VIVENDO COM FORTES VALORES


SALMO 1:2
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.


Intro:

1. A palavra de ordem dos nossos dias é o RELATIVISMO

2. Para muitos hoje não existe nada absoluto, é tudo relativo: O que pode ser errado para um, talvez não seja para outro.

3. Por causa desse relativismo as pessoas perderam a noção do que são os valores verdadeiros da vida.

4. O que vemos em todas as esferas são pessoas que não permanecem firmes em suas convicções e nem tem valores eternos que os norteiam. TUDO É RELATIVO.

5. Estamos vivendo em tempos de conglomerados plásticos e relacionamentos solúveis.

6. Mas apesar do Relativismo ser uma doutrina recente, seu conceito já é muito antigo. Vemos na Bíblia pessoas que abdicaram de seus valores porque acharam que encontrariam algo melhor:

I – PESSOAS QUE ABANDONARAM SEUS VALORES

1. ADÃO E EVA

A) O Senhor tinha lhes dado de tudo para que eles pudessem viver bem com valores eternos. Mas deliberadamente decidiram abandonar esses valores e trocar pela sugestão demoníaca.

B) Como resultado, perderam não apenas o paraíso, mas a comunhão plena com Deus.

 Gênesis 3:22-24  Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
23  O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
24  E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

2. ESAÚ
A) Esaú tinha recebido a honra de ser o primogênito de Isaque e estar na linha de sucessão das promessas feitas a Abraão.

B) Mas por causa de um guisado  de lentilhas, vendeu sua primogenitura para o seu irmão Jacó e por isso foi chamado de devasso e profano.
Hebreus 12:16  E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.

ð Os dois exemplos acima nos mostram pessoas que não preservaram suas convicções sobre os valores eternos e acharam que alçariam lucros trocando por coisas transitórias.

ð Mas o que perseveram nos valores eternos tem recompensa:


II – PESSOAS QUE PERSEVERARAM NOS VALORES ETERNOS
Da miríade de exemplos que poderíamos citar aqui, elencamos apenas dois:

1. Moisés
Hebreus 11:24-29  Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.

A) Deixou seu trono no Egito para viver com o povo de Deus no Deserto. (Falar do contexto)

B) Como resultado viu:

Ø O Mar vermelho se abrir para o povo passar a pés enxutos.

Ø Água brotar da Rocha

Ø Pão chover do céu

2. Daniel
Daniel 6:10  Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

A) Sua fé em Deus tinha mais valor do que as ameaças de seus inimigos e o edito do Rei.

B) Como Resultado:

Ø Os leões não o consumiram

Ø Seus opositores foram mortos

Ø Ele foi mais próspero ainda no Reino

Ø O Rei ordenou que todos glorificassem o Nome do Senhor.

ð AQUELES QUE PERSEVERAM NOS VALORES ETERNOS VERÃO MILAGRES ANCONTECER

III – A DIFERENÇA ENTRE OS RELATIVISTAS E OS QUE MANTÊM OS VALORES

1. Os relativistas podem ser facilmente persuadidos a renuncias suas convicções. Os que perseveram em manter os valores não negociam suas convicções.

2. Os relativistas enfraquecem quando estão sob pressão. Os que perseveram em manter os valores se fortalecem sob pressão.

3. Os relativistas sempre sentem antipatia pelos que têm convicções fortes. Os que perseveram em manter os valores convidam a todos a ter fortes convicções.

CONCLUSÃO:

1. Os relativistas vivem pelo que professam, ou seja, não tem certeza de nada, nada é firme em sua vida e suas conquistas são questionáveis.

2. AQUELES QUE PERSEVERAM NOS VALORES ETERNOS VERÃO MILAGRES ANCONTECER E SUAS CONQUISTAS VEM DAS MÃOS DAQUELE QUE NOS DEU SEUS ABSOLUTOS.

3. A partir de hoje abandone o relativismo e passe a ter fortes convicções dos absolutos de Deus que estão expressos em Sua Palavra. E então você viverá pelos valores eternos.

Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)
83 98820-2712
83   3238-2778
ricardo.castro828@gmail.com



Comentários

Postagens mais visitadas