BUSCANDO O PÃO OU A GLÓRIA? | PR. RICARDO CASTRO




Certo dia estava assistindo à programação da tv e fiquei perplexo com um programa evangélico que exibia uma grande quantidade de pessoas apinhadas num templo. Eram milhares. Alguns deles estavam de pé há horas esperando que o líder da igreja lhes impusesse a mão.
À primeira vista aquilo parecia uma coisa extraordinária para a causa do Evangelho. Afinal, aquela multidão estava lotando um templo “evangélico”. Mas, depois de passada a impressão inicial, fiquei a me questionar o motivo deles estarem ali. No fim das contas, o que eles estavam buscando?
A resposta é muito clara! Eles não estavam ali para adorar ao Senhor, rendendo-Lhe graças por Sua infinita Misericórdia. A grande maioria estava ali para buscar coisas para si mesmos.
Houve um momento no Ministério de Jesus que aconteceu algo parecido.
A partir do capítulo 6:25 do Evangelho de João, vemos que havia uma grande multidão buscando Jesus. Mas porque o buscavam? Estavam ali porque no dia anterior Jesus havia matado sua fome, quando multiplicou os pães.
Para alguns líderes hodiernos essa situação viria bem a calhar. Para eles não importa por que (ou o que) o povo procura, desde que encha seus templos.
Mas Jesus agiu totalmente diferente. Ele advertiu aquela multidão: “A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação" (versos 26 e 27).
Isso é uma grande lição para nós, enquanto cristãos. Qual é nossa motivação quando buscamos Jesus?
Mas a multidão, insatisfeita com o que disse Jesus, lhe pede para que fizesse algum sinal para ratificar seu ministério (verso 30).
Que semelhança com os cristãos modernos! A despeito do Mestre lhes ter dito que deveriam busca-Lo por motivos mais elevados, eles queriam uma prova maior do que Ele já havia dado, quando multiplicou os pães.
E depois de um longo argumento, Jesus mostra que Ele é o Pão do Céu. Isto é, o povo deveria segui-lo pelo que Ele é e não pelo que pode fazer. E para piorar a situação, Ele ainda lhes diz que deveriam comer Seu Corpo e beber o Seu Sangue (versos 53-56).
Para a multidão, ávida para satisfazer a si mesma, aquele discurso era uma loucura. Como um carpinteiro, do qual todos conheciam a procedência poderia dizer que é o Pão do Céu? (verso 42). E pior ainda, como poderia Ele dizer que todos teriam que comer a Sua Carne e beber o Seu Sangue? Ele estava incentivando o canibalismo? Esse era um discurso por demais louco e muito difícil de ser aceito (verso 60).  E para piorar ainda mais Jesus também lhes diz que se eles não estavam crendo no que lhes falava era por que não haviam aprendido do Pai e que não foram escolhidos por Ele (versos 45, 65).
Em vista disso, muitos O abandonaram. Eles não poderiam crer em alguém tão “louco” assim (Verso 66).
Ao ver aquela deserção, Jesus volta-se para seus 12 Apóstolos e lhes pergunta: Vocês também não querem ir?" (Verso 67).
Tudo isso é uma grande lição para essa geração. É uma advertência para que reflitamos nos motivos que nos levam a lotar os templos. Por que, diferente dos líderes modernos, Jesus não quer que o busquemos por qualquer motivo, mas sim, pelo motivo certo: A Sua Glória!
Todavia, a resposta de Pedro nos constrange. Diante da dura pergunta de Jesus ele responde: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus" (Versos 68 e 69). Com suas palavras Pedro mostra que ainda há pessoas que buscam Jesus pelos motivos certos. Que o buscam não “pela comida que perece”, mas por quem Ele é.
Diante de nós estão estes dois grandes exemplos: O da multidão, ávida para satisfazer seus desejos e que ao menor indício de contrariedade abandonam a fé. E o de Pedro, que mesmo que não entenda o discurso, mesmo que tenha seus desejos contrariados e mesmo que receba palavras duras do Mestre, persistem na fé, pois sabe que não há outro lugar para ir pois só Ele tem as palavras de vida eterna.
Que possamos repensar nossos motivos e imitar Pedro, pois Jesus não está interessado em ter uma multidão que preencha templos, mas que fogem como meninos mimados. Ele está interessado naqueles que creem que só Ele pode dar a vida eterna.

Por Pastor Ricardo Castro
Igreja Bíblica Vida Eterna (IBVE)





Comentários

  1. Pior que e assim mesmo meu irmão.
    Sabemos que existe dois tipos de mensagem.
    Uma para os pecadores e outra para a igreja.
    O problema é que estão pregando a mensagem da igreja para os pecadores, e a dos pecadores para a igreja

    ResponderExcluir
  2. Excelente palavra, muito necessária para nossos dias.

    ResponderExcluir
  3. Excelente reflexão Pastor Ricardo Castro. Parabéns. Que Deus continue abençoando o irmão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI

Postagens mais visitadas