QUEIMADOS PELO SOL DA TRIBULAÇÃO - CANTARES 1:5,6



Cânticos 1:5,6
5. Estou escura, mas sou bela, ó mulheres de Jerusalém; escura como as tendas de Quedar, bela como as cortinas de Salomão.

6 Não me fiquem olhando assim porque estou escura; foi o sol que me queimou a pele. Os filhos de minha mãe zangaram-se comigo e fizeram-me tomar conta das vinhas; da minha própria vinha, porém, eu não pude cuidar.

Intro:

    1.  Aquilo que somo é o somatório das experiências que vivenciamos em nossa vida.

   2.  Temos experiências muito boas que nos marcam de modo positivo. Mas também passamos por experiências ruins que nos marcam de forma negativa. Essas experiências deixam em nós marcas que são difíceis de apagar.

   3.  Mas essas experiências negativas têm seu lado positivo, porque todas as coisas cooperam para o bem daqueles que servem a Deus (Romanos 8:38).

   4.  Uma dessas experiências negativas é quando não podemos dar a atenção devida ao que é realmente importante em nossa vida.

    5.  Você já passou por essa experiência???

Transição: Hoje veremos na história da Sulamita a nossa própria história. Quando o acúmulo de tribulações nos “queima” e quando somos envolvidos com coisas que nos impedem de cuidar do que é mais importante para nós!

I – AS TRIBULAÇÕES NOS QUEIMAM.
Cantares 1:5: Estou escura, mas sou bela, ó mulheres de Jerusalém; escura como as tendas de Quedar, bela como as cortinas de Salomão.


    1.  Vemos por este texto que a Sulamita era morena, e possivelmente sua pela estava muito mais escura do que realmente era devido a exposição ao sol.

    2.  Com nossa vida não é diferente. Somos expostos ao sol das tribulações que queimam nossa pele.

    3.  A exposição excessiva ao sol causa a insolação.

a)  Uma dos sintomas da insolação é alteração de consciência: vertigem, alucinações, perca temporária da memória.

b) Espiritualmente também é o que acontece conosco quando estamos expostos às muitas tribulações

c)  Às vezes nos transformamos em outra pessoa: Ficamos irritadiços, nervosos, histéricos. Atacamos as pessoas que amamos...

d) Temos também alucinações porque mesmo diante do conhecimento que temos do nosso Salvador, começamos a ver apenas os raios danosos do sol da tribulação.

e)  NOSSA PELE ESCURECE: Perdemos o sabor da vida. Perdemos a ALEGRIA DA SALVAÇÃO.
Foi o que Aconteceu com o rei Davi: Salmo 51:12 Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.

II – DEIXANDO DE CUIDAR DO QUE É IMPORTANTE

   1.  Houve um motivo para a Sulamita estar naquele estado: Seus irmão a mandaram para o sol cuidar das vinhas deles:
Cantares 1:6 Os filhos de minha mãe zangaram-se comigo e fizeram-me tomar conta das vinhas...

a)  Muitas vezes é o que acontece conosco: somos colocados em tribulações por causa dos outros.
Motivo: Fofocas, intrigas, inveja, manipulações.

b) Vivemos em dias em que as pessoas só procuram seu próprio bem e torcem para ver o mal na vida dos outros. E MUITOS SÃO AQUELES QUE SENTEM VERDADEIRO PRAZER COM A DESGRAÇA ALHEIA.
Existe inclusive aqueles que zombam quando nos veem em tribulações: Cantares 1:6 Não me fiquem olhando assim porque estou escura

Ex: Em face de tragédias veiculadas nos telejornais, muitos estão reunidos por trás das câmeras assistindo como a um show, sem se chocarem com as cenas bizarras.

    2.  Mas devido a estar cuidado da vinha dos irmãos, a Sulamita não pôde cuidar de sua própria vinha.
Cantares 1:6 ...da minha própria vinha, porém, eu não pude cuidar.

a)  As tribulações tem essa característica: ficamos focados nas dificuldades, e o que realmente importante para nós é relegado a um segundo plano.

b) Deixamos nossas famílias de lado... nossos amigos já não nos interessa... Nossos relacionamentos não têm mais sabor...

c)  E o pior de tudo: NOSSA VIDA ESPIRITUAL, NOSSA COMUNHÃO COM DEUS É REDUZIDA A UM NÍVEL MUITO RASO, QUANDO NÃO CHEGA AO ZERO.

    3.  Isso procede do diabo. Ele usa as tribulações e dificuldades para nos tirar o foco do que é realmente importante para nós!
Ex: 1º Faraó intensificou a trabalho dos hebreus para que eles perdessem o foco: Êxodo 5:17,18 Respondeu o faraó: "Preguiçosos, é o que vocês são! Preguiçosos! Por isso andam dizendo: ‘Iremos oferecer sacrifícios ao Senhor’.
Agora, voltem ao trabalho. Vocês não receberão palha alguma! Continuem a produzir a cota integral de tijolos!"

2º Nabucodonossor mandou fazer barulho para que os judeus perdessem o foco da adoração a Deus: Daniel 3:5 Quando ouvirem o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da flauta dupla e de toda espécie de música, prostrem-se em terra e adorem a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor ergueu.

***O diabo tem essas duas estratégias também:

1º intensifica as coisas em nossa vida para não tenhamos tempo para Deus e Sua igreja. (Lembremo-nos que há tempo para tudo Eclesiástes 3:1)

2º Usa muito barulho para que não escutemos a Deus. (Lembremo-nos que ouvimos Deus no silêncio e na quietude: Mateus 6:6 Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará)

III – COMO AGIR DIANTE DA REALIDADE DA TRIBULAÇÃO?

1.  A despeito da cor de sua pele a Sulamita se julgava Bonita:
Cantares 1:5. Estou escura, mas sou bela, ó mulheres de Jerusalém; escura como as tendas de Quedar, bela como as cortinas de Salomão.

As tendas de Quedar = as melhores. Feitas de pelos de cabras pretas. Ela reconheceu que estava escura, mas mesmo assim bela.

As cortinas de Salomão = O palácio de Salomão era suntuoso, assim como o Templo por ele construído. Suas cortinas não tinham iguais em Israel. Sulamita se julgava singular, justamente porque era queimada pelo sol (experiência da tribulação)

2.  Assim como a Sulamita, temos que nos valorizar.

3.  Também não podemos desprezar o valor das experiências negativas, pois ao fim deles colheremos frutos:
Romanos 5:3-5
Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;
a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.
E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

IV – RESULTADO:

    1.  As mulheres de Jerusalém reconheceram a Beleza da Sulamita: Cânticos 5:9 Que diferença há entre o seu amado e outro qualquer, ó você, das mulheres a mais linda? Que diferença há entre o seu amado e outro qualquer, para você nos obrigar a tal promessa?

    2.  Seus irmãos afinal deram-lhe o devido valor: Cânticos 8:9 Se ela for um muro, construiremos sobre ela uma torre de prata. Se ela for uma porta, nós a reforçaremos com tábuas de cedro.

    3.  Salomão teve 1000 mulheres, mas a Sulamita foi a mais amada. Cânticos 2:2 Como um lírio entre os espinhos é a minha amada entre as jovens.

CONCLUSÃO:

    1.  Experiências negativas sempre surgirão em nossa vida, mas se soubermos como lidar com elas, redundarão em bênçãos para nós.

    2.  Mesmo diante das transformações que as lutas causam em nós, devemos nos valorizar e também valorizar essas experiências que nos amadurecem. TODAS ELAS TEM O SEU VALOR.


    3.  Se agirmos assim, aqueles que zombavam de nossa situação, nos valorizarão... Aqueles que nos colocaram em tribulações também nos valorizarão.... e sobretudo, estaremos sobre os auspícios de nosso Senhor Jesus (representado por Salomão). 

ASSISTA ESTA PREGAÇÃO:

Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)
(83) 98820-2712
(83) 3238-2100
ricardo.castro828@gmail.com

Comentários

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI

Postagens mais visitadas