fixando suas famosas 95 teses nas portas da capela de Wittemberg, rompendo assim com o poder papal e trazendo para o mundo o retorno as Escrituras
Passados seculos apos esse fato, vemos a historia se repetir. Mas desta vez não se trata mais da corrupção e venda de indulgências por parte da igreja romana. Trata-se agora de um ataque que não vem de fora, mas de dentro do arraial "protestante". Agora a corrupção assola não o clero católico, mas a liderança das igreja protestantes. Haja vista a quantidade de escândalos envolvendo os pastores do rebanho evangélico. Hoje não há mais a venda de indulgências para o perdão dos pecados, mas a venda de outras "bençãos" advindas do Reino dos céus. Podemos ver em quase todos os seguimentos evangélicos alguma influencia nefasta desta cultura de venda de bençãos celestiais. 
Mas o que podemos ver de mais nocivo em nossa geração e a falta do inconformismo que levou os reformadores a romper com os poderes dominantes. No lugar do inconformismo vemos uma passividade viral em todas as esferas do cristianismo. Ate entre as denominações mais conservadoras, que em outro tempo foram ícones da ortodoxia, agora dobam-se perante os reclames do deus Mamom. A situação é periclitante. 
Onde estão os bravos dos heróis do protestantismo atual? Não posso negar que há ainda vozes que clamam no deserto, porem sem a força necessária para incomodar os Herodes da atualidade.  Também não há multidões que saiam em busca dessas vozes...
Diante de tao caótica situação afirmo: PRECISAMOS DE UMA NOVA REFORMA! Uma reforma bem mais contundente do que a do seculo XVI, pois agora o erro esta bem mais encoberto. Na verdade esta revestido de uma roupagem de piedade tao bem disfarçada que e bem difícil de discernir os mercenários dos pastores. Os lobos estão vestidos com peles de ovelhas de marcas famosas. E nos, incautos crédulos aceitamos seus ditames como sendo a mais límpida verdade e pagamos seus "caches gospel" com o mais largo dos sorrisos.
Surge então a questão: O QUE E NECESSÁRIO PARA MUDAR ESTE QUADRO?
Sem embargo digo, a situação só mudará quando a insatisfação e inconformismo tomar proporção tal que não caiba mais dentro da nossa alma. A situação mudara quando os bravos "protestantes" bradarem no deserto com forca tal que cause comichão nos ouvidos que hoje se encontram surdos. Mas sobretudo, a situação mudara quando eu e você, amado leitor, deixarmos de apenas ler e comentar sobre a situação e começarmos a fazer alguma coisa em prol da mudança. 
Sem mais, gostaria de terminar dizendo que as presentes palavras são apenas a reflexão de alguém que cansou de tantos abusos em nome de Deus. Minha oração e para que o inconformismo que foi a mola propulsora da reforma do seculo XVI possa dominar nosso coração.

Em Cristo,


Pastor Ricardo Castro
(83) 8783-6266
(83) 3506-3460
ricardo.castro828@gmail.com
www.pastorricardocastro.webnode.com

Comentários

Postagens mais visitadas