OS DOIS CRUCIFICADOS Lucas 23.33-43

Introdução:

  1. Quem já não se emocionou com a história da crucificação de Cristo nos fins dos Evangelhos?
  2. É um fato que nos traz lágrimas nos olhos.
  3. Porém podemos dizer com toda certeza que o ato da crucificação não era tão excepcional assim. Ao contrário, era muito comum. Todos aqueles que eram tidos como os piores criminosos recebiam a sentença da crucificação.
  4. Ali com Jesus também foram crucificados dois ladrões... e é sobre esses dois homens que falaremos hoje.
  5. Diante de nós temos duas pessoas que receberam a mesma a mesma sentença, pois os dois eram pessoas más. Porém tiveram fins diferentes devido a escolha que fizeram.
  6. Se prestar bem atenção ao que diremos hoje você sairá daqui hoje de posse de vitória.

I – O LADRÃO QUE CRITICOU O SENHOR.

1. O primeiro que falaremos hoje é sobre o ladrão que “estava à esquerda” (Não sabemos ao certo) criticou o Senhor Jesus.


2. Ele era alguém que tinha recebido do mundo aquilo que ele mesmo havia plantado.

Gálatas 6.7...porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

a) Mas ele estava revoltado com o mundo por ter recebido a sentença que merecia.


b) Muitas vezes somos como ele, plantamos algo que depois colhemos e ainda culpamos o mundo inteiro por nossa má sorte.


3. Mesmo na condição de crucificado achou forças para criticar o Senhor. V 39 “Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.”

***Mesmo sendo advertido pelo outro malfeitor para não fazer tal coisa, ele decidiu continuar sem arrependimento.


a) Ele não O Conhecia e nem tinha visto seus milagres. Apenas tinha ouvido falar nEle. Mesmo assim O criticou porque a multidão estava criticando.


b) Aqueles que vivem revoltados como aquele bandido sempre encontro motivos para criticar tudo e todos, mesmo que não mereçam.

***Por estar revoltado perdeu a maior chance de sua vida e foi condenado ao inferno.

*** Aqueles que vivem revoltados plantando coisas más, colherão aquilo que plantam e por fim perderão as oportunidades que o Senhor lhes dá.

***Às vezes somos como aquele bandido e mesmo tendo Nosso Salvador bem ao lado, preferimos criticar e assim perdemos as oportunidades que Ele nos concede.

II –AQUELE QUE SE ARREPENDEU

1. Ele reconheceu que tudo o que estava passando era algo que merecia, pois era malfeitor: V. 40 Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.


2. Ele viu em Jesus a oportunidade para mudar de vida e não deixou passar.


A atitude mais nobre de um ser humano é quando este reconhece suas limitações e falham e busca em Deus a mudança para sua vida.


3. Pediu ao Senhor que se lembrasse dele.

***Jesus lhe disse que naquele dia o malfeitor estaria com Ele no paraíso. Isto é, ele teria que pagar o que devia aqui na terra, porém receberia sua recompensa no Céu pelo seu ato de fé.

CONCLUSÃO:

1. Uma sentença de morte igual, duas histórias de vida iguais, mas escolhas diferentes que determinaram a condenação eterna de um e a vida Eterna de outro.

2. Em nossa vida sempre teremos escolhas em nossa frente. Escolhemos o que plantamos aqui na terra e o Senhor nos dá a oportunidade de mudar de vida.

3. Qual tem sido nossa escolha?
Pr. Ricardo Castro
(83) 8783-6266
ricardo.castro828@gmail.com
www.pastorricardocastro.webnode.com 

Comentários

Postagens mais visitadas