FESTA OU FUNERAL, O QUE VOCÊ ESCOLHE?

FESTA OU FUNERAL, O QUE VOCÊ ESCOLHE?

ECLESIASTES 7:1-8

1  MELHOR é a boa fama do que o melhor ungüento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém.

2  Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.

3  Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.

4  O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.

5  Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo.

6  Porque qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela, tal é o riso do tolo; também isto é vaidade.

7  Verdadeiramente que a opressão faria endoidecer até ao sábio, e o suborno corrompe o coração.

8  Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito.

Introdução:

1. Salomão nos deixou (inspirado por Deus) 3 livros vitais para a vida daqueles que querem servir ao Senhor.

2. Em sua juventude (cerca de 25 anos) ele escreveu um poema para sua amada Sulamita e nos deixou o registro de um livro excepcional sobre o amor que faz paralelo entre o Amor de Jesus (O Noivo) com a sua igreja (A noiva)

3. Depois, já com certa maturidade (cerca de 40 anos) ele escreve o livro de Provérbios, que é um compêndio de sabedoria.

4. E já no fim de sua vida (cerca de 95 anos) ele escreve um livro enigmático (para alguns) chamado Eclesiastes. Por causa de suas palavras acidas e penetrantes, alguns estudiosos chamam este livro de “O mais mal humorado” de toda a Bíblia.

5. Para o entendermos, temos que ter em mente que quando foi escrito, Salomão se preocupou em dizer palavras que refletissem o viver em a perspectiva da vida espiritual. É por isso que em diversas partes ele diz “Não há nada de novo debaixo do sol.

6. No texto em questão o sábio Salomão nos coloca diante de uma questão importantíssima para os nossos dias: Viver para satisfazer os prazeres vale a pena? E que valor há em passar por dificuldades?

I – NA CASA EM QUE HÁ FESTA

1. Quem está em uma festa não pensa no amanhã

a)   É por isso que nas empresas o dia em que mais os funcionários faltam é na segunda-feira, pois alguns exageram no domingo por não pensar em suas responsabilidades no dia seguinte.

2. O problema de nossa geração é viver em uma festa constante.

a)   A busca desenfreada por satisfação momentânea.

b)  A busca por poder e influência

c)   No meio religioso, a busca pela prosperidade e os bens terrenos, a busca pelo poder, etc.

ð As pessoas estão vivendo com este pensamento: Diversão acima de tudo
Isaías 22:13B 
...Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos.

ð Estão vivendo como o homem dessa parábola:
Lucas 12:16-21 
E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;  E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

3. As pessoas estão vivendo de forma displicente, sem pensar nas coisas mais importantes da vida.
Mateus 24:38,39 
Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.

4. Isso com certeza é obra do diabo para cegar o entendimento dos homens. Assim como Faraó sobrecarregou o povo de Israel de trabalho para que não pensassem em adorar a Deus:
Êxodo 5:7,8 
Daqui em diante não torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como fizestes antes: vão eles mesmos, e colham palha para si. E lhes imporeis a conta dos tijolos que fizeram antes; nada diminuireis dela, porque eles estão ociosos; por isso clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus.

ð Como o fogo aceso com espinhos (que fazem muito barulho, mas é fulgás), assim é a alegria do tolo.
Eclesiastes 7:6  Porque qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela, tal é o riso do tolo; também isto é vaidade.

ð Muitos são aqueles que preferem a canção do tolo do que a repreensão do sábio.

***POR ESTE MOTIVO NÃO É BOM ESTARMOS APENAS EM FESTAS (SATISFAÇÃO DOS PRAZERES) POIS ELES SÃO FULGÁS E ENTORPESSEM A ALMA PARA O QUE REALMENTE É IMPORTANTE: VIVER PARA DEUS!

II - NA CASA EM QUE HÁ FUNERAL

1.         Quem vai a um funeral geralmente é levado a pensar na brevidade da vida.
Salmo 90:10  Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.

2.         Salomão não está afirmando que a morte é melhor que a vida, mas está chamando nossa atenção para o fato de que A VIDA É MUITO FRÁGIL para desperdiçarmos com coisas momentâneas.

3.         Diante de um funeral reconhecemos que somos frágeis e necessitamos de Deus.

4.         A vida é muito curta e devemos aproveitar ao máximo na presença de Deus, edificando nosso caráter.

ð Quem edifica apenas a personalidade (que é transitória) é um tolo. Mas quem firma seu caráter (que é eterno) é um sábio.

5.         Algumas religiões (e algumas igrejas evangélicas também) tentam livrar os adeptos das adversidades da vida. MAS O CRISTIANISMO NOS INCENTIVA A ENFRENTA-LAS.

João 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.


1ª Pedro1: 7  Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;


6.         O riso (festa) conduz a exaltação, mas o pesar conduz aos “joelhos”.

7.         Os conflitos e o pesar é uma oportunidade de nos aproximarmos de Deus.


CONCLUSÃO:

1.         Se alegrar e festejar não tem nada de errado. O erro está quando queremos viver apenas para festejar e satisfizer nossos desejos.

2.         O inimigo conseguirá embrutecer nosso entendimento com o acréscimo do entretenimento e da alegria momentânea.

3.         Contudo, quando estamos sob provação, enfrentando dificuldades ou diante do pesar, temos uma oportunidade de pensar em coisas mais profundas do que nossos desejos imediatos.

4.         As dificuldades são a oportunidade de avaliarmos nossas vidas e vermos que carecemos a ajuda divina.

5.         Portanto, prefira estar sob adversidades e vencendo com Cristo do que estar vivendo uma vida de festas e alegria, mas estamos sendo enganados pelo diabo.
v.4  O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.


ASSISTA A PREGAÇÃO:


Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)
(83) 98820-2712
(83)  3238-2778

Comentários

Postagens mais visitadas