UM CULTO ABOMINÁVEL AO SENHOR - ISAÍAS 1:11-17


UM CULTO ABOMINÁVEL AO SENHOR
***Assista esta pregação no fim desta postagem.

Isaías 1:11-17
11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.
12 Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.
14 As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
15 Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
16 Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
17 Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.

INTRODUÇÃO:

a) olhando para nossa geração vemos o crescimento exponencial dos cristãos evangélicos.

b) Há quem diga que daqui a uns anos seremos 50% da população brasileira.

c) Mas qual o impacto que essa multidão de crentes está fazendo nessa geração? NENHUM!

d) Isso porque as pessoas estão a cada dia mais encarando o cristianismo como mais uma religião de rituais vazios.

c) Hoje veremos o que Deus quer que façamos:

1) Sacrifícios inúteis
v. 11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor?

a) Estavam enfadando o Senhor
v. 11 Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.

b) Até as reuniões solenes tornam-se abominações para o Senhor, quando o seu sentido está errado:
v.13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.
v. 14 As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
 *Algumas vezes as pessoas estão como o povo de Israel = Vivendo no erro mas achando que os "sacrifícios", "rituais" e "liturgias" irão agradar a Deus.
**Mas na realidade tudo isso exacerba o Senhor.

2) Deus não obriga ninguém a Adorá-lo
V. 12 Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
a) Deus quer que Sua adoração seja espontânea.
b) Mas as pessoas acham que Ele exige religiosidade, quando na verdade Ele quer relacionamento.

3) Por que isso acontece?
a) O povo estava em iniquidade:
V.13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; NÃO POSSO SUPORTAR A INIQUIDADE, nem mesmo a reunião solene.
*A religiosidade não apaga nosso mal proceder.
**Deus não é comprado por aparências e nem por dádivas.

4) Qual o resultado desse mal procedimento?
a) Deus fecha os céus!
v. 15 Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
* Esse é o motivo por que muitas pessoas fazem de tudo para obter as bênçãos de Deus e não conseguem.
**Deus não lhes responde justamente porque não querem ter comunhão com Ele, mas apenas suas bênçãos.

5) O que fazer para mudar a situação?
a) Para as práticas pecaminosas.
v. 16 Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
b) Uma mudança radical que gere uma busca pela justiça
V. 17 Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.

CONCLUSÃO:
1) As pessoas tem a ideia de que as práticas religiosas vazias agradam a Deus.
2) Mas elas são totalmente abomináveis ao Senhor. ELE NÃO AS SUPORTA!
3) Isso porque as pessoas pensam que sua religiosidade encobrem suas práticas pecaminosas.
4) Mas o Senhor nos conclama a mudar de vida e praticar a verdadeira comunhão com Ele.
5) Aí disfrutaremos de Suas bênçãos.

V.19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.

Comentários

Postagens mais visitadas