Qual o propósito de Deus para mim?

 


Você já se fez a pergunta que é o tema desse texto? Se você já se perguntou, é provável que também tenha feito outras perguntas do tipo: por que Deus me trouxe a esse mundo? Qual o sentido da vida? De onde vim e para onde vou?

Mas, não pense que você está sozinho neste mundo com estas questões. Na verdade, todos nós já nos fizemos essas perguntas, mas nem todos temos a coragem de admitir. Isso acontece muito em função de que, quando somos cristãos (e alguns de nós o somos há décadas), não queremos que os outros pensem que estamos fraquejando na fé ou mesmo apostatando. Ou seja, a possível vergonha de não sermos compreendidos faz com que não expressemos essas questões. É por esse motivo que os pensadores antigos achavam que as crianças são os verdadeiros filósofos, porque elas não têm seus questionamentos tolhidos pela vergonha.

A grande verdade é que em algum momento de nossas vidas teremos essas crises existenciais. E algumas pessoas, por não terem estrutura para enfrentar essas crises e por não encontrar respostas, acabam por tomar dois caminhos: ou elas desacreditam no cristianismo, em Deus e em tudo que se relacione a Ele, ou se tornam sínicas e agnósticas, vivendo sem repensar essas questões. Assim, é necessário sabermos o que a Bíblia, a qual é o manual de Deus para a humanidade, tem a dizer a este respeito. E dessa forma, se seu coração anseia por resposta e por significado, vamos às Escrituras. Nas próximas linhas, apontarei o caminho que nos levará às respostas.

Em primeiro lugar, devemos reconhecer a origem divina do seu propósito.

As Escrituras nos revelam que Deus criou cada pessoa de uma forma única. Cada indivíduo é uma pessoa singular. Isso quer dizer que não existem duas pessoas perfeitamente iguais, mesmo que sejam gêmeos monozigóticos (idênticos). Todos temos nossas particularidades que nos foram dadas por Deus como um presente.

E da mesma forma, Deus criou cada um de nós com um propósito específico. Isto é, antes mesmo do nosso nascimento, Deus já tinha um propósito em nossas vidas. Observe as palavras abaixo:

Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações (Jeremias 1.5)

Deus não faz nada por acaso; Ele tem propósito em tudo o que criou. Até mesmo o perverso foi criado para o dia da calamidade (Provérbios 16.3). Assim sendo, você precisa entender que você não foi criado por acaso. Você nem mesmo nasceu em sua família por obra do acaso. Deus tem um propósito grande em sua vida. Então, pare de duvidar do seu valor. Você é um projeto de Deus. E quando digo que você é um projeto, estou dizendo que Deus continua trabalhando para que você chegue na posição e forma que Ele quer. Estamos todos em construção onde existem etapas. Uns estão bem adiantados, enquanto outros ainda estão nas etapas iniciais. Mas todos temos propósitos de Deus em nossas vidas, nos cabe discernirmos quais são e em que etapa estamos.

Saber que Deus nos planejou na eternidade, antes mesmo de nascermos, nos traz uma grande segurança. Porque, se Ele planejou algo para nós, certamente isso se realizará em algum momento (Jó 42.2; Isaías 43.13). Ainda que nós mesmos não queiramos, certamente Ele gerará situações para que voluntariamente o queiramos (Filipenses 2.13), assim como Ele fez na vida do profeta Jonas.

Outra coisa que o conhecimento de que fomos planejados nos traz é direção para nossas vidas. Ora, se Ele nos planejou e concretizará seu propósito em nós, devemos nos submeter ao Seu trabalhar e buscar fazer a Sua vontade sob a direção do Espírito Santo.

Diante disso, devo perguntar: você consegue enxergar a sua vida como uma obra das mãos de Deus? Se não consegue, é necessário que você, antes de tudo, alinhe-se à vontade de Deus. Isso porque, quando estamos adequados aos Seus propósitos em nossas vidas, conheceremos certamente a sua vontade perfeita, boa e agradável (Romanos 12.2).

Entretanto, não posso deixar de dizer que os propósitos de Deus exigem de nós renúncias. Renúncia dos nossos planos egoístas, da carne e sobretudo, do nosso ego inflado. Para isso, é importante que troquemos os hábitos nocivos por momentos de oração e pela leitura bíblica, visando cada dia mais conhecer a Deus e aos seus propósitos. Dessa forma, cada decisão tomada com discernimento espiritual amplia ainda mais nosso relacionamento com o Senhor e nos revela os seus propósitos para nós.

Por fim, ao tomarmos ciência dos propósitos de Deus para nós, não podemos ficar indolentes. Mas, pelo contrário, devemos tomar ações que nos direcionem em direção a eles. Devemos saturar nossas mentes com os pormenores que os envolvem e nos preparar para cumprir voluntária e cabalmente esses propósitos. Não podemos, de forma alguma, ter os propósitos de Deus como uma teoria ou uma filosofia abstrata. Os propósitos de Deus são reais e nos foram confiados para que os executemos e não fiquemos somente filosofando a seu respeito. De que adianta saber qual é o propósito de Deus para determinado assunto, falar a respeito dele e orar para que ele se cumpra, se nós, os que deveriam executá-los, não tomarmos uma posição?

Os propósitos de Deus, via de regra, além de incluir a nós e às pessoas mais próximas, pretendem ir mais longe. Tomo aqui as palavras de Jesus:

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus (Mateus 5.16).

Seu propósito não é opcional: é uma missão urgente. E você não pode esperar pelas circunstâncias certas (porque elas nunca virão). Temos que nos comprometer agora com o que Deus tem preparado para nós. Se Ele te escolheu, é certo que Ele mesmo te capacitará para a obra. Porque, aquele que começou essa boa obra em você vai completá-la com certeza (Filipenses 1.6). Desse modo, não podemos pensar que somente os pastores, pregadores e missionários têm propósitos de Deus. Não! Ele te chamou para um propósito específico no contexto em que você vive. Se você é um profissional, Deus te chamou para ser Sua testemunha no trabalho, e assim por diante. Quando Jesus chamou Pedro, um rude pescador, disse-lhe que ele seria “pescador de homens”. Dessa forma, identifique talentos que Deus te deu e ore para que Ele te mostre como pode usá-los para a concretização do seu propósito.

Outra coisa que pode te ajudar muito é buscar a mentoria de um cristão mais maduro (maturidade não tem a ver com idade) ou mesmo o seu pastor, que poderá te ajudar a discernir seus dons e poderá, inclusive, incluir você em alguns projetos da igreja que usarão seus talentos.

Respondendo à pergunta do começo desse texto: Qual o propósito de Deus para mim? A Bíblia não revela detalhes específicos para cada pessoa, mas nos assegura que fomos criados com propósito específico.

Somente você e Deus sabem que propósito Ele tem em sua vida.  E esse propósito é revelado à medida que você buscar em oração e estudo da Palavra.

Ninguém tem o direito (e nem o poder) para dizer o que Deus tem escolhido para você e em quais áreas ele quer te usar.

Você não foi criado por acaso e nem é um acidente. Cada experiência pela qual você passou até aqui fazem parte de um projeto maior e planejado pelo Senhor.

Não adie mais. Não espere sentir-se pronto. O propósito de Deus em sua vida exige uma decisão agora.

Ricardo Castro

Pastor, escritor, músico.

 

 

Comentários

  1. Excelente artigo pastor. Cada um de nós estamos inseridos nos planos de Deus para nossa época. Glória a Deus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI

Postagens mais visitadas