ENCONTRANDO DEUS NO ESGOTAMENTO


 ENCONTRANDO DEUS NO ESGOTAMENTO


Às vezes parece que estamos enfrentando uma corrida de obstáculos e que a pista não tem mais fim. As dificuldades, problemas e tribulações são tão frequentes que chegamos a estranhar quando eles não estão no nosso caminho. E são obstáculos que surgem de diversos lados, como no trabalho, na família, nas pressões sociais, nos relacionamentos, etc. E o acúmulo desses problemas nos deixam exauridos e esgotados. E são nesses momentos que pensamos em desistir. O desejo certamente é o de jogar tudo para o alto. E isso acontece porque, o acúmulo das muitas batalhas, as ameaças dos problemas e o medo do desconhecido, tem o poder de minar as nossas forças e nos deixar vulneráveis.

Se você já passou ou está passando por um momento assim, com certeza poderá se identificar com o profeta Elias. Este grande homem de Deus passou por um momento tenebroso como este.

Elias entra na história de Israel em um momento crítico. Acabe, o rei de Israel, era um monarca que estava fazendo tudo errado. Inclusive, ele fez algo que era terminantemente proibido para um judeu: Ele se casou com uma Sidônia chamada Jezabel. E essa mulher era terrível e exercia grande influência sobre Acabe. Ela até mesmo conseguiu implementar o culto ao seu deus Baal e arrastar tanto o seu esposo quanto o povo para a idolatria. E dessa forma, o povo ficou dividido entre a adoração a Jeová, o Deus verdadeiro, e a Baal, a entidade demoníaca dos Sidônios.

E quando Elias entra na história, Deus o faz profetizar uma seca que duraria três anos. E então iniciou-se uma grande crise.

Depois de certo tempo, Elias desafia o povo a escolher, já que Jeová é um Deus zeloso e não divide a sua Glória com ninguém. E assim, Elias desafia quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e quatrocentos profetas da deusa Azerá, para ver qual era o Deus verdadeiro.

E, como era de se esperar, os profetas dos falsos deuses fizeram de tudo para que eles respondessem, chegando até a mutilarem seus próprios corpos. Mas não houve resposta. E Elias apenas observava e ousadamente zombava. Então, depois de muito esforço e sangue derramado inutilmente, os oitocentos e cinquenta profetas passam a vez para Elias. Sem perder tempo, ele restaura o altar do Senhor, que estava derribado, e manda que se jogassem água em abundância sobre o sacrifício, de tal forma que a água encheu os córregos ao redor. E a oração do profeta não poderia ser mais simples:

"Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração". (1ª Reis 18:36,37)

E então desceu do céu um fogo tão intenso que lambeu até a água do córrego. E foi assim que o povo se decidiu por adorar apenas a Jeová e desprezou Baal. E Elias ousadamente executou todos os profetas dos deuses falsos. Naquele dia, Elias foi vencedor.

Mas, a despeito da escolha do povo por abandonar os deuses falsos, Jezabel, em fúria, ameaça a vida de Elias. E é aqui onde começa todo o problema. Aquele que destemidamente enfrentou um grande número de inimigos, temeu a ameaça de uma mulher. Mas, por que isso aconteceu?

Bom, o texto não deixa muito claro e, por isso, só podemos fazer especulações. Mas, acredito que o profeta tenha ficado esgotado tanto física quanto espiritualmente depois de enfrentar os oitocentos e cinquenta profetas dos deuses falsos. E, somado a isso, talvez ele tenha se sentido frustrado em ver que, depois de um evento milagroso como aquele, nada mudou, pois Acabe continuou reinando com maldade e sua esposa Jezabel pediu a sua morte. O resultado disso foi um esgotamento do profeta, que ao invés de permanecer focado no Senhor e na Sua Soberania, acabou olhando para as ameaças da mulher ímpia.

E a verdade é que o esgotamento infelizmente tem o poder de nos mudar. O que antes enfrentávamos destemidamente, torna-se uma barreira quase intransponível quando estamos esgotados. E, depois que cedemos a isso, o resultado é que podemos também perder o foco em Deus.

Diante das ameaças da ímpia Jezabel, o destemido Elias, que tinha enfrentado um pequeno exército de profetas, sucumbiu ao medo e esqueceu-se do poder e da proteção do Senhor. Seus olhos foram obscurecidos pelo medo, e isso impediu de continuar contemplando o Senhor.

Quantas vezes não estamos esgotados como o profeta? Quantas vezes as ameaças estão também nos fazendo perder o foco? Quantas vezes o medo faz com que nossa visão espiritual fique turva, impedindo que vejamos as coisas de Deus?

Momentos como esses nos deixa fragilizados e, de certa forma, perdemos até o controle daquilo que dizemos e fazemos. E são em momentos assim que estamos à perigo de colocar tudo a perder.

Contudo, mesmo não estando em seu estado normal, o profeta conhecia o Deus a quem servia, e isso fez toda a diferença naquele momento. Mesmo abatido pelo medo, o profeta decidiu buscar refúgio em Horebe, o monte onde Moisés havia recebido a Lei de Deus. Ele andou impressionantes 128 quilômetros para ir ao lugar que, segundo pensava, encontraria o Senhor e renovaria a sua fé.

Hoje, nos tempos da Nova Aliança, sabemos que podemos encontrar Deus em qualquer lugar através da oração. Mas, temos que ter em mente que Elias estava inserido em outro tempo e outra cultura e por isso, seu jeito de pensar e adorar era um tanto diferente do nosso.

Entretanto, no meio da viagem, suas forças falharam. Ele deita-se embaixo de uma árvore e pede a morte. E aqui vemos sintomas claros de depressão. Em primeiro lugar, vemos a vontade de isolar-se. Acompanhado a isso vemos o sono em demasia e a falta de apetite. E, o pior de tudo, o desejo de morte. O profeta estava entrando em um quadro depressivo.

Mas, o Senhor não o queria nessa situação e por isso, envia um anjo para acordá-lo e lhe providencia alimento. Isso porque o profeta estava a meio caminho do monte de Deus, e Deus queria que Elias completasse o caminho.

Amado leitor, sei que você deve estar passando por um momento como esse, caso contrário Deus não teria feito com que esse texto chegasse até você. Talvez você esteja a meio caminho da restauração, mas suas forças chegaram ao fim. Entretanto, saiba que Deus não te quer desse jeito. Hoje Ele está providenciando alimento para que você recobre as forças até chegar no monte de Deus.

Se o esgotamento trouxe o medo e a depressão, assim como o profeta, temos que buscar refúgio em Deus. Se mesmo assim as nossas forças estão falhando, não percamos a oportunidade de tirar forças da fraqueza para que possamos chegar no monte de Deus. O Senhor está conosco n caminhada de nossa vida. Ele caminha conosco por todo esse longo percurso até chegarmos no monte de Deus.

Já no monte, Elias refugia-se numa caverna e espera pelo que Deus iria fazer. É interessante notar que houve um fogo e um vento forte, mas Deus não estava neles. Em tempos em que se busca pelos shows “pirotécnicos” espirituais, certamente as pessoas estranhariam que Deus não falasse ali. Mas, depois vem um vento calmo, e Deus estava nele. Por que isso foi assim? Só posso supor que Deus não falou no vento forte ou no fogo porque sabia da condição frágil de Elias, que naquele momento não precisava de “barulho”. Naquele momento delicado, o profeta precisava de uma voz mansa, como um vento calmo.

Por causa disso, podemos ter a certeza de que Deus também nos conhece e sabe a forma certa de falar conosco para que não nos machuquemos ainda mais.

Também é interessante notar que, ao saber que Deus falava consigo, Elias se preparou para falar com Ele da maneira certa, cobrindo seu rosto com um manto. Isso porque Elias sabia que não se fala com Deus de qualquer maneira.

E naquele momento, Elias “despeja” para Deus toda a sua frustração pois, apesar de ter lutado corajosamente em nome de Deus, ele se sentia sozinho. Mas o Senhor revela-lhe que havia algumas centenas de pessoas que foram preservadas contra a idolatria e que Ele já havia determinado um sucessor para o rei e também para o profeta.

Transliterando essa situação para os nossos dias, muitas vezes nós também observamos apenas o que está diante de nós. Ou seja, observamos os obstáculos. Mas, com Deus as coisas nunca são como aparentam ser. Deus já providenciou tudo de que necessitamos. E para alcançarmos, basta apenas confiar e esperar.

Querido leitor, quando estiveres em meio ao deserto da solidão e suas forças falharem, lembre-se do profeta Elias. Apesar da pouca força, do medo e da solidão, ele rumou para o monte de Deus em busca de refúgio e restauração. E Deus esteve o acompanhando por todo o longo caminho, pois Ele queria restaurá-lo, assim como quer restaurar você também.

Que possamos seguir seu exemplo, confiando no cuidado e na provisão do Senhor, mesmo nos momentos mais sombrios de nossas vidas. Que Ele nos encontre onde estamos e nos guie de volta ao caminho da fé e da esperança. Amém.

Ricardo Castro
Pastor, Escritor, Músico e Doutor em teologia















Comentários

Postagens mais visitadas