PRISCILLA ALCANTARA E O PECADO: QUEM É O CULPADO?

Resultado de imagem para priscilla alcântara pregandoO assunto mais comentado nas redes sociais nesses últimos dias é sobre a pregação da ex-apresentadora do programa infantil "Bom dia e Companhia!", Priscilla Alcântara. Eu já nem mais lembrava dessa jovem, pois a última notícia que tive foi há cerca de seis anos quando soube que ela foi batizada em uma igreja evangélica. À época ela ainda tinha seus cabelos castanhos e um visual "normal".
Mas essa semana meu filho mostrou-me a parte de uma ministração da jovem em questão, agora com seus cabelos cor rosa e seu visual "descolado", em que ela afirma que não "temos mais pecados" e que "somos perfeitos". Bom, à priori, como todo mundo fiquei chocado. Vi muitos e muitos comentários agressivos à jovem e até alguns memes hilários postados nas redes. 
Contudo, passado o impacto inicial, passei a meditar de quem é a culta deste jovem ter este conceito tão errôneo a respeito de um assunto tão delicado como a doutrina do pecado...
Em primeiro lugar tenho que dizer que assim como uma doença mal diagnosticada leva a um tratamento errado e posteriormente à morte do paciente, da mesma forma o entendimento errado refente à doutrina do pecado levará a um tratamento errado desse mal, e posteriormente à morte espiritual. Este é um assunto que trato em meu livro "Os benefícios da Graça" ainda a ser lançado.
Bom, tentando entender o que acontece com a Priscilla, só posso deduzir que apesar dela ser cristã já a algum tempo, faltou-lhe um discipulado nutritivo. Então, podemos chegar a conclusão de que o "pecado" maior foi de seus pastores que não tiveram o cuidado de lhe instruir nas Sagradas Escrituras. E por esse motivo agora mesmo eu poderia tecer todo tipo de comentário pesado referente às lideranças evangélicas que estão mais preocupados em encher suas igrejas do que formar discípulos. Mas olhando por outro prisma, não apenas seus pastores são culpados. A Igreja evangélica brasileira com sua tradição de falta de preparo bíblico também é culpada. Quero que o caro leitor me entenda que não estou fazendo generalizações, pois neste particular existem muitas exceções. Mas em grosso modo, a igreja brasileira tem um longo histórico de falta de preparo bíblico consistente e a tentativa desesperada de fazer-se relevante por meio da quantidade na membresia. E isso é inegável. 
Mas, procesindo como um investigador à procura de um culpado, posso dizer que o maior culpado nesse caso é a própria Priscilla Alcântara. Digo isto porque é responsabilidade dela conhecer as Escrituras. E isso ninguém poderá fazer por ela. Há 23 anos passados, quando entreguei minha vida a Jesus, fiz parte de uma igreja em que não havia nenhum tipo de discipulado. Mas logo que identifiquei que a Bíblia é o manual do crente, passei a por mim mesmo investir em meu conhecimento bíblico. E eu não era mais velho que a Priscilla. Tinha apenas 17 anos. Mas acredito que no afã de fazer-se novamente relevante ao público, de posse de um conhecimento bíblico pífio, ela tenha se achado na condição de ministrar a outros jovens. E neste ponto, voltamos à culpa dos pastores. Estes na ansiedade de também tornar-se relevante ante ao crescente público evangélico, pegam essas ex-celebridades e "jogam" nos púlpitos para que testemunhem e ministrem sem um mínimo de preparo Bíblico. Quem dentre os pastores estrelas de hoje não quer auferir os dividendos da popularidade de uma ex-celebridade convertida ao Evangelho testemunhando em sua igreja? Mas como cobrar ortodoxia desses pastores quando em sua maioria, não tem também o mínimo de preparo bíblico e teológico? Muitos deles também foram "jogados" nos púlpitos devido ao seu carisma e/ou eloquente oratória. E dessa forma retrocedemos ao outro culpado, a igreja. Esta, por sua vez deveria ter o discernimento dos crentes bereanos de Atos 17:11, que confiram nas Escrituras se o que estava sendo pregado era certo ou não? Mas como cobrar discernimento da igreja quando esta tem sido usada como massa de manobra de homens sagazes que estão mais interessados na lã das ovelhas do que em sua nutrição? 
Em resumo posso dizer que os culpados desses tipos de bizarrices são os pastores como líderes que deveriam formar discípiulos de Cristo, as igrejas que deveriam ter discernimento bíblico e os crentes mesmo que deveriam levar à sério o conhecimento do Livro Santo e antes de sair para ministrar. 
Mas me preocupo mesmo com esta geração cristã superficial, sem conhecimento bíblico e que é levada por todo tipo de bizarrice teológica e modismos sem fim. Fico a imaginar que se o Senhor não intervir, no dia do Arrebatamento muitos poucos serão aqueles que verão o Mestre. E é por isso que oro para que antes da Volta bendita do Senhor aja um grande avivamento. Não um avivamento emotivo e histérico como alguns almeijam. Mas o avivamento verdadeiro do retorno às Escrituras e a uma vida de Santidade que glorifica ao Senhor e anseia por seu retorno. Oremos para que as gerações futuras possa realmente desfrutar desse avivamento e que não mais se possa culpar de tão crasso erro quem quer que seja.

Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna

Comentários

Postagens mais visitadas