AS FALSAS DOUTRINAS






AS FALSAS DOUTRINAS – 1ª Timóteo 1:3
Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina.


O ser humano é intrinsecamente religioso. Isso é um fato. Até aqueles que se dizem ateus, fazem de seu ateísmo uma religião.
Hoje existem mais de 10.000 religiões espalhadas pelo globo terrestre. Só aqui no Brasil podemos encontrar pelo menos 240 opções religiosas.
De igual modo encontramos um sem número de religiões consideradas cristãs. Cada uma delas tendo a Bíblia como seu livro texto. Contudo, as crenças que emanam dessas religiões são tão diversas quanto é o gosto de cada pessoa.
Mas o que nos intriga é que, se eles tem a Bíblia como seu livro texto, como suas crenças podem diferir tanto uma das outras? A resposta é apenas uma. Os fundadores e líderes de cada uma dessas religiões cristãs deram suas interpretações particulares à Bíblia, fazendo com que o texto sagrado dissesse o que nunca tencionou dizer.
Em tempos passados víamos os cristãos, como os profetas no deserto, que alçavam sua voz de noite e de dia, apontando o verdadeiro caminho.
Mas hoje o que encontramos cada dia mais é um argumento sincretista de que não importa em que se creia, desde que a pessoa seja sincera e faça o bem ao próximo. E essa segunda prerrogativa, sendo mais retórica do que prática, nem precisa ser tão urgente.
O que os proponentes dessa nova cosmovisão cristã ensinam é que, no fim das contas, todos os caminhos levam a Deus. E assim, vemos muitos cristãos “protestantes”, que não veem problema algum em participar de eventos católicos. Sem falar que o número de crentes, dentre eles alguns pastores, que são admiradores dos padres estrelas está crescendo a cada dia.
Existem também muitos outros cristãos que miscigenaram a fé verdadeira ao erro de outras religiões de tal forma que, sem certo conhecimento, não se sabe mais discernir entre a verdade e o erro.
Mas a verdade é que muitos cristãos estão aderindo a esta nova cosmovisão sincretista porque lhes convém. Isso porque esse argumento é “politicamente correto”, não atraindo nenhuma forma de oposição dos céticos e nem o protesto dos crentes, já que ninguém está disposto a entrar em nenhuma disputa teológica de graça, pois afinal, sobre futebol e religião não se discute, dizem eles.
Mas esses cristãos politicamente corretos estão apenas se acomodando ao mundo, em total afronta às palavras do Apóstolo Paulo em Romanos 12:2: “E não sede conformados com este mundo”.
Conformar é tomar a forma. É abdicar da sua forma original e assumir a forma do objeto que nos cerca, assim como acontece com a água dentro de um recipiente, quando é colocada em um aparelho congelador.
E, como já dissemos antes, esse procedimento tem como bônus o prémio da admiração dos que fazem parte desta geração. Alguns, inclusive, incentivam largamente tal procedimento, alegando que estamos vivendo em um novo tempo, um tempo de tolerância e amor.
Contudo, assim como um diagnóstico errado que, quando não causa problemas irreversíveis, causa a morte, assim também acontece quando nós, cristãos, não conseguimos discernir entre a verdade e o erro. E isso causa sérios problemas espirituais, culminando na morte eterna.
Jesus nos deixou a Sua Palavra como um Norte, uma luz que ilumina nosso caminho dentre as trevas que envolvem esse mundo. Por isso, qualquer um que leve a Palavra de Deus à sério, que a ame e estude-a para se instruir sobre a vontade de Deus, nunca será envergonhado.
Mas o que estamos vendo é que muitos distorcem essa Palavra, fazendo-a dizer o que nunca disse. E isso fazem para que possam embasar suas práticas espúrias em um suposto respaldo bíblico para que, com isso, possam engodar àqueles que olvidam do verdadeiro conhecimento escriturístico.
Hoje veremos qual a ação desses falsos mestres, que têm enganado a muitos e que a cada dia mais tem galgado posições de proeminência no meio cristão. De igual modo avaliaremos qual deve ser a atitude daqueles que permanecem firmes na fé Bíblica.
A primeira coisa que podemos observar nesses pseudo mestres é que:


1 - Provocam divisões e escândalos - Romanos 16:17
Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles.
A grande verdade é que esses mestres da confusão, em sua maior parte surgiram de nosso meio. Isto é, são pessoas que conheceram as verdades Bíblicas pregadas entre nós. Foram discipulados por nossos mestres. Usufruíram de todas as benesses da comunhão dos santos. Mas que, por motivos obscuros, cederam a tentação de satanás e passaram a interpretar as Escrituras ao seu bel-prazer, dando-lhes sentidos diversos e torcendo a verdade.
E um dos pontos mais salientes concernente a esses falsos mestres é que sempre causam divisões no corpo de Cristo, como diz o texto. Essas pessoas, via de regra, querem arrebanhar para si um grupo de pessoas que possam lhes seguir fielmente como mestres de uma nova revelação.
E, por sua vez, existem muitas pessoas havidas por novidades e novas revelações, que correm atrás desses pretensos doutores, como se eles fossem os “salvadores da Pátria”.
Porém, esses mestres arrebanham esse povo e fundam novas igrejas, sem contudo deixarem a nomenclatura de “Cristãos evangélicos protestantes”. Mas existem outros, porém, que abraçaram os falsos ensinos e as heresias, mas romperam de vez com o cristianismo histórico e fundaram novas religiões. É o caso dos grandes heresiarcas William Braham, Joseph Smith, Charles Taze Russsel, etc. Esses foram batistas, presbiterianos e congregacionais, mas que deram origem à novas igrejas como o Tabernáculo da Fé, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias (Mórmon) e As Testemunhas de Jeová.
Todavia, todos eles tem algo em comum: Andam em total desacordo com a Doutrina Bíblica.
O conselho do apóstolo Paulo é que notemos bem aqueles que assim procedem e, consequentemente, nos afastemos dos tais.
A segunda coisa que podemos discernir dos ensinamentos desses pretensos mestres é que:


2 – suas doutrinas são inventadas por eles mesmos - Efésios 4:14
Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
Os falsificadores da Palavra de Deus tem como objetivo principal respaldar seus pontos de vista com textos mal interpretados da Bíblia. Via de regra, esses líderes alegam que receberam uma mensagem direta de Deus que lhes conferiu autoridade e competência para ver em certos textos bíblicos, coisas que os outros não viram. Geralmente, também, alegam que esta mensagem lhes garantiu que todos os outros estão errados e que sua visão é a única que está alinhada com a visão de Deus. E todo este esforço é recompensado pelas multidões que os seguem cegamente. E, por causa disso, sua doutrina é norteada pelos anseios e desejos expressos por seus seguidores, que lhes constituem em seus profetas e paladinos de uma suposta verdade que havia estado encoberta por séculos àqueles que militam na igreja Evangélica.
E a consequência lógica disso tudo é o ataque sistemático à tudo aquilo que a igreja crê e prega há séculos. Isso porque a sã doutrina incomoda àqueles que lotam templos com o objetivo de terem seus egos inflados e seus anseios mesquinhos satisfeitos. Foi isso que profetizou o Apóstolo Paulo em 2ª Timóteo 4:3:
Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;
Mas, sobretudo, o que está escondido no coração dos mestres da distorção é o desejo de dominar a fé alheia. E isso vemos expresso em quase todas as igrejas em que a pessoa central é um líder carismático e que, por isso, consegue impor seus conceitos e normas aos fieis. E a seu bel-prazer impõem as coisas mais esdruxulas como tipo de vestimenta, cortes de cabelo, dieta alimentar, isolamento do fiel de seus entes queridos, a guerra santa, o ataque direto a todos os que lhes contradizem e etc.
E para isso, maquiam seus intentos nefastos com textos mal interpretados e cultos e liturgias mirabolantes que lhes confirem autoridade e reverência. Foi isso o que o Apóstolo quis dizer em Colossenses 2:18:
Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
Mas, assim como está vaticinado na Palavra de Deus, aquilo que está encoberto um dia será revelado. E a Bíblia já nos mostra qual o intento real dos mestres heresiarcas:
3 - São mentirosos impuros - 1ª Timóteo 1:10
impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina.
Os itens dessa lista de Paulo são muito reveladores, principalmente três deles. Paulo diz que os que se opõem a Palavra de Deus são impuros. Nesta impureza está contida toda sorte de perversões sexuais. Acontece que o diabo distorceu o sexo, que foi criado por Deus, e o tornou um deus para aqueles que o seguem. E, tendo em vista que existem muitos inconversos usando a Bíblia, muitos deles a distorcem para dar respaldo às suas práticas impuras. Essas pessoas tornam normal muitas coisas que naturalmente são anormais.
Por fim, o Apóstolo ainda os chama de mentirosos. Isso porque, para que possam respaldar suas vidas devassas com textos da Palavra de Deus, terão que distorcê-la, fazendo da Verdade mentira e da mentira verdade.
Isso eles fazem porque sabem que a Bíblia, quando corretamente interpretada, tem o poder de corrigir e transformar vidas. Bem como, encontra-se nela o apelo à morte para os desejos da carne e às coisas do mundo. Portanto, os mestres da distorção, para que possam manter seu Modus Operandi devasso, olvidará da correta interpretação, optando por disseminar mentiras que engodam os tolos.
E, apesar de arrogarem para si o título de Doutores e Mestres, a Bíblia revela que eles são algo bem diferente:
4 – São privados da verdade e interesseiros - 1ª Timóteo 6:3-5
Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.
Essas pessoas, conquanto se digam profundamente conhecedores da Palavra de Deus, na verdade são ineptos, que usam das contendas geradas por discursões teológicas, para parecerem intelectuais, imbuídos de uma suposta autoridade que lhes garante a infabilidade.
Mas a Bíblia revela que sua intensão real é o lucro. Isto é, além de distorcerem a Bíblia para respaldar suas vidas devassas, como vimos anteriormente, essas pessoas disseminam falsas interpretações que alcançam os anseios e desejos dos homens, para que esses, de posse da ilusão de que seus desejos serão satisfeitos, encham seus bolsos com o vil metal.
Todavia, diante de tudo o que vimos até aqui, qual deve ser a atitude daqueles que permanecem firmes na verdade da Palavra de Deus?


5 - Temos que repreendê-los, usando a doutrina que não suportam - 2ª Timóteo 4:2-3
Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;
O conselho bíblico é que não devemos desistir de pregar a Palavra de Deus, expondo-a de tal forma que seja assimilada até por quem passe correndo. E isso deve ser feito em todo momento, não apenas nos púlpitos e palestras, mas também quer seja oportuno ou não.
Esses falsos mestres, além de terem de ser repreendidos duramente, devem ser desmascarados para que todos conheçam suas intenções sórdidas.
Nossa mensagem nem sempre será bem recebida. Isso porque a Bíblia nos revela que essas pessoas não suportam a sã doutrina, pois essa exige a morte do ego. Mas, mesmo que nossa mensagem “politicamente incorreta” não seja bem aceita, a ordem bíblica é que continuemos a pregar.


CONCLUSÃO:
É público e notório que em nossa geração os falsos ensinos e as heresias abundam no meio cristão. Cada líder heresiarca compete ferrenhamente por nossa adesão, apelando para os argumentos mais estranhos, que se não conduzissem à morte espiritual, seriam hilários.
Basta ligarmos a Tv ou acessarmos a rede mundial de computadores para vermos os proponentes dos falsos ensinos disseminando seu veneno mortal.
Quem os poderá deter? Essa responsabilidade pesa sobre os ombros de todos aqueles que tem servido a Cristo piamente e que amam e preza pela Palavra de Deus.
Lembremos que a maior parte das epístolas do Novo Testamento foram escritas para rechaçar algum falso ensino que surgira no meio do povo. E isso nos dá uma indicação de que devemos fazer o mesmo. Ou seja, devemos alçar nossas vozes proféticas contra as distorções da Palavra de Deus, mostrando que, mediante a correta interpretação Bíblica, a Palavra de Deus tem o poder de transformar vidas.
Portanto, que batalhemos aguerridamente pela fé quem uma vez por todas foi entregue aos Santos. Judas 3.
Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna

Comentários

Postagens mais visitadas