O VALE DAS SOMBRAS - Salmo 23


O VALE DA SOMBRA DA MORTE
*** assista esta pregação no fim da postagem

Salmo 23
1 O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;
3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.

INTRODUÇÃO:

1.  O salmo 23 é conhecido como a pérola do livro dos Salmos. E há quem diga que este salmo é uma das criações poéticas mais sublimes da história.

2.  Mas o em determinado trecho o salmo fala do "Vale da sombra da morte".
V. 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte

3.  A Bíblia fala de muitos vales como o de Hinom onde os idólatras sacrificavam seus filhos, o vale do Monturo onde eram depositados os corpos dos criminosos.

4.  Mas aqui o salmista fala de um vale pouco conhecido, O Vale da Sombra da Morte.
V. 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte

I - O QUE ERA ESSA VALE

1.  Era um local escuro que servia como última morada dos leprosos.

2.  Todos os portadores de lepra que estavam em estado terminal eram levados para lá para perecerem sem que os sadios os vissem definhar.

3.  O SENTIMENTOS DE TODOS OS QUE VIVIAM ALI ERA O TEMOR, POIS SABIAM QUE NÃO TINHA SAÍDA.

4.  A Metáfora usada por Davi se enquadra muito bem em nossas vidas, pois muitas vezes estamos em um estado terminal em nossos relacionamentos, negócios, na vida espiritual, etc.

5.  Portanto, para nós esse vale não é físico, mas espiritual, emocionou ou psicológico.

6.  Uns estão só na entrada. Outros já entraram profundamente. E outros já estão com o pé fora do vale. MAS TODOS NÓS PASSAMOS POR ESSE VALE.

II - POR QUE TEMOS QUE PASSAR POR ESSE VALE

1.  Em primeiro lugar temos que ter em mente que ser Cristão não nos torna imunes às tribulações da vida.

2.  Antes Jesus nos adverte que passaremos por tribulações impreterivelmente em João 16:33.

3.  Mas já que Todas as coisas cooperam para o nosso bem (Romanos 8:28),  esse vale tem um propósito em nossas vidas.

III - O QUE DESCOBRIMOS NO VALE?

1.   Descobrimos que Deus está conosco.
V. 4 porque tu estás comigo;

2.   Descobrimos que Sua Palavra nos consola
V.4  teu bordão e o teu cajado me consolam.

3.   Descobrimos o que está em nosso coração
Deut. 8:2
2 Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.

4.   Descobrimos o Valor da nossa fé
1ª Pe. 1:6,7
6 Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações,
7 para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;

5. Descobrimos que depois do vale há um banquete.
5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

CONCLUSÃO:
1.  Mesmo que estejamos passando por esse vale agora, não temos que temer.

2.  Deus tem um propósito e sempre nos conduzirá às águas tranquilas e pastos verdejantes.


3.  Então, levantemos a cabeça e prossigamos, pois estamos nos aproximando do banquete.

Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)
ricardo.castro828@gmail.com
Youtube.com/pastorricardocastro
twitter.com/Pastorricardocastr1
facebook.com/pastorricardocastro
facebook.com/predestinadocalvinista
facebook.com/igrejabiblicavidaeterna

Comentários

Postagens mais visitadas