ANÁLISE: ESTE MUNDO TENEBROSO - FRANK E. PERETTI

 

Confesso que demorei muito para ler este livro “Este mundo Tenebroso” de Frank Peretti, que foi lançado originalmente em 1986. Nos anos 1990 tive a oportunidade de ler este livro, porém o recebi com muitas reservas devido a todo alarde que havia em torno dessa publicação. Os comentários era de que nesse livro havia ensinamentos que deturparam o pensamento do povo de Deus com respeito à Batalha Espiritual. Então, neguei a leitura desse volume.
Capa da 1ª edição brasileira
Contudo, este ano, 2015, como estou reunindo material para escrever um livro que aborda o assunto da Batalha Espiritual, decidi ler o livro. Para minha surpresa, gostei da leitura. A trama é de tal forma engendrada que prende a atenção. Mas também, o que esperar de um livro que foi escrito por alguém que se formou em roteirização e cinema? A trama envolvendo o Anjo “Tal” e seu exército celestial, o demônio “Baal Rafar” e seu séquito demoníaco pelo controle da cidadezinha de Ashiton, e  a luta do pastor Hank Bushe com sua igrejinha ingrata, e a trama política e manipuladora que investiga o jornalista Marshall Hogan, é muito empolgante. Sem esquecer do inescrupuloso Alexander Kaseff e sua pupila Aleen Langstrat com seus planos maléficos para implantar o reino da nova era. Essa mescla de trama política e religiosa com a batalha no plano espiritual é que dá um tempero a mais nesse livro que vendeu (e ainda vende) milhões de cópias. E pensar que o Peretti passou cerca de três anos com o manuscrito do livro em baixo do braço, indo à muitas editoras para publica-lo. E isso só veio ocorrer em 1988.
Bem, apesar de ter gostado do livro, devo ser sincero e dizer que ele deve ser lido com discernimento e sobriedade. Um leitura mais cuidadosa mostra o porquê este livro acabou moldando o conceito de batalha espiritual da geração dos anos 80 e 90. Na trama os anjos e os demônios recebem forças das orações ou aclamações dos humanos. E esses seres espirituais acabam interferindo de forma avassaladora no viver diário das pessoas que não percebem sua presença. O autor, em certa medida, deixa subentendido que os anjos só são poderosos quando os cristãos oram, mas os demônios são poderosos sempre. As orações dos santos têm, por exemplo, a característica de curar um anjo, ou dar-lhe forças para vencer um demônio mais poderoso do que ele.
Também há uma referência no livro à nuvem de demônios que cobriu os céus quando o profeta Bíblico Daniel orou (Daniel Cap. 10). Essa mesma nuvem reaparece nos céus da cidade de Ashitone mostra que Baal Rafar e Tal se enfrentaram por ocasião da oração de Daniel. E também é um tanto estranha a descrição que é feita dessa nuvem. Também é estranha a descrição que o autor faz dos próprios demônios. E aí entende-se sua influência sentida até hoje no campo da batalha espiritual. Ele alega que há um demônio responsável por cada mal hábito e vício dos humanos. Coisa que os proponentes e defensores da batalha espiritual propagam com voracidade, transferindo assim a culpa humana para os demônios.
Mas há um ponto positivo nisso tudo. Pelo menos não há citações de cristãos verdadeiros sendo possuídos por demônios, que é uma doutrina largamente aceita por aqueles que defendem a Batalha Espiritual e foram influenciados por este livro.
Bem, como disse antes, sendo lido com reserva e discernimento, é uma boa leitura. Hoje mesmo estou começando a leitura do segundo volume...



Frank E. Peretti





Comentários

  1. Eu li este livro na mesma época em que ele foi lançado por aqui, pela Editora Vida, e acho que é um dos poucos livros sobre o tema que volto sempre a ler. Já li outros autores e dei uma folheada em outros tantos e não encontrei nenhum que fosse tão claro quanto à batalha espiritual quanto este livro. Muitos consideram as batalhas descritas nele como fantasiosas, mas eu vejo como reais. No segundo livro, há algumas cenas que mostram exatamente o que acontece no dia-a-dia: demônios influenciando maus julgamentos em relação às outras pessoas e, consequentemente, as fofocas e desentendimentos. O primeiro livro li em uma semana (ou pouco mais); o segundo volume, por ser mais difícil de ler, li em cerca de duas semanas (ou pouco mais). Recomendo os dois!
    Grande abraço. Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade os livros são muito bons. Li apenas o primeiro e gostei muito. Em breve estarei lendo o segundo, tendo a certeza de que deve ser tão bom quanto o primeiro.
    Contudo, não posso dizer que encare as coisas que o autor descreve como sendo reais. Não creio que, por exemplo, os anjos recebam forças ou fiquem fracos devido as nossas orações. Eles são ministros de Deus que fazem o que Ele quer, quando Ele quer e da forma que Ele quer.
    Sei que os demônios tem grande influência sobre tudo o que há de errado no mundo. Mas não posso atribuir tudo ao demônio, como o autor faz. Se eu crer que alguém é fofoqueiro pq está possuído por um espírito mal da fofoca, estarei excetuando o tal irmão de sua responsabilidade, atribuindo a ele uma inocência que ele não possui.
    Contudo, torno a dizer que os livros são bons e os recomendo a todos os cristãos. Porém, advirto que essas obras sejam encaradas da forma que são. Isto é, devem ser lidas apenas como ficção e nada mais.

    ResponderExcluir
  3. Até que ponto os maus hábitos e mau caráter da pessoa é influencia demoníaca? Onde entram os demônios nos vícios e outras situações ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz. Sobre o livro, como escrevi na análise, gostei muito da trama e do enredo. Porém leva-lo a sério como se fosse um manual, é algo muito perigoso. O próprio autor deixa bem claro que não passa de ficção e por isso não deve ser levado tão à sério, como alguns fazem.
      Sobre o assunto da influência demoníaca, posso falar apenas do que está exposto nas Escrituras:
      Tiago 1:14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.

      Excluir
  4. Pastor até que ponto os acontecimentos no livro realmente são verdadeiros na batalha espiritual. E qual seria um bom livro que trate deste assunto de forma mais aprofundada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, graça e paz. O Livro é bom, mas é uma ficção. Nada que há nele pode ser considerado como algo que aconteça realmente.
      Quanto ao melhor livro que trate de assunto devo adivertir que existem muitas obras que versam sobre o tema, mas que estão mais para teorias do que para verdade Bíblica. Por isso, o melhor livro sobre batalha espiritual é e sempre será a Bíblia, a Palavra de Deus, pois ela é infalível.

      Excluir
  5. Na época que o livro saiu, não o adquiri, embora alguns irmãos sim. Porém so agora adquiri os dois exemplares. Sinceramente, fiquei decepcionado, achei fraco, pois imaginei uma trama bem mais forte. Achei a história um pouco aguada. Talvez eu seja um pouco exigente. Mas não quero falar mal do livro, porque outros podem gostar. Isso é algo pessoal. Mas na minha concepção de batalha espiritual o livro deveria ser bem mais dramático do que é. Seria mais realístico para mim. Quanto as falhas, alguém aqui já definiu muito bem, é apenas ficção. Tire o que pode aproveitar e descarte o resto, como se faz com um peixe, escamas e espinhas, jogue fora. E não faça desse livro um manual. Isso sim seria errado.a biblia mostra batalha espiritual em Gênesis, Isaías, Ezequiel, Daniel, Zacarias,evangelhos, Efésios, Apocalipse. E no mais, tem coisas que Deus não quer que a gente saiba agora, não teríamos condições de suportar! Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI

Postagens mais visitadas