QUATRO TIPOS DE PESSOAS DOS FIM DOS TEMPOS | PR. Ricardo Castro


Olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós o improviso daquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo tempo orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem.
Lucas 21:34-36

Indiscutivelmente são em momentos de crise que conhecemos o caráter das pessoas. Isso porque são em momentos como esses que tanto os heróis como os vilões se revelam. A história nos mostra que muitas pessoas simplórias se tornaram grandes heróis em momentos de crise. Isso porque a crise foi a sua mola propulsora.
Por outro lado, em momentos delicados, muitas pessoas que julgávamos ter bom caráter e serem verdadeiros heróis, se revelam crápulas covardes. Ou seja, homens que deveriam ser ícones do heroísmo se acovardaram ou se mostram egoístas. Por isso é muito interessante observar como a crise expõe o caráter das pessoas.
Nesses últimos dias, a crise Mundial que enfrentamos têm revelado que existem apenas quatro tipos de pessoas na Terra. E é sobre eles que falaremos aqui.
O primeiro tipo são os tolos, alienados, crédulos ou incautos (escolha o melhor adjetivo para caracterizá-los). Esse grupo é composto de pessoas ávidas pelas mais absurdas teorias da conspiração. E esse, de fato, é um grupo grande, que inclui pessoas de todas as esferas sociais, inclusive alguns famosos.
São essas pessoas que alardeiam a teoria de que um grupo denominado de illuminatis está por trás de todos os eventos importantes da história mundial. Essa é a crença de que 13 famílias comandam todos os grandes acontecimentos políticos e econômicos do mundo. 
Quanto aos nomes das 13 famílias que compõem esse grupo, existe muita confusão. Mas o consenso comum entre as listas são as famílias Rockfeller, Onassis, DuPont e Rothschild. 
Entretanto, apesar de que até grandes intelectuais creem nessa teoria, ela é absurda, pois não há condições alguma de apenas 13 famílias comandar o mundo inteiro, inclusive fundando nações e criando línguas étnicas. 
Para se ter noção do absurdo dessa crença, devemos saber que os proponentes da teoria dos Iluminates apregoam que foram eles que criaram a língua inglesa, apenas com o objetivo de chamar Deus de God. Isso porque a palavra God (Deus) colocada ao contrário fica dog (Cachorro). E com isso eles acreditam que os illuminatis zombam de Deus por meio da língua inglesa. Absurdo total. Essas pessoas se esquecem de que foi o próprio Deus quem criou as línguas das nações quando as confundiu por causa da torre de Babel (Gênesis 11).
Mas existem também aqueles que acreditam no Clube bilderberg.  Esse clube supostamente aglutina no seu rol de membros cerca de 130 líderes mundiais de diversas famílias. Segundo essa teoria, o clube bilderberg se reúne pelo menos duas vezes ao ano para montar estratégias para a dominação Mundial.
Assim como a teoria dos illuminatis, a do clube bilderberg também não se sustenta, uma vez que cada país preserva sua soberania nacional e a intervenção externa em sua política culminaria numa guerra mundial. Nenhum país entregaria sua soberania tão facilmente aos ricaços do clube bilderberg.
Mas ainda existem aqueles que acreditam na chamada "nova ordem mundial", que também seria um complô político e religioso para a dominação Mundial. Essa teoria foi gerada depois que em um de seus discursos o ex-presidente dos Estados Unidos George Bush ter falado de  uma nova ordem mundial. Logo os adeptos da teoria da conspiração julgaram que haveria algum tipo de conluio secreto para instaurar essa nova ordem mundial que subjugaria todas as nações.
Uma coisa que há em comum nessas teorias é que todas são  regadas com ocultismo e mensagens subliminares.
Por falar em mensagens subliminares, não há como não falar também de seus adeptos. Há pessoas que conseguem ver essas mensagens até no Ichthus (símbolo Cristão do peixe). Inclusive até eu já fui alvo de alguns deles. Certa vez fui acusado de ser um illuminati por ter no logotipo de nossa igreja uma chama procedendo da Cruz. E mesmo diante da explicação de que o desenho simboliza o Espírito Santo, que procede de Jesus, meu acusador insistia que o logotipo revelava minha intenção secreta de destruir o cristianismo. Seria cômico se não fosse trágico.
Infelizmente essas pessoas vivem amedrontadas por supostos espíritos malignos e coligações de políticos ocultistas, que na verdade só existem em suas mentes férteis. E por causa disso são presas fáceis para os espertalhões que infestam o mundo com livros, palestras e vídeos que lhes têm enchido os bolsos. Temos um exemplo claro no famoso irmão Rubens com sua série de DVDs chamado "verdade oculta - prepare-se", que lhe conferiu belas cifras. Entretanto o povo brasileiro descobriu que ele não passa de um político socialista fracassado, que enveredou pelos caminhos das teorias da conspiração depois de haver encontrado solo fértil não apenas entre os cristãos, mas também entre aquelas pessoas ávidas por descobrir alguma suposta verdade encoberta que lhes confira o status de grande vulto.
O segundo tipo de pessoas são os céticos. Esse grupo é composto por aqueles que descrêem de tudo e que arrogam para si um conhecimento elevado que lhes garante estar acima dos crédulos. Essas pessoas encaram tudo o que acontece ao seu redor como sendo coisa natural e produto do acaso ou da física. 
Sua característica principal, entretanto, é a crítica mordaz àqueles que, segundo eles, são pessoas alienadas e manipuladas pelos líderes espertalhões. Os céticos também não estão preocupados com o fim, já que para eles este nunca chegará. Dentre seus  integrantes encontramos muitos políticos, estudiosos e cientistas. Mas podemos encontrar também pessoas comuns, que tiveram algum tipo de decepção com a política e/ou a religião.
O terceiro tipo de pessoa são os devassos. Talvez esse seja o maior grupo de pessoas na atualidade. Ele é composto por pessoas hedonistas, que se entregam aos mais esdrúxulos desejos da sua natureza caída. Fazem isso porque julgam que já que o fim dos dias está próximo, devem satisfazer totalmente todos os seus anseios e desejos carnais. O Apóstolo Paulo falou sobre esse grupo em 1ª Coríntios 15:32 quando disse ironicamente que esse tipo de pessoa pensa assim: "comamos e bebamos porque amanhã morreremos". 
Entretanto muitos dos seus integrantes não sabem que fazem parte desse grupo. Isto por que não tem consciência do fim dos tempos, mas mesmo assim vivem suas vidas de forma a satisfazer primeiramente os seus desejos.
Jesus falou a esses três grupos no versículo 34 do texto de Lucas 21, quando disse: "tenham cuidado para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedade da vida e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente" (NVI).
Jesus falou assim porque sabe que esses três grupos de pessoas se entretém tanto em seus conceitos que chegam a um ponto em que não conseguem mais pensar de outro jeito. E assim vivem as suas vidas alienados da realidade do tempo do fim, do dia em que todo o sistema humano será destruído e cada homem receberá a paga pelos seus atos.
As pessoas têm sobrecarregado seus corações com teorias absurdas, ceticismo frio ou mesmo com a busca pela satisfação dos prazeres, vivendo totalmente alheias ao que está acontecendo na realidade ao seu redor. Essas pessoas não tem ou não querem ter nenhum conhecimento a respeito das profecias que estão se cumprindo e da batalha espiritual travada ferrenhamente nesses últimos dias.
Todavia ainda existe o quarto tipo de pessoas e esses podemos denominar de cristãos. Esse grupo é composto por pessoas que entregaram a sua vida ao senhor Jesus Cristo e que teme a Deus e querem agradá-lo. São pessoas extremamente perseguidas nesses últimos dias, pelo fato de que vivem as suas vidas a parte do sistema mundano e periodicamente o condenam. 
Os cristãos entendem que o tempo está no fim e que por isso é preciso ter mais intimidade com o Criador. E, sobretudo, estão cientes da urgência de pregar a mensagem do reino de Deus.
Para esse grupo Jesus tem instruções específicas no verso 36: "Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem".
A primeira instrução de Jesus é que devemos, antes de mais nada, vigiar. É interessante notar que na maioria das vezes em que Ele fala de oração, antes adverte que em primeiro lugar deve haver a vigilância. Isso porque orar sem estar atento às coisas que acontecem ao nosso redor é pura loucura. Geralmente as pessoas que oram sem vigiar tornam-se fanáticas. Foi por este motivo que Jesus disse em Mateus 10:16 que seus discípulos devem ser singelos como a pomba, mas sobretudo, prudentes como a serpente.
A serpente é um animal muito sagaz. Ela anda a todo momento em vigilância. É por esse motivo que constantemente põe a sua língua para fora porque nela existem alguns sensores com os quais ela pode perceber o perigo. Assim devem ser os cristãos, vigilantes em todo tempo para estar atentos a tudo o que lhes acontece ao redor.
A vigilância é extremamente importante nesses dias de grande exposição. Com o advento da internet e principalmente das redes sociais, não se tem mais privacidade. A todo tempo estamos sendo observados e avaliados, como eram as pessoas do livro 1984 de George Orwell. 
A vigilância também é vital nesses dias, pois a cada momento o diabo lança suas mordazes artimanhas para nos derrubar. E para isso ele usa situações ou pessoas que nunca imaginaríamos. Por isso a vigilância é primordial.
A segunda instrução de Jesus é que devemos orar em todo tempo. Isso porque a vigilância sem oração também é pura loucura. Vigilância demais produz pessoas neuróticas, excessivamente preocupadas e desconfiadas de tudo. É por isso que devemos vigiar mas também orar. Isso porque a oração tem o poder de tirar de sobre os ombros as nossas ansiedades. 
"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças". Filipenses 4:6.
Assim como a Vigilância, a oração é vital nesses dias conturbados, em que os homens têm dado cabo de suas vidas devido ao desespero. Estar desesperado nesses últimos dias é tão comum que até as pessoas que deveriam ter uma palavra de ânimo e uma atitude positiva estão colocando fim às suas vidas. Podemos ver isso claramente no lamentável suicídio do ator e humorista Robin Willians, que já foi considerado o homem mais engraçado do mundo.
Mas aqueles que andam em oração tem intimidade com Deus, e a paz d’Ele guarda os seus corações e suas mentes em Cristo Jesus (Filipenses 4:7).
Mas embora tanto a vigilância como a oração tenham benefícios no aqui e agora, sua recompensa vai mais além. Segundo o que Jesus disse no versículo 36, uma das primeiras recompensas que receberemos é "escapar das coisas que estão por vir". Interpreto esse trecho de duas formas. Em primeiro lugar estaremos livres das preocupações e neuroses que afligem as pessoas que nos cercam. Isso porque a nossa esperança não está na nossa força ou conhecimento, mas sim o Senhor Jesus Cristo. A segunda forma que interpreto esse texto é que se estivermos em constante vigilância e oração seremos livres do período da grande tribulação que está para vir sobre toda a terra.
Porém Jesus ainda fala que há uma segunda recompensa. Diz que no fim de tudo estaremos de pé. 
Fazendo uma aplicação para a atualidade, entendo que enquanto muitos estão desmoronando diante do caos dos últimos Dias, estaremos de pé em vigilância e oração. Entretanto as palavras de Jesus vão mais além. Ele diz que estaremos de pé ante O Filho do homem. Ou seja, no fim de todas as coisas, quando Ele separar os bodes das ovelhas como está escrito em Mateus 25, muitos serão lançados para fora da presença do Rei, mas nós, aqueles que perseveram em vigilância e oração, permaneceremos na presença d’Ele para recebermos o nosso galardão.
Em que grupo Amado leitor se encontra? Se está em um dos três primeiros, saiba que o seu futuro é de densas nuvens. Mas se está no último grupo, sobre você permanece as instruções do Mestre de permanecer em vigilância e oração constantes, pois a nossa recompensa está mais perto agora do que nunca. O dia em que os nossos esforços no sentido de sermos cada dia mais semelhantes a Jesus, está às portas. Os acontecimentos nas últimas décadas mostram isso. Portanto, amado cristão, permaneça firme vigiando e orando por que o Mestre logo vem.

Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica vida eterna

Comentários

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI

Postagens mais visitadas