SEREMOS RECOMPENSADOS POR DEUS? | PR. RICARDO CASTRO

 





SEREMOS RECOMPENSADOS POR DEUS?

Apocalipse 3:7,8,11.

 

Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá:

Conheço as tuas obras — eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar — que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

 

Neste mundo passamos por grandes dificuldades em diversas áreas de nossa vida. Isso é um fato. Inclusive, nosso Senhor Jesus Cristo nos advertiu que enquanto estivermos na caminhada desta vida, passaremos por tribulações (João 16.33). Portanto, podemos ter a certeza de que, impreterivelmente, enfrentaremos situações difíceis em todas as áreas. Essas tribulações às vezes nos abalam de forma avassaladora, nos deixando sem forças e desanimados. Entretanto, Ele nos dá uma palavra de esperança quando diz “Mas, tenham bom ânimo, pois eu venci o mundo”. Isso indica que, por Sua vitória, é possível achar conforto em meio as dificuldades. Então, tendo em vista que nosso Deus é Soberano, podemos ter a certeza de que mesmo que tenhamos que lidar com diversos problemas, nunca seremos atribulados acima do que podemos suportar.

Mas, mesmo diante disso, a realidade é que às vezes ficamos pensando no motivo de tantas lutas. E ainda mais, ficamos indagando se seremos, de alguma forma, recompensados por tudo isso que passamos. Será que realmente o Senhor vê tudo o que acontece conosco?

Os versículos que iniciam esse texto nos mostram coisas muito importantes:

Verso 8: Conheço as tuas obras.

Nosso Deus é Onipotente, ou seja, Ele vê tudo em todo lugar. Mas, o trecho selecionado acima dá a entender que Ele tem um olhar diferente para aqueles que os servem. Isso nos revela que Jesus sabe perfeitamente tudo o que estamos passando. Aquele que nos contempla tem os seus olhos como chama de fogo. Isto é, nada escapa ao Seu escrutínio (Apocalipse 1:14.).

Mas, não pensemos que seu olhar é de acusação ou de cobranças. Seu olhar é de amor. Isso me faz lembrar a maneira como o Mestre olhou para Pedro, logo após ele o ter negado por três vezes.

Lucas 22:61

Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.

Com certeza seu olhar não foi de crítica pelo ato cometido por ele. Mas, com certeza foi um olhar de amor e compreensão. Foi um olhar transformador, pois logo após esse episódio vemos um Pedro transformado, que chegou a dar a sua vida pelo Evangelho. Ele nunca mais negou Jesus.

Diante do que Jesus disse, “conheço as tuas obras” e sabendo que Ele não nos olha com cobrança ou crítica, só posso supor que não temos motivos para nos abalar ou mesmo vacilar. Ele sabe o que estamos passando, sabe o que enfrentamos, sabe das nossas dores e inabilidades. Por isso, digo a você, dileto leitor, Levante a cabeça. Não ceda a tristeza e ao desânimo, que é o estado final daqueles que enfrentam dificuldades sem esperança. Mas, o Senhor está de olho em você. O Senhor tem visto a tua fidelidade.

É uma tragédia quando alguém tem a intenção de nos ajudar, mas não conhece qual é o nosso problema ou mesmo quem somos, qual a nossa estrutura. Geralmente, quando isso acontece, por falta das informações necessárias para nos ajudar, essas pessoas acabam mais atrapalhando do que ajudando. Porém, não há possibilidade disso acontecer com o Senhor, pois Ele conhece profundamente quem somos e qual a nossa estrutura. Podemos perceber isso claramente através das palavras de Jesus: “Verso 8: que tens pouca força”.

Digo sempre que o Senhor nos conhece melhor do que nós mesmos. Isso porque às vezes, em momentos extremos, temos atitude das quais nos arrependemos posteriormente. Nessas situações, desconhecemos     quem somos. Mas Deus conhece os lugares mais insólitos do porão de nossa alma.

Não há quem conheça melhor quem nós somos e o quanto suportamos como o Senhor Jesus. Ele sabe o quanto suportamos, e, segundo as Escrituras, Ele só permite que sejamos provados até o limite, nunca deixando que esse limite seja ultrapassado. E mesmo permitindo a prova, Ele nos concede um escape dela.

1ª Coríntios 10:13

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

Lembro, com um sentimento de boa nostalgia, que nos meus primeiros dias no Evangelho, os irmãos mais antigos costumavam dizer que Deus havia providenciado o “escape”, quando Ele concedia um alívio em meio às grandes provações.

Um prova disso é que quando o diabo pediu permissão para cirandar com Pedro como um agricultor faz com os grãos, Jesus não o permitiu (Lucas 22:31,32). Mas, já com Jó a coisa foi bem diferente. Todos sabemos que nosso irmão Jó foi provado de uma forma que nenhum de nós suportaria. Mas por que Deus fez isso? Com certeza foi porque Deus conhecia profundamente a ambos. Pedro era vacilante e de certa forma, fraco. Em contrapartida, Jó tinha uma estrutura forte e agüentaria tudo o que lhe aconteceu. A prova disso é que ele permaneceu firme até o fim, apesar de que em alguns momentos ele reclamou bastante, e Deus lhe recompensou com o dobro do que tinha.

Então, se você está sendo provado, saiba que é porque você pode suportar. E pode ter a certeza de que esta prova só vai até o seu limite. Agora você pode estar como a igreja de Filadelfia. Ou seja, agora você pode estar com pouca força. Mas, mesmo assim Deus não irá te censurar, pois Ele não se atenta para o que você agora é e com que força está enfrentando esta luta. Ele vê no que você se tornará depois que essa prova passar. Isso porque, todas as coisas que acontecem conosco tem um propósito definido pelo Senhor e, no fim, tudo contribuirá para o nosso bem (Romanos 8:28).

Outra coisa que tanto a experiência com a vida como a Bíblia me revelam é que, já que ele conhece as nossas limitações, Sua Providência está trabalhando em nosso favor. E no tempo certo, alcançaremos a vitória.

Todavia, segundo este trecho do Apocalipse, temos que ter duas atitudes. A primeira é que devemos guardar a Palavra do Senhor.

Verso 8: entretanto, guardaste a minha palavra

Guardar a Palavra do Senhor é muito mais que decorar versículos. Existem uma miríade de seitas que fazem o mesmo, mas a Palavra de Deus não os transforma. Guardar a Palavra do Senhor implica em que, antes de tudo, a coloquemos em prática, doa a quem doer. Com isso não estou menosprezando o ato de decorar porções bíblicas, pois isso é deveras importante. Mas, ter a Palavra de Deus apenas no âmbito da mente não tem o mesmo poder transformador de deixá-la descer ao coração e colocá-la em prática. Como essa verdade é necessária em nossos dias em que muitas pessoas citam versículos, mas sua prática cotidiana os negam horrivelmente.

A segunda coisa é que nunca devemos negar o Nome do Senhor. Isto é, nunca devemos transigir com o mundo de tal forma que nos afastemos com o Senhor. E não pense o leitor que as propostas do mundo sejam facilmente reconhecíveis. Antes, pelo contrário, essas propostas são sorrateiras por isso, nos atingem sem nos alarmar.

Então, se permanecermos em nossa integridade, guardando a Palavra de Deus e não negando o seu nome, Ele nos recompensará.

Dessa forma, mesmo tendo pouca força, continuamos crendo e confiando.

Respondendo a questão que foi aventada no início desse texto (será que Deus nos recompensará?), posso dizer com toda certeza que sim.

Entretanto, devo dizer aqui que essa recompensa tem dois níveis. O primeiro é temporal, ou seja, é para o aqui e agora. Com isso estou dizendo que após cada luta, Deus nos recompensa da maneira e com a intensidade com que Ele julga serem as melhores para nós. O segundo é atemporal, ou seja, recebemos recompensas que não podem ser mensuradas pelas métricas humanas.

Aquele que nos contempla e nos conhece é Aquele que tem a Chave de Davi nas mãos.

Verso 7: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá.

Essas Palavras nos remetem a Isaías 22:20-22, quando Eliaquim recebe a autoridade real sobre os negócios do rei Ezequias. Na antiguidade os reis tinham uma pessoa de confiança a quem era dada a autoridade sobre os negócios do reino, simbolizada por uma chave colocada em seu pescoço. E então essa pessoa passava a ser responsável pelos bens do rei.

É interessante notar o uso que Jesus fez desse trecho do Velho Testamento. Ele não diz que deu esta chave para alguém como Ezequias fez, mas Ele mesmo tem a chave. Isso porque Jesus tem toda autoridade para nos abençoar.

Mateus 28:18

Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
Outra coisa muito interessante que temos que observar é que Jesus disse que com essa chave, Ele tanto abre quanto fecha. Isso mostra a sua soberania e sabedoria.

A soberania de Jesus está em que é Ele quem decidi quem e quando alguém será recompensado. E a sabedoria está em que há vezes em que Ele fecha as portas. Isto é, há momentos em que Ele não dá o que pedimos ou achamos que deveríamos receber. E isso Ele faz justamente porque nos conhece e sabe que, de posse de certas coisas, nos perderíamos.

Entretanto, quero te dizer que Ele abriu uma porta que não poderá ser fechada.

Verso 8: eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar.

Finalizando, já enfrentamos muitas lutas em nossas vidas. E tenho que ser sincero em dizer que ainda enfrentaremos muitas outras. Jesus deixou isso bem claro. Algumas dessas lutas serão tão intensas que podem nos abalar profundamente. Porém não podemos deixar que isso aconteça. Não podemos deixar que essas coisas nos derrubem e nos deixem prostrados. Deus está vendo todas as situações por que passamos. Ele sabe de nossas limitações, pois nos conhece. Ele sabe que, mesmo diante dos problemas e dificuldades que nos afligem, não vamos abandonar sua Palavra e nem negar o seu Nome. E é por isso que Ele tem aberto diante de nós uma porta a qual ninguém poderá fechar.

E é por tudo isso que Ele nos deixa um alerta e uma ordem:

Verso 11: Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Pastor Ricardo Castro

Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas